Dicas de Estudos

Checklist para o Enem 2018: tudo que você precisa para se preparar!

O Enem 2018 está chegando — faltam menos de 60 dias para o primeiro domingo de provas, que este ano será no dia 4 de novembro. Depois de meses de preparação com estudos e simulados, é hora de começar a pensar em outros detalhes, que também são de grande importância para garantir o sucesso no exame.

Todos os anos as mesmas cenas se repetem: os atrasados do Enem já são um clássico pós-prova. Também são comuns os casos de eliminação por levar itens proibidos, ou de pessoas que não conseguem entrar na sala por não terem o documento de identificação correto. Depois de toda a preparação, é certo que ninguém quer passar por nada disso.

E você, quer ter certeza de que está com tudo preparado para o primeiro domingo de novembro? Montamos uma checklist com tudo o que você precisa para não deixar passar nenhum detalhe despercebido. Confira!

1. Conferir local de prova

O cartão de confirmação do participante estará disponível no site do Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), na área do participante, a partir de outubro. Nesse cartão estará indicado o idioma estrangeiro escolhido, as datas e horários das provas, assim como o local onde o estudante fará o exame.

Fique atento à página, e não se esqueça de consultar o cartão assim que ele for disponibilizado. Quanto antes você souber seu local de prova, mais tempo terá para se programar. Além disso, é altamente recomendável imprimir o cartão de confirmação e levá-lo com você no dia da prova.

2. Procurar meios de transporte

Assim que souber o local onde realizará a prova, é hora de começar a pensar em como chegar lá. Qual é a distância da sua casa, e qual o tempo médio do trajeto? Ir de carro é mesmo uma boa opção, considerando o possível trânsito do horário? Vale lembrar que é comum ter tráfego mais intenso devido à movimentação dos dias do exame.

Se for de ônibus, confira com muita atenção os trajetos e os horários das linhas que utilizará. Tente planejar sua saída de casa com uma boa antecedência, mas tenha certeza de que também saberá os horários seguintes dos ônibus e terá ao menos outra opção, caso ocorra algum imprevisto.

3. Testar o melhor trajeto

Se você não conhece a escola onde fará a prova, é altamente recomendável percorrer o trajeto que fará para chegar lá nos dias do Enem, de preferência duas vezes. Se for possível, você pode aproveitar para entrar no prédio, conhecer a organização das salas, verificar o local dos banheiros.

Pode parecer exagero, mas são esses detalhes que darão segurança e deixarão você muito mais calmo no dia da prova. Com o resto sob controle, você só terá que se preocupar em dar seu melhor na resolução das questões.

Nunca caia na armadilha de acreditar que não precisa se preocupar com o local de prova apenas porque a escola fica relativamente perto da sua casa. É importante se preparar e evitar imprevistos desagradáveis por não conhecer o caminho tão bem quanto gostaria.

4. Conferir o fuso horário

O Brasil é um país muito grande e com diferentes fusos horários entre os estados. Além disso, a maioria dos estados brasileiros adota o horário de verão, que em 2018 terá início no dia 21 de outubro. É importante lembrar que mesmo nos estados em que o fuso horário é diferente, o que vale para o exame é o horário oficial de Brasília.

No estado do Amazonas, por exemplo, que já tem um fuso horário diferente e não adota o horário de verão, os portões fecham, na verdade, às 11h, quando já serão 13h em Brasília. Já no horário local do Acre os portões fecham às 10h.

Se mora em algum lugar com horário diferente, uma boa dica é ajustar um relógio com o horário de Brasília — assim fica mais fácil conferir a hora e você evita confusões.

5. Comprar canetas

O gabarito do Enem só pode ser preenchido com caneta esferográfica de tinta preta, fabricada em material transparente (inclusive o tubo interno). Não podem ser usados lápis, lapiseiras, borrachas, canetas de outras cores e nenhum outro tipo de material.

O ideal é ter ao menos três canetas boas no dia da prova. Se for comprar novas, teste antes de usar, e tenha certeza de que tem um bom material para escrever a redação.

6. Comprar água e comida

O primeiro dia de provas do Enem tem duração de 5h30; já no segundo domingo o tempo este ano será de 5h. São muitas horas de concentração, que exigem esforço mental e físico. Para manter a energia durante a prova, o ideal é levar alimentos leves e práticos, e ao menos uma garrafa de água.

Mas atenção: não exagere! O tempo durante a prova é precioso, e você não pode desperdiçá-lo comendo. A função dos alimentos aqui é te manter concentrado, com energia e sem fome. O ideal é levar barrinhas de cereal, chocolates, doces, bolachas ou frutas práticas, como maçãs e peras.

7. Separar documentos

Como já dissemos aqui, é importante imprimir o comprovante de inscrição e levá-lo com você. O principal, no entanto, e que em hipótese alguma pode ser esquecido, é o documento oficial com foto.

O documento é necessário para a identificação na entrada da sala e para a conferência do cartão-resposta. Caso esteja sem ele, você não poderá realizar a prova. Confira na página do Enem os documentos que são aceitos para identificação.

Com todas essas tarefas feitas, você estará pronto para se concentrar no exame e deixar o nervosismo de lado. Uma boa dica é copiar os itens da nossa checklist e colar em um lugar bem visível, como seu espelho ou a porta da geladeira, por exemplo. Assim você pode marcar sempre que completar uma tarefa e se assegurar de não ter nenhuma surpresa desagradável no dia da prova.

Gostou das dicas? Compartilhe este post nas suas redes sociais e ajude todos os seus amigos a ficarem preparados para o Enem 2018!