Connect with us

Guia de Carreiras

Habilidades profissionais: como mostrar na entrevista de emprego sem se gabar?

O momento da entrevista de emprego pode trazer muita ansiedade para o candidato: é necessário demonstrar as habilidades profissionais e revelar ao entrevistador quais as vantagens de contratar você.

Porém, sempre permanece o receio de se gabar demais ou parecer prepotente, o que pode fazer com que o recrutador pense que o entrevistado se portará assim com colegas de trabalho, clientes ou mesmo com os superiores.

Neste post daremos algumas dicas de como evidenciar suas habilidades sem se vangloriar, passando uma boa imagem ao entrevistador e atestando que você será uma ótima contratação. Confira!

Não tente impressionar

O primeiro ponto para não parecer prepotente ou se gabar demais durante uma entrevista é não forçar as suas respostas para impressionar o entrevistador.

Geralmente, o recrutador analisa vários candidatos durante o dia e consegue reconhecer quando alguém está tentando impressionar demais ou exagerando nas suas colocações.

Portanto, não se esforce para parecer mais do que é ou falar sobre assuntos e ideias sobre os quais você não tem conhecimento. O entrevistador pode estar buscando exatamente alguém que queira crescer profissionalmente.

Seja você mesmo

Outro ponto fundamental em uma entrevista de emprego é ser você mesmo, ou seja, não tente assumir uma personalidade diferente durante a conversa e nem falar de um modo que não esteja acostumado.

O entrevistador conseguirá perceber facilmente se você se desviar do seu comportamento normal e poderá fazer perguntas justamente para te encurralar.

Por isso, não tente assumir uma postura com a qual não esteja acostumado. Aja normalmente, com educação e respeito, mas sem exagerar.

Se você tiver o perfil adequado, certamente estará na lista de interesses da empresa, por isso, fique tranquilo e não assuma uma personalidade diferente.

Faça perguntas e mostre interesse no que o recrutador tem a dizer

Outra forma de não se gabar ou perder o interesse do entrevistador é mostrar atenção ao que ele tem a dizer e fazer perguntas sempre que surgir uma dúvida.

Alguém que está querendo impressionar tenta demonstrar que já sabe tudo sobre entrevistas, cargos, empresas, atividades etc.

O recrutador logo notará a prepotência se não houver nenhuma dúvida, o que, com certeza, diminuirá as suas chances de conseguir o tão sonhado emprego.

Seja honesto sobre suas habilidades profissionais

Outro ponto que deve ser considerado ao demonstrar suas habilidades profissionais é ser honesto sobre elas.

Nunca exagere sobre alguma habilidade que você tenha ou mesmo experiência em outros empregos. Essa atitude demonstra ao entrevistador que você é sincero e que ele realmente pode contar com o seu trabalho.

Ao tentar enaltecer demais as suas qualificações, o recrutador não poderá determinar se você foi sincero em outros pontos da entrevista ou em relação ao currículo apresentado.

Mostre que quer aprender mais

Outra forma de demonstrar habilidades é mostrar seu interesse em conhecer os processos da empresa e aprender as atividades de alguma área.

Isso é muito benéfico durante uma entrevista, pois os cargos e atividades da companhia podem ser flexíveis, e quanto mais áreas o entrevistado dominar ou estiver disposto a aprender, melhor.

Isso também demonstra humildade e vontade de trabalhar em equipe, o que é fundamental para se dar bem no processo.

Portanto, fale sobre suas habilidades, mas também deixe claro que quer aprender mais e que será uma boa aquisição para a empresa, mesmo que tenha que desempenhar alguma atividade diferente da que está acostumado.

Demonstre flexibilidade

Essa vontade de aprender também demonstra flexibilidade, que é um ponto fundamental de uma entrevista de emprego.

Pessoas que não estão dispostas a aprender ou que não se mostram flexíveis para exercer outros cargos, participar de cursos ou trabalhar em equipe podem ficar em uma posição ruim durante essa etapa da seleção.

O recrutador geralmente está interessado em pessoas que, além de suas habilidades, têm a flexibilidade e a humildade de estarem dispostos a aprender novas tarefas, além de poder trabalhar em horários diferentes ou em outros locais.

Mas cuidado para não exagerar dizendo que pode trabalhar em qualquer atividade e que conhece toda a rotina antes mesmo de saber como a empresa funciona.

Isso pode soar prepotente e o entrevistador poderá interpretar essa atitude como uma forma de o candidato tentar conseguir o emprego a qualquer custo. Seja honesto e faça perguntas, sempre se mostrando flexível e interessado!

Exponha sua formação e experiência com naturalidade

Um ponto importante da entrevista de emprego é a exposição da formação profissional e experiência na área. Praticamente todos os entrevistadores falarão sobre esse assunto, portanto, eles sabem exatamente quando um candidato não está sendo completamente sincero.

Nessa hora, fale naturalmente sobre as empresas em que trabalhou e os cursos ou graduações que frequentou, sem nunca parecer prepotente a respeito do currículo que apresentou. O ponto fundamental aqui é demonstrar confiança sem tentar impressionar demais.

Tal atitude revela ao entrevistador que você está sendo sincero e que realmente tem conhecimento nesses campos, podendo agregar mais valor e trazer mais experiência para a empresa.

Agradeça pela oportunidade

Por fim, sempre demonstre que está agradecido pela oportunidade. Pode parecer natural para você, mas muitos candidatos pensam que é uma obrigação da empresa analisar o currículo e realizar a entrevista.

Por isso, mostre ao entrevistador que você gostou do processo e que ficaria satisfeito de trabalhar na organização, apresentando também quais pontos positivos você pode trazer para o trabalho.

Lembre-se: o recrutador não é seu inimigo — ele está buscando uma pessoa que trará vantagens para a companhia.

Assim, após responder às perguntas que ele fez, fazer as suas e demonstrar as habilidades profissionais, não se esqueça de agradecer o convite para a entrevista e o tempo dispensado.

Isso pode comprovar também que você sabe tratar bem clientes, se for o caso, ou mesmo os colegas de trabalho, apresentando uma boa postura profissional.

Com essas dicas você, certamente, demonstrará as suas habilidades profissionais de forma a mostrar ao entrevistador como pode ser útil à empresa.

Agora que você já sabe melhor como se portar em uma entrevista de emprego, compartilhe este post nas redes sociais e deixe mais pessoas informadas!

3.7/5 - (3 votes)
Comments

QUER SABER SOBRE OS MAIS DE 1.800 CURSOS A DISTÂNCIA?

Saiba mais sobre os cursos de Pós-Graduação EAD

Saiba mais sobre os cursos de Graduação EAD