Connect with us

Guia de Carreiras

Pós-Graduação em Administração Pública: conheça as melhores opções

Você atua no setor público, realiza suas tarefas com excelência e desfruta da estabilidade proporcionada por esse meio. Certamente, não é preciso mais nada para se desenvolver e trilhar uma jornada profissional de sucesso, não é mesmo? Bom, a verdade não é bem essa. Contar com uma pós em Administração Pública é fundamental quando se deseja obter destaque no mercado.

Afinal de contas, é possível — e muito importante — impulsionar a carreira mesmo já trabalhando no setor público. As consequências disso se refletem não só em remunerações maiores, como também em reconhecimento e em valorização, entre outros benefícios.

Foi justamente pensando nisso que preparamos este post. A seguir, entenda mais sobre o perfil e a atuação de um administrador público, veja a situação do mercado para o setor e conheça as melhores opções de pós-graduação na área!

O que faz o administrador público?

O administrador público, como o próprio nome já indica, é o profissional responsável por fazer a correta administração dos bens públicos. Para isso, ele planeja, organiza e orienta o uso dos recursos financeiros, materiais, operacionais e pessoais de uma empresa.

Ele zela também pelo patrimônio público, traçando estratégias e criando métodos para evitar gastos desnecessários, desperdícios, falhas de comunicação, entre outros. Para tanto, um bom profissional deve contar com uma série de características fundamentais ao seu cotidiano de trabalho:

  • ter visão sistêmica do funcionamento público;
  • saber tomar decisões estratégicas;
  • contar com um bom relacionamento interpessoal;
  • saber dialogar e se comunicar bem;
  • atuar como um bom mediador;
  • passar credibilidade.

O administrador público atua em órgãos e em empresas nas esferas municipal, estadual e federal. Isso, no entanto, não significa que ele poderá apenas ser funcionário do estado.

Alguns profissionais, por exemplo, podem ser contratados por empresas privadas que prestam serviços para o meio público, como construtoras e concessionárias de rodovias. Outros podem trabalhar no terceiro setor, lidando com a captação de recursos e o desenvolvimento de políticas públicas.

Como é o mercado para a área da Administração Pública?

O mercado de trabalho para o administrador público é bastante amplo, uma vez que, como já mencionamos, ele pode atuar em segmentos diversos — como assessor ou consultor em áreas de marketing, finanças, recursos humanos, entre outras. Também são possibilidades coordenar programas e projetos, elaborar estratégias de gestão, executar auditorias, ministrar aulas e até mesmo prestar consultorias.

Além disso, devido à carência de mão de obra devidamente capacitada para atuar na gestão pública, trata-se de uma profissão em alta, sobretudo para aqueles que se especializam por meio de uma pós em Administração Pública.

Os salários, por sua vez, são bastante atrativos. A remuneração média varia de acordo com o cargo e o nível de experiência, mas uma pesquisa do portal Salário indica que o valor fica em torno de R$ 4.200,00.

Há também concursos de nível federal e estadual com remuneração média na faixa de R$ 6.800,00. Interessante, não? Quanto mais especializado for o profissional, maiores são suas chances de obter melhores salários.

Por fim, é válido ressaltar que há demanda para o administrador público em todo o país, especialmente na região sudeste e em Brasília, locais onde se concentram as melhores vagas e oportunidades.

Por que fazer uma pós-graduação em Administração Pública?

Investir em uma especialização, nos dias de hoje, é essencial, independentemente da área de atuação. Para a Administração Pública, isso não poderia ser diferente.

Assim, o profissional tem a oportunidade de se destacar em um mercado bastante marcado pela competitividade, adquire conhecimentos fundamentais à execução de suas funções e conta com uma visão mais ampla acerca do setor. Consequentemente, você pode obter maior reconhecimento profissional e alcançar melhores remunerações, entre outras vantagens.

Além disso, é possível optar por uma opção de melhor custo-benefício e se especializar por meio de cursos a distância — ideais especialmente para quem precisa conciliar trabalho e estudo —, contando com todos esses benefícios.

Abaixo, separamos alguns dos principais cursos de pós em Administração Pública EAD que podem ser perfeitos para você. Acompanhe!

Administração de Recursos Humanos no Setor Público

O curso a distância tem como objetivo fornecer aos participantes uma visão abrangente e atualizada da administração pública no Brasil e no mundo, bem como das mudanças pelas quais ela vem passando nas últimas décadas.

Dessa maneira, forma especialistas em áreas estratégicas para o setor público e desenvolve neles competências necessárias à atuação do servidor público em cargos de direção e de assessoramento superior.

A pós-graduação em Administração de Recursos Humanos no Setor Público tem a duração de 9 meses e é voltada para servidores públicos federais, estaduais e municipais, dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário e do Ministério Público, além dos aspirantes à carreira pública.

Economia do Setor Público

Ingressando nesse curso, o profissional conseguirá compreender as novas tendências e transformações da economia do setor público, a lógica dos instrumentos de processo de planejamento e orçamento governamental. Outro tema abordado é a lógica da gestão orçamentária, financeira e patrimonial na esfera pública, fundamental para atuar e intervir estrategicamente.

Essa pós em Administração Pública também deixa o profissional apto a aplicar conceitos econômicos para análise da atuação da esfera governamental, compreender os instrumentos de gestão fiscal e entender o processo de análise e de formulação de políticas públicas nas diversas esferas governamentais.

