Connect with us

Insights Confiáveis

O que uma experiência internacional pode representar no seu currículo?

 

Contar com uma experiência internacional no currículo é um diferencial que chama a atenção de muitas empresas, independentemente da profissão e da área de atuação que você escolheu seguir.

Por isso, é muito importante escolher uma faculdade que apoie e ofereça iniciativas nesse sentido, oferecendo convênios e oportunidades de intercâmbio com outras instituições de ensino de renome ao redor do mundo.

Você já pensou em buscar uma oportunidade como essa para a sua carreira? Conhece os benefícios que ela pode trazer para a sua trajetória de sucesso? Então, continue a leitura deste artigo! Nele, vamos apresentar alguns bons motivos pelos quais é tão vantajoso apostar em uma experiência internacional. Confira e saiba mais!

Conhecimentos aprofundados em outros idiomas

Vamos começar falando sobre uma das vantagens mais imediatas que uma experiência internacional pode trazer: a ampliação das suas habilidades com línguas estrangeiras.

Altamente valorizada pelo mercado de trabalho de modo geral, a capacidade de compreender outros idiomas e de se comunicar com fluência é desenvolvida na prática durante uma experiência em um país diferente, proporcionando uma verdadeira imersão e garantindo uma aprendizagem ainda mais aprofundada.

Aqui, uma dica interessante é buscar oportunidades de exercitar os idiomas mais buscados no universo profissional, como inglês e espanhol, além daqueles que proporcionarão um destaque em seu campo de atuação profissional.

Ampliação do networking

Outro ponto alto que uma vivência em outro país pode trazer, não apenas para a sua carreira, mas também para a sua vida pessoal, é a possibilidade de ampliar a sua rede de contatos em nível global.

Independentemente do país escolhido, a viagem pode ser uma oportunidade e tanto de conviver com diferentes culturas e sistemas de trabalho, além de aprimorar o seu relacionamento interpessoal, fortalecendo os laços profissionais e garantindo futuras parcerias ou possibilidades interessantes dentro de sua área de atuação.

E uma boa forma de colocar esse plano em prática é buscar uma aproximação maior com os professores e os colegas de curso, assim como desbravar todas as possibilidades oferecidas pela instituição de ensino — desde projetos acadêmicos a estágios supervisionados.

Convívio com outras culturas

Uma vez no exterior, você terá a oportunidade de entrar em contato com outros estilos de vida e experimentar na prática o dia a dia de pessoas com hábitos bastante diferentes daqueles aos quais você está acostumado.

Essa nova dinâmica poderá ser sentida não apenas nos aspectos mais óbvios, como clima e alimentação, mas também em outros campos, como as relações de trabalho e a comunicação interpessoal.

O segredo é embarcar o máximo possível nos costumes mais típicos do país em que você escolheu estudar e vivenciar 100% a cultura do local. Essa atitude vai tornar a sua experiência ainda mais enriquecedora e garantir boas lembranças!

Maturidade pessoal e profissional

Todo o contato com novos locais, o convívio com novas pessoas e a vivência de novas experiências contribuem de forma altamente positiva para o seu amadurecimento — tanto do ponto de vista profissional quanto para o desenvolvimento de competências socioemocionais.

Afinal, lidar com esses aspectos que vão além da sua vida cotidiana promove uma atitude reflexiva e desperta um olhar diferenciado para as diferenças e peculiaridades de cada cultura.

E, por meio de uma experiência de internacionalização, é possível observar de perto aspectos que poderão transformar a sua postura profissional e apresentar formas diferenciadas de buscar as soluções mais adequadas para driblar os desafios do dia a dia.

Aumento da renda

Como já apontamos no início do artigo, uma experiência internacional é um fator de grande destaque para o currículo de profissionais das mais diversas áreas de atuação, tornando-se um ponto decisivo para a conquista de melhores oportunidades no mercado de trabalho e um passo à frente dos concorrentes que não contam com esse tipo de vivência.

Do ponto de vista das empresas, a contratação e a retenção de talentos com uma bagagem de conhecimentos diferenciada representa por si só um importante diferencial competitivo e, por esse motivo, as companhias se tornam mais dispostas a oferecer cargos de maior relevância e com benefícios bastante significativos.

Com isso em mente, é possível afirmar que o investimento em uma certificação internacional pode representar, também, uma chance de conquistar salários melhores e oportunidades em empresas que são destaque em seus ramos de atuação.

Desenvolvimento das habilidades mais valorizadas pelo mercado atual

Por fim, mas não menos importante, neste último tópico vamos destacar algumas das competências mais reconhecidas pelas empresas e que podem ser desenvolvidas durante a sua estadia em outro país. Veja a seguir:

  • criatividade para lidar com situações inusitadas e encontrar soluções diferenciadas e eficientes;

  • flexibilidade para se adaptar a diferentes cenários e transformar as experiências vividas em aprendizado;

  • visão analítica para reconhecer e avaliar as oportunidades, identificando os pontos altos e baixos a cada caso;

  • segurança para assumir “riscos calculados” e colocar na balança todas as possibilidades antes de tomar uma decisão;

  • coragem para acreditar no seu potencial e buscar formas diferenciadas de colocar seus planos em prática;

  • persistência para superar as adversidades e seguir em frente mesmo que os acontecimentos não saiam como o planejado.

Além desses pontos, as habilidades de organização e pensamento estratégico são essenciais para que você estabeleça um planejamento estruturado, alinhando questões como cronograma, orçamento e objetivos. Essa máxima vale tanto para o sucesso da sua viagem quanto para a sua vida corporativa e, por isso, merece uma atenção especial!

Como é possível perceber, uma experiência internacional é uma oportunidade que pode contribuir fortemente para o seu crescimento pessoal, além de abrir portas para novas e interessantes perspectivas no campo profissional.

O segredo é buscar uma faculdade que proporcione esse intercâmbio não apenas aos alunos que estão no período da graduação, mas também aos já formados, por meio de cursos de extensão ou pós-graduações em parceria com instituições de ensino renomadas em outros países.

E você, pensa em investir em uma experiência internacional e agregar esse diferencial ao seu currículo? Gostaria de conferir outros conteúdos como esse e ficar bem informado com dicas que vão dar aquela força ao seu futuro profissional? Então, aproveite para assinar a nossa newsletter!

 

Avalie post
Comentários

QUER SABER SOBRE OS MAIS DE 1.800 CURSOS A DISTÂNCIA?

Saiba mais sobre os cursos de Pós-Graduação EAD

Saiba mais sobre os cursos de Graduação EAD