Connect with us

Guia de Carreiras

Pós-graduação em odontologia: 5 vantagens de se especializar

Você já reparou como é cada vez mais comum dentistas que investem em uma pós-graduação em Odontologia? Isso acontece porque, em um mercado de trabalho cada vez mais competitivo e desafiador, não basta apenas se graduar para poder exercer a profissão e construir uma carreira.

Ao contrário, é essencial ter uma formação de caráter multidisciplinar, humanizado e especialista para se destacar no seu trabalho, fidelizar mais pacientes, conquistar cargos importantes em grandes corporações do setor de saúde e, inclusive, assumir uma postura empreendedora.

Por essas razões, reunimos 5 vantagens que mostram a importância de fazer uma pós para o seu futuro profissional e, de quebra, ainda trouxemos algumas sugestões de cursos que você pode realizar. Acompanhe!

Vantagens de uma pós-graduação em Odontologia

1. Aprofundar os conhecimentos em um determinado segmento

A primeira vantagem, sem dúvidas, é a possibilidade de se aprofundar em um ou mais segmentos da Odontologia. Isso porque, assim como acontece nos demais bacharelados da área da saúde (Medicina, Fisioterapia, Nutrição etc.), você tem uma formação generalista — isto é, que abrange diversos conhecimentos, mas não concede expertise em nenhum campo específico de atuação.

Isso só é possível alcançar ao realizar uma especialização, que é o curso que vai proporcioná-lo não só o saber teórico, mas principalmente o conhecimento técnico para atuar em determinado ramo e, consequentemente, prestar serviços à comunidade, seja em espaços clínicos públicos ou privados.

2. Ficar por dentro de novas tecnologias

Além da imersão em uma determinada área, a pós-graduação também serve como fonte de atualização sobre os produtos e acessórios que são usados na rotina do dentista.

Dessa maneira, é possível atualizar aqueles itens que estão obsoletos, reduzir custos com manutenção e troca de peças e equipar o seu consultório odontológico com ferramentas de ponta que otimizam e facilitam o seu trabalho de acordo com as novidades e lançamentos do mercado.

3. Adquirir noções de gestão de espaços clínicos

Uma pós também é bastante útil para quem não quer ser contratado em regime CLT por hospitais e centros de saúde, mas sim empreender e montar o próprio negócio.

Isso porque, ao fazer um MBA Executivo em Gestão de Clínicas e Consultórios, por exemplo, você adquire as noções necessárias para a administração desses espaços, aprendendo a gerir equipe médica, finanças, logística de suprimentos, contas a pagar, processos internos etc.

4. Ampliar a sua rede de contatos

Outro grande benefício de fazer uma pós-graduação em Odontologia é a possibilidade de conhecer outros profissionais que estão atuantes no mercado e, com isso, colocar em prática o seu networking.

Afinal, ao aumentar e solidificar a sua rede de contatos, você tem a chance de trocar experiências, ficar por dentro das novidades do setor, conquistar indicações para trabalhos, ações e projetos e até mesmo encontrar futuras parcerias para abertura de sociedades — o que é muito importante, por exemplo, para quem deseja montar uma clínica e ser o seu próprio patrão.

5. Valorizar a sua trajetória profissional

Além de tudo o que já foi falado, há o fato de uma pós agregar valor ao seu currículo, mostrando que você é um profissional capacitado, que se preocupa em se manter antenado às demandas do mercado odontológico e que realmente valoriza o próprio aprendizado.

Com isso, você tem maiores chances de disputar cargos de supervisão e controle em espaços clínicos de renome, tornar-se referência em um determinado segmento — o que vai render prestígio e status para o seu nome, especialmente ao trabalhar como profissional liberal — e ter maior retorno financeiro.

Opções de pós-graduação em Odontologia

Agora que já falamos sobre as vantagens de fazer uma pós-graduação em Odontologia, você, certamente, deve estar interessado em continuar a sua formação e se aprofundar naquela área com a qual tem mais afinidade e interesse em trabalhar, não é mesmo?

Pensando nisso, reunimos 8 sugestões de cursos de especialização que você pode realizar para alavancar a sua carreira. Confira, abaixo, quais são eles e também um breve resumo sobre qual é o foco de cada um:

Biomedicina Estética

O primeiro deles é o de Biomedicina Estética, que habilita você a avaliar, aplicar técnicas e realizar procedimentos estéticos que visam corrigir disfunções faciais nos pacientes, melhorando, assim, a saúde e também e a autoestima deles.

Câncer Bucal

O curso de Câncer Bucal capacita-o no prognóstico dessa doença, nas medidas preventivas contra ela, nas mais recentes alternativas de tratamento e na reabilitação do paciente com carcinoma.

Disfunção Temporomandibular e Dores Orofaciais: dos Princípios Básicos à Prática Clínica

Por outro lado, o de Disfunção Temporomandibular e Dores Orofaciais: dos Princípios Básicos à Prática Clínica qualifica aqueles que desejam seguir a carreira de cirurgião-dentista na classificação e anatomia das dores orofaciais. Dessa forma, podem investigar a origem do problema que acomete o paciente e fazer o encaminhamento dele para o correto tratamento.

Odontogeriatria

Já o de Odontogeriatria aprimora os seus conhecimentos na promoção da saúde bucal das pessoas na terceira idade, prevenindo e diagnosticando precocemente problemas que possam afetar o bem-estar físico e psicológico deles.

Odontologia do Trabalho

Por sua vez, a pós-graduação em Odontologia do Trabalho o especializa para atuar com a saúde laboral em organizações públicas e/ou privadas, realizando perícias nos ambientes de trabalho para identificar irregularidades que possam provocar disfunções bucais nos funcionários e colaboradores.

Reabilitação Oral com Próteses Totais

Uma sexta sugestão é o de Reabilitação Oral com Próteses Totais, que também é indicado para cirurgiões-dentistas e tem como foco o aperfeiçoamento do saber técnico sobre a confecção, instalação e prescrição do uso de próteses e a renovação do sistema estomatognático.

Saúde Bucal

Além dos já citados, também há o de Saúde Bucal, que se aprofunda na relação dentista-paciente e nas melhores ações para evitar doenças sistêmicas que afetam o sistema estomatognático.

Terapêutica Aplicada na Clínica Odontológica

Por fim, há o curso de Terapêutica Aplicada na Clínica Odontológica, que permite a você se aprofundar nas melhores práticas para o atendimento clínico e nos efeitos da prescrição medicamentosa para o tratamento de infecções, disfunções e demais problemas tratáveis por dentistas.

Como você viu, não faltam motivos para realizar uma pós-graduação em Odontologia. Afinal de contas, é um investimento de peso no seu aprendizado, na sua preparação para o mercado de trabalho e na conquista de novas oportunidades profissionais. Portanto, não perca tempo e comece já a sua!

E se você ficou interessado em saber mais sobre alguma das especializações que mencionamos neste post, aproveite para conferir mais informações no nosso site!

Avalie post
Comentários

QUER SABER SOBRE OS MAIS DE 1.800 CURSOS A DISTÂNCIA?

Saiba mais sobre os cursos de Pós-Graduação EAD

Saiba mais sobre os cursos de Graduação EAD