Connect with us

Guia de Carreiras

Tudo que você precisa saber sobre a faculdade de Língua Portuguesa

O curso de Letras é ideal para quem se interessa por gramática, linguagem e literatura, seja na Língua Portuguesa, seja em um idioma estrangeiro. A verdade é que essa graduação oferece amplas possibilidades de atuação — além da licenciatura, voltada para a área da educação, há também o bacharelado, que pode abrir portas para posições como tradutor, intérprete, revisor, escritor, produtor de texto, entre outras.

Está pensando em ingressar em uma faculdade de Língua Portuguesa, mas ainda tem algumas dúvidas sobre a formação? Se esse for o seu caso, não se preocupe. Este artigo foi feito para você! A seguir, entenda mais sobre o perfil do estudante de Letras, como funciona o curso e como é o mercado de trabalho para a área!

Qual é o perfil do estudante de Letras?

Se você ama o português e é fascinado por literatura, história e cultura, a faculdade de Língua Portuguesa (também conhecida como Letras) pode ser ideal para você, afinal, esses são alguns dos principais pontos sobre os quais você se aprofundará durante a graduação.

Mesmo que a área ofereça diferentes possibilidades de atuação, como veremos ao longo do artigo, tornando-a ideal para pessoas de perfis e objetivos variados, existem algumas características fundamentais para quem deseja seguir esse caminho. Vamos conferir?

Gostar de ler e escrever

Como já mencionamos, a faculdade de Língua Portuguesa envolve todos os aspectos do idioma, além da análise literária — e a melhor forma de entender e absorver todos esses conteúdos é, sem sombra de dúvidas, por meio de muita leitura, pesquisa, escrita e estudo.

Ao longo da graduação, o estudante também precisará escrever bem o tempo todo, tanto para fazer os projetos acadêmicos quanto para treinar de fato o idioma, assimilando as matérias, praticando as regras gramaticais, produzindo suas próprias obras e críticas literárias etc.

Gostar de interpretação de texto

Gostar de ler e escrever está também diretamente relacionado a um outro aspecto importante da faculdade de Língua Portuguesa: a interpretação de texto. Como se trata de uma graduação que exige um amplo estudo sobre o idioma, bem como sua história e aspectos culturais e sociais, oferecendo uma carga forte de disciplinas sobre literatura, é fundamental saber interpretar as obras criticamente.

Gostar da gramática e seus detalhes

A gramática é o corpo de uma língua, e o seu estudo técnico será constante (e profundo!) ao longo da graduação. Se você gosta de desbravar códigos linguísticos e compreender todas as suas normas e aplicações, então, encontrará na faculdade de Língua Portuguesa o ambiente ideal.

Além disso, é preciso saber manter a atenção nos detalhes para poder revisar e produzir conteúdos. Dessa forma, o profissional precisa ter um olho treinado para detalhes, já que a gramática portuguesa é considerada uma das mais complexas.

Como funciona a faculdade de Língua Portuguesa?

Uma faculdade de Língua Portuguesa engloba todas as questões voltadas aos fenômenos linguísticos e suas manifestações, além da literatura.

No geral, os profissionais formados costumam atuar como professores, lecionando idiomas como português, inglês, espanhol, francês e até mesmo línguas mais antigas, como o latim e o grego. Com a licenciatura, ele está apto a lecionar em escolas, universidades, centros de idiomas, entre outras instituições.

Com 6 períodos de duração (ou seja, 3 anos), o curso de Licenciatura em Letras – Língua Portuguesa da Faculdade Unyleya, por exemplo, tem como objetivo contribuir com a formação adequada de professores da educação básica e de nível superior, pesquisadores e demais prestadores de serviço que compreendem a educação como instrumento de transformação social.

Nele, os alunos aprendem a atuar de forma ética, reflexiva e humanística, integrando o conhecimento científico ao cotidiano e a realidade na qual o indivíduo encontra-se inserido. Para tanto, são oferecidas disciplinas como as seguintes:

  • História da Educação;

  • Psicologia da Educação;

  • Didática;

  • Libras;

  • Linguística I;

  • Linguística II;

  • Teoria da Narrativa;

  • Teoria da Literatura;

  • Literatura Latina;

  • Metodologia da Pesquisa;

  • Língua Portuguesa: Análise da Produção Textual, entre outras.

As disciplinas teóricas ensinam o aluno não só a compreender de fato o português, mas também a trabalhá-lo em diversos aspectos da produção de conteúdo, desde a escrita até a revisão e edição. Entendendo o poder das palavras e estruturas, você saberá utilizá-las para transmitir a mensagem que deseja com eficiência.

Por outro lado, as disciplinas pedagógicas da licenciatura estimulam o aluno a desenvolver métodos eficientes para transmitir o conhecimento para os seus alunos, o que envolve desde diferentes metodologias até o uso de recursos tecnológicos em sala de aula.

As disciplinas práticas, por fim, são essenciais sobretudo para aqueles profissionais que pretendem atuar ministrando aulas. Justamente por isso, muitas instituições, inclusive a Faculdade Unyleya, disponibilizam matérias como Projetos e Práticas Educacionais e Estágio Supervisionado.

Como é o mercado de trabalho para a área de Letras?

Agora, você certamente deve estar se perguntando sobre como é o mercado de trabalho para a área de Letras, não é mesmo? Saiba que as amplas possibilidades de atuação fazem com que as oportunidades sejam variadas, como veremos a seguir:

  • ensino: atuando como professor de Língua Portuguesa, Literatura ou Redação nos ensinos fundamental e médio. É também possível ministrar aulas em outros idiomas, dependendo da formação, além de realizar palestras e cursos;

  • editoração: editando textos variados, como produções acadêmicas, obras literárias, artigos, entre outros, sabendo também adaptá-los a diferentes tipos de formatos e meios;

  • tradução e interpretação: traduzindo textos dos mais variados tipos (desde livros até artigos e bulas de remédio) do português para outros idiomas e vice-versa ou estabelecendo a comunicação entre pessoas que não falam o mesmo idioma em eventos, palestras e transmissões;

  • revisão: executando adequadamente as correções ortográficas, gramaticais e de estrutura dos textos — como divisão dos parágrafos etc —, tornando a leitura fluida e enquadrada às normas exigidas;

  • tecnologia: o profissional que se forma na área também pode ser beneficiado pelos avanços tecnológicos, trabalhando com a criação de legendas para filmes, jogos, programas de computador, entre outros;

  • produção de texto: escrevendo variados tipos textuais, como livros, e-books, crônicas e colunas para diferentes meios, artigos, textos publicitários e conteúdo para sites, blogs e redes sociais.

E então, o que achou de saber mais sobre o curso de Letras? Entender a fundo como é uma faculdade de Língua Portuguesa e quais são as possibilidades de atuação para o profissional formado certamente vai ajudar você a tomar as melhores decisões no momento de ingressar em uma graduação.

Para continuar sempre por dentro de conteúdos como este, não fique de fora: assine agora mesmo a nossa newsletter e receba novidades diretamente em sua caixa de entrada!

 

3.9/5 - (7 votes)
Comentários

QUER SABER SOBRE OS MAIS DE 1.800 CURSOS A DISTÂNCIA?

Saiba mais sobre os cursos de Pós-Graduação EAD

Saiba mais sobre os cursos de Graduação EAD