Connect with us

Insights Confiáveis

Quer conseguir bolsa do Prouni para EAD? Tire suas dúvidas!

Conseguir uma bolsa para cursar a graduação é um sonho para muitos vestibulandos. O Prouni, Programa Universidade para Todos, distribui centenas delas todos os anos em diversas universidades particulares em todo o país. Mas será que existe bolsa Prouni para EAD?

A resposta é sim! Entre os três programas do governo federal que possibilitam acesso à universidade, o Prouni é o único que abrange cursos a distância.

Quer saber como conseguir uma bolsa para um curso EAD? Continue lendo e descubra tudo de que você precisa para se candidatar!

Quem pode participar do Prouni?

Podem se inscrever no Prouni pessoas que participaram da última edição do Enem realizada antes da edição atual do programa. Para se candidatar a uma bolsa Prouni em 2019, por exemplo, é preciso ter participado do Enem em 2018.

Os candidatos também precisam ter cursado todo o ensino médio em escolas públicas ou em escolas particulares com 100% de bolsa. Quem já tem diploma de graduação, independentemente da área ou da universidade, não pode se inscrever no Prouni.

Também podem participar do Prouni professores de ensino básico da rede pública, mesmo sem atender aos demais critérios, desde que estejam concorrendo a cursos de licenciatura, Normal Superior ou Pedagogia.

Qual é o limite de renda?

Além das condições citadas acima, o Prouni também estabelece critérios financeiros para os candidatos. Podem participar do programa pessoas que tenham renda familiar per capita de até três salários mínimos. Nesse caso, para bolsas parciais.

Já para as bolsas integrais, é preciso que o candidato tenha renda familiar per capita de até um salário mínimo e meio. Para fazer o cálculo, basta somar a renda bruta de todas as pessoas da família e dividir pelo número de integrantes.

Como saber quais faculdades participam do programa?

A lista de faculdades participantes geralmente é divulgada alguns dias antes da abertura das inscrições, assim como o número de bolsas integrais e parciais que cada uma delas oferece. Para consultar a lista, basta acessar o site do Prouni. A pesquisa pode ser feita por curso, cidade ou faculdade.

Que cursos posso escolher?

Todos os cursos mais comuns na modalidade a distância são disponibilizados pelo Prouni. A consulta pode ser feita antes das inscrições, da mesma forma que a consulta sobre as universidades e faculdades.

Como saber que o curso é a distância?

A modalidade a distância vem indicada na descrição do curso, assim como o local, o número de vagas e a indicação de que a bolsa é parcial ou integral.

Quando acontece a seleção do Prouni para EAD?

A seleção do Prouni para cursos na modalidade a distância ocorre exatamente da mesma forma que para os cursos presenciais — não existem processos separados. As inscrições são abertas duas vezes por ano, no início de cada semestre, normalmente em janeiro e julho.

Como fazer a inscrição para o Prouni?

Para se inscrever no programa, é preciso acessar o site oficial no momento em que o processo seletivo estiver aberto. Antes de escolher a universidade e o curso, o candidato deverá preencher uma série de informações sobre sua formação escolar e sobre a situação familiar, além de dados pessoais.

Muita atenção ao preencher os questionários, afinal, caso consiga a bolsa, você precisará fornecer documentos que comprovem as informações prestadas.

Após preencher todas as informações solicitadas, o candidato, enfim, poderá escolher o curso ao qual pretende se candidatar. A pesquisa é disponibilizada da mesma forma que na consulta de vagas: é possível procurar por curso, faculdade ou cidade, e os detalhes sobre o curso são disponibilizados na descrição.

Cada candidato pode escolher até duas opções de curso. Você pode optar por cursos diferentes em uma mesma faculdade ou pode escolher o mesmo em faculdades diferentes, por exemplo.

Como saber se consegui a bolsa?

Os resultados são divulgados no site após o encerramento das inscrições. No mesmo local onde fez a escolha do curso, você poderá verificar se foi classificado ou não de acordo com a nota de corte. Lembre-se de conferir a primeira e a segunda opção.

Diferentemente de outros processos seletivos, no caso do Prouni, os candidatos não são considerados imediatamente aprovados — o resultado aparecerá como uma “pré-aprovação”.

Isso porque a vaga só é sua de fato e você só é considerado aprovado depois de apresentar toda a documentação exigida e permitir que a faculdade verifique se todas as informações fornecidas são verdadeiras.

O que é a lista de espera?

Caso não seja aprovado na chamada regular do Prouni em nenhuma das duas opções de curso, o candidato poderá entrar no site no prazo especificado e manifestar interesse em continuar concorrendo na lista de espera. Mas, afinal, o que é essa lista?

Acontece que, como foi dito acima, os candidatos só são aprovados depois de apresentar a documentação. Caso ocorra alguma reprovação ou desistência da bolsa, a vaga volta a ficar disponível para ser distribuída na lista de espera.

Funciona da seguinte forma: os candidatos manifestam o interesse pelo site e são classificados por ordem das notas do Enem em uma lista de concorrentes para o curso escolhido. Alguns dias depois, as faculdades começam a convocar os candidatos, pela ordem da lista, para que apresentem os documentos, até que todas as vagas disponíveis sejam preenchidas.

Vale ressaltar que as chamadas da lista de espera são divulgadas no site das faculdades, e não no do Prouni, por isso, é preciso ficar muito atento aos prazos e conferir todas as listas de convocação.

Como você viu, não existem diferenças entre as bolsas Prouni para cursos presenciais e a distância. O mais importante é não esquecer de verificar a modalidade do curso na hora de se inscrever.

Agora você já tem todas as informações de que precisa para garantir sua inscrição no Prouni para EAD. Fique atento às datas e aos prazos e não deixe de seguir todas as nossas dicas!

Para ficar sempre por dentro das principais novidades sobre carreira, educação a distância, siga a Faculdade Unyleya nas redes sociais: estamos no Facebook, no LinkedIn e no Twitter!

[rock-convert-cta id=”2970″]

Avalie post
Comentários

QUER SABER SOBRE OS MAIS DE 1.800 CURSOS A DISTÂNCIA?

Saiba mais sobre os cursos de Pós-Graduação EAD

Saiba mais sobre os cursos de Graduação EAD