Connect with us

Insights Confiáveis

5 erros que você não pode cometer ao escolher uma faculdade

Seja para ingressar no ensino superior, seja para aprimorar os seus conhecimentos por meio de uma especialização: escolher uma faculdade é algo que requer foco, pesquisa e análise. Tudo bem que hoje em dia é mais fácil mudar de carreira, contudo, isso não elimina a importância de ser atencioso — desde a primeira vez — na hora em que se faz a escolha daquilo que você estudará pelos próximos meses ou anos de sua vida.

Sabemos que, nessas horas, há uma série de equívocos que podem acabar causando problemas ao futuro profissional, como insatisfação no trabalho, investimentos que poderiam ter sido mais bem empregados, entre outros. Mas não precisa se preocupar: é possível evitar que isso aconteça tendo em mente quais são esses erros e o que fazer para evitá-los. Vamos lá?

Por que escolher uma faculdade é uma decisão importante?

Não é incomum encontrar pessoas que começam determinado curso, mas, com o passar do tempo, sentem que não estão satisfeitas com essa escolha ou que a área estudada não corresponde àquilo que elas realmente queriam. Como solução, muitas delas acabam desistindo de estudar ou optam por trocar de curso. Esse pode ser o caso de alguém que você conheça ou até mesmo o seu próprio caso.

Não que trocar de curso seja algo errado e que não deva acontecer — quando se está insatisfeito com aquilo que estuda, trata-se mesmo de uma opção sensata a ser considerada. Contudo, quando se avalia bem todas as possibilidades no momento de escolher uma faculdade, as chances de acabar caindo nessa situação e evitar todo esse processo são menores.

Escolher a alternativa mais apropriada poderá livrá-lo de futuros arrependimentos, além de garantir satisfação pessoal e profissional. Mas como é possível que uma decisão importante como essa seja feita em meio a tantas incertezas e até mesmo pressão? A resposta, aqui, é conhecer tudo aquilo que você precisa evitar na hora de escolher uma faculdade. É sobre isso que falaremos no próximo item!

Quais erros evitar ao escolher uma faculdade?

1. Considerar apenas o salário

É claro que, além da oportunidade de trabalhar com aquilo que se gosta, receber um salário adequado ao final de todo mês é algo importante. Contudo, optar por certa área considerando apenas o alto rendimento é algo que realmente não vale a pena. Quando se utiliza o dinheiro como único critério, corre-se o risco de:

  • obter retorno financeiro, mas, ainda assim, não se sentir satisfeito;

  • permitir que a sua saúde seja afetada negativamente pelo estresse e pela insatisfação pessoal e profissional.

Aqui, o ideal é escolher uma faculdade que lhe proporcione tanto satisfação profissional quanto uma boa qualidade de vida, chegando, assim, a um equilíbrio. A partir disso, tornam-se maiores as chances de iniciar uma trajetória de sucesso — que passe a você aquele sentimento de dever cumprido. O reconhecimento financeiro virá como consequência. ​

2. Não pesquisar sobre o curso

Embora evitável, esse é um erro bastante comum, sobretudo entre os mais jovens. Quando não se pesquisa a fundo o curso de interesse, o risco de acabar descobrindo que a área escolhida não tem nada a ver com aquilo que você imaginava é bem maior — e esse problema, na maioria das vezes, nada tem a ver com o curso em si, mas, sim, com a falta de análise antes de definir a profissão se a seguir.

O mesmo vale para os casos em que se escolhe uma faculdade considerando apenas uma disciplina na qual você apresenta bom desempenho. É claro que esse é um aspecto que deve ser analisado, contudo, ele não deve ser o mais importante — sobretudo porque o nível de conhecimento exigido em um curso superior é diferente. ​

Em ambos os casos, pesquise! Analise toda a grade curricular, busque informações sobre como é o dia a dia daquela profissão, entenda quais funções você poderá exercer e em quais tipos de segmento atuar e, se possível, converse com alguém formado na área para ter uma noção de como é o seu trabalho.

3. Optar por uma carreira apenas porque ela está em alta

Escolher uma carreira com base na situação econômica atual do país ou apenas porque ela está em alta naquele momento é um erro recorrente. Para não cair nesse equívoco, é preciso entender que esses são critérios bastante instáveis para se optar por uma área.

Pode ser que o mercado esteja totalmente diferente quando você terminar o curso, ou que a profissão daquele personagem da série favorita do momento não seja para você. Em ambos os casos, você pode acabar se desapontando com a realidade, perdendo a motivação no trabalho e até mesmo se sentindo insatisfeito pessoal e profissionalmente.

Por isso, informe-se o máximo possível antes de escolher uma faculdade, evitando ser pego de surpresa por uma carreira “em alta” que não é nada daquilo que você esperava.

4. Não conhecer a instituição de ensino

Além de não pesquisar sobre o curso, não conhecer previamente a instituição de ensino é um erro que precisa ser evitado — afinal de contas, um dos passos para se tornar um profissional valorizado é escolher uma formação ofertada por uma faculdade de qualidade, boa penetração no mercado e credenciada pelo MEC.

Felizmente, existem instituições de ensino superior bastante receptivas, permitindo que o futuro aluno conheça de perto o local, sua infraestrutura e o curso antes de tomar uma decisão. Sendo assim, pesquise bastante e procure tirar todas as suas dúvidas sobre a faculdade de antemão.

5. Encarar a educação como gasto, e não como investimento

Assim como é fundamental pesquisar sobre as instituições de ensino e cursos ofertados, é preciso entender que o investimento em educação não deve ser encarado simplesmente como um gasto. Ele vai muito além, abrindo portas e oportunidades para um futuro profissional melhor.

Um erro bastante comum nesse sentido é escolher uma faculdade apenas porque ela oferta o curso de seu interesse por um preço baixo. Aqui, uma dica valiosa é considerar o custo-benefício de ingressar naquela instituição e cursar a graduação ou especialização em questão.

Lembre-se de que escolher determinado curso não significa que você terá o mesmo tipo de aprendizado em todas as instituições. É bastante comum, inclusive, que as faculdades apresentem diferenciais e especialidades diferentes mesmo na graduação — como a possibilidade de estudar a distância —, sendo assim, pesquise!

Pronto! Agora você já sabe quais erros evitar no momento de escolher uma faculdade. Levando em conta os aspectos mencionados no artigo, tenha a certeza de que os riscos de acabar caindo em uma área que realmente não é aquilo que você estava procurando serão significativamente menores. Sendo assim, pesquise, busque informações e opte sempre por uma instituição de ensino de qualidade.

E então, gostou do conteúdo que trouxemos no post? Caso tenha restado alguma dúvida, não deixe de entrar agora mesmo em contato conosco. Vamos adorar conversar com você!

 

5/5 - (1 vote)
Comentários

QUER SABER SOBRE OS MAIS DE 1.800 CURSOS A DISTÂNCIA?

Saiba mais sobre os cursos de Pós-Graduação EAD

Saiba mais sobre os cursos de Graduação EAD