Connect with us

Guia de Carreiras

Contabilidade previdenciária: como se capacitar para atuar na área que ganha cada vez mais importância?

As mudanças constantes na legislação exigem que os profissionais estejam sempre atentos às influências disso no ambiente corporativo. A contabilidade previdenciária é uma área que promete gerar uma grande demanda, seja no meio empresarial ou público.

As reformas trabalhista e previdenciária mudaram as relações de trabalho e a idade mínima para o colaborador se aposentar. As regras demandam uma atenção maior dos profissionais, pois haverá um período de transição para aqueles que já estavam perto da idade de receber o benefício. Quer saber por que buscar uma atualização nessa área? Confira no artigo!

Qual a importância da atuação na área previdenciária?

A reforma previdenciária aumentou a importância da atuação do contador nessa área. A mudança originou muitas dúvidas entre empresários e funcionários, que precisam buscar o auxílio de profissionais experientes em previdência social.

Segundo o Ministério da Previdência, a reforma era necessária para garantir o pagamento do benefício a milhões de brasileiros que já têm esse direito. A proposta se baseou na perspectiva de envelhecimento da população, que terá mais idosos do que jovens em idade para trabalhar em um futuro próximo. Isso gerará um aumento no número de beneficiários, o que demanda um atraso na entrada deles no sistema de recebimento da aposentadoria.

Antes, o profissional podia se aposentar por idade ou tempo de contribuição. As mulheres tinham direito à aposentadoria integral com 60 anos e 30 de pagamento do benefício. Para os homens, a idade mínima era de 65 anos. Também existia uma diferença no valor para os profissionais da área pública e privada, bem como na idade para aqueles que são professores ou policiais.

A nova regra indica que o trabalhador terá que contribuir por pelo menos 40 anos para obter o benefício integral. Caso queira um valor parcial, o funcionário pode se aposentar com no mínimo 62 anos para as mulheres e 65 para os homens, somados a pelo menos 15 anos de pagamento do INSS.

A nova lei, porém, gerou uma regra de transição para os trabalhadores que já estavam próximos da aposentadoria, o que deve aumentar a atuação da contabilidade previdenciária no país. Isso funcionará tanto para o setor privado como o público, uma vez que alguns profissionais já estavam próximos da idade para se aposentar.

Os profissionais contábeis vão ter de se capacitar, cada vez mais, para esclarecer as dúvidas dos empresários sobre o tema para que possam se planejar diante das mudanças. Situação semelhante ocorre no setor público, pois o departamento de recursos humanos precisa de auxílio de um profissional com entendimento na área para fazer o encaminhamento das aposentadorias dos servidores.

Como se capacitar para atuar na contabilidade previdenciária?

Quem já tem alguma formação na área e precisa buscar uma atualização para entender melhor as novas regras, pode buscar um curso de pós-graduação. Essa é uma maneira mais rápida de se aperfeiçoar no assunto e auxiliar a equipe sobre as mudanças na legislação previdenciária.

A Faculdade Unyleya oferece um curso de especialização na modalidade de Educação a Distância (EAD) em contabilidade previdenciária. Ele tem como público-alvo os profissionais com graduação que pretendem atuar nessa área.

A metodologia de ensino foca em aulas 100% online. O aluno só precisa comparecer no final do curso para efetuar a prova final.

A especialização tem uma duração de 320 horas, com um tempo médio de 11 meses, dependendo da participação do aluno no ambiente online. A grande vantagem dessa modalidade é que o interessado pode participar das aulas em sua própria residência ou no intervalo durante o trabalho. Dessa maneira, o estudante não precisa se preocupar com deslocamentos ou congestionamentos no trânsito para chegar ao ambiente de estudo.

O programa de capacitação envolve o aprendizado das disciplinas:

  • Análise de demonstrações contábeis e financeiras;
  • Avaliação de atividades atuariais;
  • Contabilidade avançada;
  • Contabilidade de custos;
  • Contabilidade previdenciária;
  • Legislação trabalhista e previdenciária;
  • Desenvolvimento Profissional;
  • Planejamento tributário;
  • Teoria geral da auditoria.

Como funciona a Pós-Graduação da Faculdade Unyleya?

A Faculdade Unyleya atua na área educacional há 11 anos, e oferece 11 cursos de Graduação e mais de 700 de Pós-Graduação a Distância que são reconhecidos pelo Ministério da Educação (MEC).

A Instituição tem como objetivo proporcionar um ensino de qualidade aos brasileiros com valores acessíveis. Seus cursos têm nota 5 no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE), o que comprova que eles atendem às exigências educacionais e profissionais do país.

Com um corpo docente formado por professores especialistas, mestres e doutores, a faculdade utiliza uma metodologia inovadora para permitir o ingresso do aluno em qualquer época do ano. Desse modo, é o estudante que decide quando iniciar e terminar o curso, desde que contemple o aprendizado de todas as disciplinas e do trabalho de conclusão.

A Faculdade Unyleya utiliza uma plataforma moderna de tecnologia porque acredita que a educação é essencial para o desenvolvimento do país. Com aplicativos próprios para smartphones, ela permite que o estudante acompanhe as disciplinas sempre que tiver um tempo disponível, seja durante o trajeto de casa para o trabalho ou no horário de almoço, por exemplo.

Mais de 100 mil alunos conquistaram um diploma de ensino com os cursos da Instituição. Muitas empresas privadas e públicas também confiam na faculdade e já firmaram convênios para facilitar o acesso dos profissionais ao ensino de qualidade.

O diploma ou certificado entregue ao estudante segue o mesmo padrão dos cursos presenciais, pois a EAD não se difere em nada em relação à qualidade ou aos temas propostos no modelo tradicional. Afinal, os critérios de avaliação do MEC são os mesmos para as instituições que disponibilizam cursos presenciais ou a distância.

Logo, ao procurar a Faculdade Unyleya para realizar uma Pós-Graduação você tem garantia de um ensino de excelência e um certificado que poderá auxiliá-lo na promoção profissional que tanto almeja.

E aí, o que acha de investir em um curso de contabilidade previdenciária e se preparar melhor para atuar nessa área em franca expansão? Entre em contato com nossa equipe para receber mais informações sobre o curso e efetuar a sua inscrição. Assim, você poderá se atualizar o quanto antes e para buscar o crescimento profissional!

 

Avalie post
Comentários

QUER SABER SOBRE OS MAIS DE 1.800 CURSOS A DISTÂNCIA?

Saiba mais sobre os cursos de Pós-Graduação EAD

Saiba mais sobre os cursos de Graduação EAD