Entre o público-alvo, estão os dirigentes da administração pública nos níveis federal, estadual, distrital e municipal, economistas, professores dos cursos de nível superior, ensino médio, profissionalizantes e analistas de projetos. A duração do curso em Economia do Setor Público é de 8 meses.

Gestão Financeira e Orçamentária em Organizações Públicas

Voltada para servidores públicos federais, estaduais e municipais, dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário e do Ministério Público, além dos aspirantes à carreira pública, essa pós-graduação tem a duração de 9 meses e visa prover visões abrangentes sobre a administração pública no Brasil e no mundo.

Entre seus principais objetivos, também estão formar especialistas bem capacitados em áreas estratégicas do ramo e desenvolver habilidades e competências necessárias à atuação em cargos de direção e de assessoramento superior. Dessa maneira, o curso de Gestão Financeira e Orçamentária em Organizações Públicas pode até mesmo preparar os candidatos ao ingresso nas carreiras públicas.

MBA Executivo em Gestão de Projetos

Um dos principais objetivos desse curso é desenvolver uma visão estratégica dos negócios, oferecendo instrumentos que permitam ao profissional maior eficiência no processo decisório. Assim, o profissional consegue explorar a capacidade de analisar, estruturar e sintetizar informações relacionadas à administração e trabalhar habilidades em comunicação, planejamento e liderança.

Com duração de 10 meses, a especialização é voltada a pessoas com nível de escolaridade superior interessadas em especializar-se na área de gestão de projetos.

Quais são as disciplinas cursadas em uma pós em Administração Pública?

As pós-graduações voltadas para quem já atua ou pretende atuar na Administração Pública buscam desenvolver um conhecimento aprofundado sobre as particularidades dessa área. Para tanto, os cursos precisam incluir disciplinas sobre o funcionamento do setor público, além de abordar temas específicos que variam de acordo com o foco de cada curso.

A seguir, listamos algumas das disciplinas encontradas nas pós-graduações em Administração Pública:

  • Administração Financeira, Orçamentária e Contábil no Setor Público;
  • Administração Pública Contemporânea;
  • Contabilidade Pública;
  • Custos no Setor Público;
  • Economia Brasileira Contemporânea;
  • Economia do Setor Público;
  • Elaboração e Análise de Políticas Públicas;
  • Execução Financeira e Orçamentária;
  • Gestão de Políticas Públicas;
  • Gestão Estratégica da Despesa no Setor Público;
  • Gestão Estratégica de Pessoas no Setor Público;
  • Planejamento e Gestão Estratégicos;
  • Teoria Geral da Auditoria.

Quais as vantagens de fazer uma pós em Administração Pública na modalidade EAD?

Na hora de escolher um curso para se especializar no setor público e alcançar todos os benefícios que isso traz para a carreira, vale a pena considerar a ideia de optar pela educação a distância. Aqui, destacamos as principais vantagens dessa modalidade.

Menor custo

Cursos oferecidos na modalidade EAD têm mensalidades mais baratas do que seus equivalentes presenciais. Isso ocorre porque o custo de manutenção de um curso a distância para a instituição de ensino é mais baixo, já que não é preciso ter gastos com espaço físico e profissionais in loco, entre outros.

Com a EAD, a instituição ainda consegue oferecer o curso simultaneamente a um maior número de alunos, sem que isso prejudique a qualidade das aulas. Tudo isso influencia o valor das mensalidades, possibilitando que você faça um excelente curso por um valor acessível.

Maior flexibilidade e autonomia

Outra vantagem de cursar uma pós em Administração Pública na modalidade EAD é a flexibilidade que esse formato oferece. Na educação a distância, é você quem determina em quais horários e locais vai se dedicar aos conteúdos do curso. Você tem acesso constante aos materiais didáticos e pode acessá-los quando for mais conveniente, de acordo com a sua rotina.

Isso é especialmente importante para quem precisa trabalhar e estudar ao mesmo tempo, além de ter que lidar com outros compromissos do dia a dia. A pós-graduação EAD permite que você se aprimore para crescer na profissão sem precisar parar tudo para fazer o curso.

Economia de tempo

Uma vez que tempo é um fator decisivo quando se é uma pessoa cheia de responsabilidades, também é interessante destacar a economia de tempo que a EAD proporciona. Afinal, poder estudar em qualquer lugar evita que você tenha que se deslocar até a instituição de ensino e desperdiçar no trânsito minutos ou até horas preciosas que podem ser gastos com atividades mais produtivas.

Para completar, vale ressaltar que cursos EAD são tão reconhecidos no mercado de trabalho quanto os presenciais, não havendo qualquer distinção entre os diplomas e certificados obtidos por meio dessas modalidades.

Como foi possível perceber, são várias as opções de pós em Administração Pública, área que requer muita responsabilidade, respeito ao cidadão e conhecimento para fazer a devida gestão daquilo que pertence ao país e a seus habitantes. Para impulsionar a sua carreira, opte pelo curso de pós-graduação que mais tem a ver com os seus objetivos e dê esse importante passo rumo ao sucesso profissional!

Então, gostou dos cursos que mencionamos neste post? O que acha de conhecer mais algumas opções? Confira agora mesmo dezenas de pós-graduações em Administração Pública para você escolher e alavancar a sua carreira!

Avalie post
Comentários

QUER SABER SOBRE OS MAIS DE 1.800 CURSOS A DISTÂNCIA?

Saiba mais sobre os cursos de Pós-Graduação EAD

Saiba mais sobre os cursos de Graduação EAD