Cursos de fitoterapia: conheça as pós-graduações para quem quer aprofundar conhecimento

Você já ouviu falar em fitoterapia? Trata-se de um tipo de tratamento que utiliza plantas como base e costuma apresentar bons resultados. Por isso, muitas pessoas têm se interessado em fazer cursos nessa área para entender melhor sobre o assunto.

Apesar de ser uma terapia alternativa, existem vários estudos científicos que comprovam o poder dos vegetais para tratar doenças e contribuir para a nossa saúde. Na verdade, essa já é uma ideia bastante antiga — vai dizer que seus pais ou avós nunca indicaram um chá ou xarope de ervas para você melhorar de uma gripe?

De toda forma, é preciso ter cautela e conhecer as propriedades de cada planta. Fazer um curso de fitoterapia é o mais indicado para dominar o assunto. Se você se interessou pelo tema, confira a seguir as oportunidades de pós-graduação que a Faculdade Unyleya oferece na área!

Fitoterapia

A pós-graduação no campo fitoterápico em geral tem previsão de duração de 10 meses, oferecendo 420 horas de conteúdo. Seu objetivo é promover a formação crítica e criativa dos alunos, de forma que eles compreendam as aplicações da fitoterapia e os riscos envolvidos.

Apesar de ser um curso mais indicado para os profissionais da saúde (como médicos, fisioterapeutas, nutricionistas e farmacêuticos), não há nenhuma grande exigência relacionada ao público-alvo — apenas que o profissional já tenha um diploma de nível superior, já que é um curso de especialização.

A metodologia é inovadora e 100% online, facilitando o acesso de diversas pessoas ao curso. Todo o material é fornecido pelo AVA (Ambiente Virtual de Aprendizagem), sendo que um único encontro presencial é marcado para a realização da prova final.

A grade curricular da pós em Fitoterapia segue a seguinte estrutura:

• Fitoterapia nas Desordens Orgânicas;
  • Fitoterapia nos Ciclos da Vida;
  • Desenvolvimento Profissional;
  • Tópicos Especiais em Fitoterapia.

Ou seja, para quem ainda não tem nenhum conhecimento na área de fitoterapia, é uma boa chance de estudar os principais assuntos envolvidos e graduar-se como um profissional apto para lidar com esse tipo de trabalho.

Fitoterapia Aplicada à Estética e Prática Esportiva

Essa é uma opção mais específica, mas que também apresenta a mesma carga horária (360 horas divididas em 10 meses) e propósitos similares. Todos aqueles que tiverem curso superior e quiserem adquirir esse tipo de qualificação são bem-vindos.

Contudo, normalmente o curso é mais procurado por pessoas que já trabalham (ou têm intenção de trabalhar) nesse segmento de esportes e estética, como os preparadores físicos, fisioterapeutas, nutricionistas, nutrólogos etc.

Nesse sentido, dominar o tema é recomendado para quem deseja descobrir os princípios de cada fármaco e como isso pode fazer diferença no desempenho da prática esportiva, no ganho de energia do paciente e no alcance de certos resultados estéticos.

Por ser uma alternativa da modalidade EAD (Educação a Distância), a dedicação aos estudos fica mais fácil para quem tem uma rotina corrida, pois há maior flexibilidade e autonomia para os alunos.

Um nutricionista, por exemplo, que diversifica os seus horários de atendimento para conciliar com a agenda dos seus pacientes, poderá estudar nos intervalos entre uma consulta e outra.

A organização curricular do curso de Fitoterapia Aplicada à Estética e Prática Esportiva apresenta os fundamentos básicos e disciplinas mais específicas na área:

• Fisiologia do Exercício Físico;
  • Fitoterapia Aplicada à Estética;
  • Fitoterapia Aplicada ao Exercício Físico;
  • Desenvolvimento Profissional.

Fitoterapia Aplicada à Nutrição Clínica

Para finalizar, a Nutrição Clínica pode ser a vertente escolhida por quem deseja conhecer melhor esse mundo da Fitoterapia. Essa é a melhor forma do aluno especializar-se no tema, sendo capaz de desenvolver atividades de pesquisa, aplicação e prescrição de fitoterápicos.

Nesse caso, o curso é mais voltado para as implicações que a ingestão de substâncias fitoterápicas podem trazer para a saúde do paciente. Logo, é uma pós-graduação que tem como público-alvo os profissionais da nutrição.

As 360 horas programadas são divididas em matérias de 40 horas, mantendo os tópicos de fundamentação da Fitoterapia e adicionando conteúdos particulares, como:

• Fitoterapia na Prática Clínica do Nutricionista;
  • Fitoterapia nas Desordens Orgânicas;
  • Desenvolvimento Profissional;

Outro detalhe que deve ser comentado é sobre a certificação oferecida pela pós-graduação a distância, já que esse também é um fator de incerteza para algumas pessoas.

Por isso, vale dizer que os três cursos citados acima são reconhecidos e autorizados pelo MEC (Ministério da Educação). Isso significa que a Faculdade Unyleya está apta para garantir um diploma válido em todo o território nacional para os alunos que cumprirem todas as exigências do curso.

Enfim, seja qual for a sua área de interesse, o mais importante é procurar uma Instituição de Ensino de qualidade e dedicar-se ao curso escolhido. Assim, você conseguirá contribuir ativamente para a sua formação pessoal e profissional!

Quer saber mais a respeito dos nossos cursos de fitoterapia? Então, entre em contato conosco e tire todas as suas dúvidas sobre cada um deles! Aproveite para descobrir como os nossos preços são atrativos!