Connect with us

Dicas de Estudo

Quanto tempo dura uma pós-graduação e por que fazê-la?

“Quanto tempo dura uma pós-graduação?” — essa é uma das perguntas mais frequente entre as pessoas que já trabalham e reconhecem que, sem uma pós, é mais difícil conquistar espaço no mercado e serem reconhecidas na profissão escolhida. Afinal, investir na continuidade da formação é, sem dúvidas, a maneira mais segura de obter uma maior qualificação profissional.

Pensando nisso, preparamos um post que vai esclarecer não apenas essa questão, mas também explicar quais cursos você pode fazer e o porquê é um bom investimento para a sua carreira ir além da graduação. Acompanhe até o fim!

Por que fazer uma pós vale a pena?

Fazer uma pós-graduação não serve apenas para atualizar o seu currículo com um novo dado. Ao contrário, ela permite que você possa se aprofundar na sua área de formação e aprimorar as competências que tem. Mas não acaba aí, pois ela também proporciona:

  • aumento salarial: uma vez que você tem mais oportunidades de ser promovido a cargos gerenciais ou de especialistas que são mais bem remunerados e reconhecidos dentro das empresas;
  • recolocação no mercado: para quem deseja mudar de ramo de atuação e explorar segmentos que estão surgindo e se popularizando no mercado;
  • perfil mais competitivo: para quem busca concorrer a outros cargos em outras organizações e disputar empregos no mercado internacional;
  • ocupação de cargos públicos: maiores chances de disputar concursos públicos (especialmente os que exigem titulação de pós-graduação) para cargos em órgãos, autarquias, secretarias e afins.

Quais são os tipos de pós-graduação que existem?

Há pouco, você viu alguns dos principais motivos para fazer uma pós-graduação. Agora, vamos explicar as definições de stricto sensu e lato sensu e, em seguida, destrinchar quais são os tipos de cursos disponíveis para você entender melhor qual se encaixa em seus objetivos. Confira!

Pós-graduação stricto sensu

De uma forma simples, a pós-graduação stricto sensu é destinada ao desenvolvimento das práticas docentes no âmbito acadêmico e da produção científica. Nela, há três possibilidades de cursos que podem ser realizados. Veja quais são eles:

Mestrado

O primeiro da nossa lista é o mestrado, um curso que tem como foco tanto a evolução do seu pensamento crítico como pesquisador quanto da sua capacidade de lecionar enquanto professor do Ensino Superior.

Portanto, quem pretende ser docente, atuar na coordenação de cursos, promover extensões universitárias e gerenciar programas de incentivo à pesquisa dentro das faculdades deve fazer essa pós.

Mestrado profissional

O mestrado profissional é uma variação do mestrado clássico. Nele, além de todos os aspectos que abordamos no item anterior, você estuda como a produção do saber científico pode interferir no mercado de trabalho e contribuir para o avanço de determinadas profissões.

Ou seja, fora a grande imersão na teoria, sempre são evocados casos de aplicação do que é visto em sala de aula no meio profissional e os efeitos disso no setor — comercial, industrial, de entretenimento, de serviços etc.

Doutorado

O doutorado, por outro lado, costuma ser considerado o estágio final da formação acadêmica stricto sensu. Não é à toa que o aprofundamento teórico é muito mais intenso e complexo do que na graduação.

Quem o faz, costuma ter um projeto de pesquisa ao qual se dedica por anos a fim de encontrar teorias, leis, pressupostos e respostas que possam contribuir para o avanço da ciência e o desenvolvimento social do país.

Pós-graduação lato sensu

A pós-graduação lato sensu, por sua vez, é aquela voltada para a qualificação profissional, o desenvolvimento de técnicas laborais e o aumento do conhecimento técnico na área de atuação escolhida pelo estudante na graduação. Nessa modalidade, há duas alternativas de curso. Veja mais sobre eles:

Especialização

A especialização é o curso que permite o aluno dar uma ênfase à atuação dele e, consequentemente, tornar-se um especialista em um nicho do mercado. Isso acontece porque você se aprofunda em um determinado segmento da sua profissão e estuda quais são as aplicações teóricas e, principalmente, práticas dele.

Por exemplo, se você é formado em Administração pode se especializar em Contabilidade Previdenciária — para atuar no setor público — ou em Planejamento Tributário — para atuar no setor privado. As possibilidades são inúmeras!

MBA

Por outro lado, o MBA é a pós que o capacita a entender e a trabalhar com os aspectos gerenciais de um negócio, independentemente de qual seja o setor dele.

É por isso que quem realiza esse curso sabe muito bem como administrar recursos financeiros, comandar equipes, desenvolver projetos e definir metas de acordo com as prospecções da organização e, inclusive, do mercado.

Quanto tempo dura uma pós-graduação?

Para encerrar nosso post, chegamos à pergunta que não quer calar: quanto tempo dura uma pós-graduação? Afinal, você quer saber em quantos meses/anos poderá atualizar o currículo, prestar um concurso público e concorrer àquelas vagas mais disputadas no mercado de acordo com a sua nova titulação, não é mesmo? Por isso, saiba que as pós do tipo stricto sensu têm uma duração diferente daquelas que são lato sensu.

Enquanto os mestrados (regular e profissional) duram de 18 a 24 meses, e o doutorado de 24 a 48 meses, a especialização e o MBA seguem outro modelo de duração.

Isso acontece porque os dois, conforme a resolução CNE/CES 1/2007, expedida pelo MEC e o Conselho Nacional de Educação, devem ter um padrão mínimo de duração de 360 horas que podem ser distribuídas na quantidade de meses que a instituição de ensino superior considerar mais adequada.

Logo, não é possível precisar se eles vão durar 10, 15 ou 20 meses, por exemplo. Tudo dependerá dos conteúdos vistos na grade curricular e do projeto pedagógico dos cursos. Apenas dá para garantir que ambos obedecerão a essa norma, ok?

Como você leu, fazer uma pós serve não só para expandir o seu conhecimento e capacitá-lo para atuar em nichos do mercado, mas também para trazer mais reconhecimento profissional e um maior retorno financeiro. Por isso, agora que você sabe quanto tempo dura uma pós-graduação e quem é o público-alvo de cada curso, não perca a chance e faça esse investimento!

Aproveite e entre em contato com a Faculdade Unyleya para conhecer as mais de 800 opções de pós na modalidade EAD que oferecemos e encontrar a ideal para alavancar a sua carreira!

3.6/5 - (17 votes)
Comentários

QUER SABER SOBRE OS MAIS DE 1.800 CURSOS A DISTÂNCIA?

Saiba mais sobre os cursos de Pós-Graduação EAD

Saiba mais sobre os cursos de Graduação EAD