Connect with us

Guia de Carreiras

Licenciatura em Letras: entenda o mercado de trabalho para o profissional

O objetivo profissional de quem faz uma licenciatura em Letras é ser professor, certo? Na verdade, não é bem assim, já que essa graduação oferece um leque bastante amplo de opções. Porém, nem todo mundo sabe disso, e daí vem a crença de que só é possível ser professor de língua portuguesa.

Assim como acontece em muitos outros cursos, quem se forma em Letras pode atuar em diversas áreas, sendo que a docência é apenas uma delas. Também é possível, por exemplo, trabalhar no mercado editorial ou empresarial, e há quem se aventure a construir uma carreira autônoma.

Veja neste post como é o mercado para os licenciados nessa área e conheça as diversas opções que esse profissional tem. Continue lendo e entenda por que essa pode ser uma excelente alternativa para pessoas com diferentes perfis e personalidades.

O mercado para licenciados em Letras

O foco dos cursos de licenciatura é a formação de professores e, por isso, existe a crença de que quem faz uma graduação como essa somente pode atuar na área da educação. No entanto, apesar de muitos formandos seguirem a docência, nem todos optam por esse ramo.

Ao fazer esse curso, o profissional tem mais oportunidades do que aquele que faz um bacharelado. Afinal, é possível atuar das mesmas formas como ele, mas também em sala de aula.

Essa graduação prepara o profissional para se comunicar de uma forma muito clara em sua língua materna, conhecendo a sua estrutura, normas e aplicações. Trabalha-se tanto a oralidade quanto a escrita, a interpretação e a composição de textos, entre muitos outros temas que permitem dominar com sucesso a língua portuguesa e as suas variações de uso.

Por isso, esse profissional está apto para atuar em cargos que estejam relacionados com a comunicação escrita ou falada. Existem cursos que, além de capacitarem o estudante para o domínio do português, habilitam-no em línguas estrangeiras, como inglês e espanhol.

Isso amplia ainda mais o leque de opções no mercado de trabalho, pois desenvolve competências distintas que trazem outras oportunidades envolvendo também esse idioma, como no caso da tradução.

A seguir, falamos um pouco sobre os 3 principais mercados em que um licenciado em Letras pode atuar. Acompanhe:

Empresarial

Existem muitas oportunidades no mercado empresarial para quem faz uma licenciatura em Letras. Esses profissionais são contratados para atuarem no setor de comunicação das organizações. Afinal, é preciso que alguém redija e revise e-mails, documentos, cartas comerciais etc.

É preciso que todos eles estejam com um português impecável, sem ambiguidades, e que transmitam a mensagem de forma correta para manter a imagem e o profissionalismo da empresa.

Aqueles que fazem cursos que abrangem uma língua estrangeira têm a oportunidade de atuarem como intérpretes, secretários bilíngues e até mesmo ministrar cursos na própria empresa, com a finalidade de estender a capacitação do quadro de colaboradores.

Editorial

O mercado de editoração também é um grande contratador de profissionais que fizeram licenciatura em Letras. Afinal, para publicar um livro, um folder, uma revista — e até mesmo postagens em sites ou blogs —, é preciso alguém que faça a redação, a revisão e a adaptação dos textos.

Existe uma grande preparação antes de o material ser publicado porque, além da necessidade de estar gramaticalmente correto, é preciso ter coesão, coerência, relevância e outras características que asseguram uma boa escrita.

Há profissionais no mercado de editoração que são responsáveis por fazer a seleção de textos, enquanto outros trabalham exclusivamente com a composição ou a redação deles. Há ainda aqueles especialistas em revisão. Dessa forma, existem inúmeras opções, dependendo da habilidade ou da afinidade do profissional com determinado ramo.

Educacional

Mesmo para quem prefere a docência, existem diversas oportunidades no mercado educacional. Apesar de muito se falar sobre a desvalorização do professor, isso é mais expressivo no setor público. Porém, não é somente aí que o licenciado em Letras pode atuar.

Também é possível estar em escolas particulares, trabalhar com uma faixa etária específica (como na educação de adultos) ou se especializar para atuar no ensino superior, além de cursinhos e escolas de idioma. Nesse último caso, o licenciado pode ensinar português para estrangeiros ou uma língua estrangeira para brasileiros, dependendo da sua formação.

Assim, mesmo que opte por ser professor, ao fazer uma licenciatura em Letras você tem a possibilidade de construir uma carreira de acordo com os seus objetivos pessoais ou profissionais e participar da formação de um público específico.

As áreas de atuação para quem faz licenciatura em Letras

Como você viu, o mercado para o licenciado em Letras é bastante amplo, sendo que a docência é somente uma das várias opções que ele encontra no seu caminho. Por isso, listamos algumas atividades que você poderá desenvolver se optar por essa graduação. Veja:

Revisão de textos

O revisor é o profissional que corrige textos em diferentes aspectos. Ele observa a gramática, a ortografia, os vícios de linguagem, as ambiguidades, a fluidez, a coesão, entre outros aspectos que garantem uma melhor qualidade para a redação.

Editoração

As atividades desempenhadas por um editor variam conforme o lugar onde ele trabalha. É possível, por exemplo, que seja o profissional que tem o primeiro contato com o livro ou o artigo que será publicado. Ele também pode preparar o cronograma de publicações de um site, jornal ou revista, alinhar a estratégia dos textos às intenções do marketing e outros interesses.

Produção de textos

O redator é o profissional responsável por redigir textos em língua portuguesa ou estrangeira. Ele precisa ter um amplo vocabulário e excelente domínio da gramática e ortografia do idioma que usará. Além disso, é preciso que empregue a linguagem adequada de acordo com o tipo de texto que será escrito, bem como o seu público-alvo.

Tradução

A tradução de um texto pode ser feita da língua portuguesa para uma estrangeira ou vice-versa. Porém, é importante saber que traduzir não consiste em somente adequar termos e palavras, mas também é preciso observar a cultura do país para que o texto esteja adequado à cultura local.

Interpretação

Quem faz licenciatura em Letras pode atuar como intérprete da mesma forma que um bacharel. Toda empresa, instituição e até mesmo repartição pública que trabalhe com pessoas vindas do exterior pode precisar desse profissional para facilitar a comunicação.

Autônomos

Além de poder trabalhar como funcionário de uma organização, o licenciado em Letras tem a oportunidade de ser um profissional autônomo. É muito comum que esses profissionais atuem com consultoria, aulas particulares e marketing digital.

Por isso, não se preocupe se você tem simpatia pela licenciatura em Letras, mas não quer ser professor. Existem várias opções de profissão, pois essa é uma graduação muito completa. Você pode ter uma carreira de grande sucesso. E não se esqueça de que existem mestrados, pós-graduações e especializações para enriquecer o seu currículo.

Gostou dessas informações? Então assine a nossa newsletter e receba mais dados diretamente no seu e-mail!

4.5/5 - (66 votes)
Comentários

QUER SABER SOBRE OS MAIS DE 1.800 CURSOS A DISTÂNCIA?

Saiba mais sobre os cursos de Pós-Graduação EAD

Saiba mais sobre os cursos de Graduação EAD