Connect with us

Guia de Carreiras

Cursos sem Matemática e profissões promissoras: conheça 7 opções

Pense rápido: você tem mais facilidade para compreender conteúdos teóricos ou para solucionar expressões numéricas? Se suas aptidões são mais voltadas para as ciências humanas ou biológicas, talvez seja uma boa ideia se informar sobre as opções de cursos sem matemática

E foi exatamente para atender ao público que se esquiva de fazer contas que preparamos este post. Leia até o final, conheça 7 profissões promissoras que não envolvem Matemática e comece a fazer o seu planejamento de carreira!

Afinal, é um problema fugir da área de exatas?

Na verdade, não! Existem vários tipos de inteligência e cada pessoa desenvolve suas habilidades em um sentido diferente. Muito disso é questão de preferência, afinidade e até de talentos naturais.

Portanto, não tem problema se você nunca se deu muito bem com disciplinas como Física e Matemática e tinha pavor das “quilométricas” equações de 2º grau, mas, por outro lado, apresentava facilidade para matérias como Português, Artes e História. Isso indica que a sua vocação pode estar mais relacionada às áreas de humanas ou até biológicas.

Se os números dão um nó na sua cabeça, não pense que essa é uma dificuldade exclusivamente sua. Muitas pessoas não se identificam com as ciências exatas, justamente pela complexidade dos conteúdos e pela exigência do raciocínio lógico-matemático.

A parte boa dessa história é que não é preciso ser um gênio dos cálculos para fazer sucesso, ou seja, as carreiras promissoras não estão concentradas somente na área de exatas. Há excelentes caminhos profissionais em outros campos, bem longe da complicada Matemática. É exatamente isso que veremos a seguir!

Quais as melhores opções de cursos sem Matemática?

Até agora, você se identificou com o assunto? Quer saber quais são as opções de curso para quem não é muito amigo dos números? Confira nossa lista e facilite a escolha da sua graduação!

1. Direito

O curso de Direito, além de ser uma das profissões em alta no mercado, não tem o foco nos cálculos. O universitário aprende sobre o conjunto de leis e normas que regem a nossa sociedade. O conteúdo é extenso e bastante teórico mas, ao contrário das habilidades matemáticas, o estudante precisa desenvolver o hábito da leitura.

Há um vasto campo de trabalho para o advogado — lembrando que o graduado somente pode advogar após ser aprovado no exame da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). Entre as áreas de atuação do Direito estão:

  • Civil;
  • Criminal;
  • Trabalhista;
  • Contratual;
  • Tributário;
  • Ambiental;
  • Digital;
  • Comercial;
  • do Consumidor.

O advogado pode chegar ainda mais longe na carreira e tentar seu espaço nos cargos públicos. Por meio da aprovação em concursos, ele pode atuar como juiz, promotor, desembargador, defensor público etc.

Graduação EAD Unyleya

2. Letras

Se a Matemática é o oposto do Português, logo você pode se sair muito bem no curso de Letras. Aqui, o enfoque é na estrutura da Língua Portuguesa, além, é claro, do conhecimento aprofundado em literatura. Dependendo do curso, o aluno também tem a opção de se especializar em um segundo idioma.

Sobre o mercado de trabalho, existem múltiplas oportunidades. O profissional pode lecionar em escolas de ensino fundamental e médio, cursinhos preparatórios para o vestibular ou dar aulas particulares.

Fora da área da educação, o graduado em Letras também pode trabalhar em editoras, no setor de comunicação de empresas, seguir carreira como redator e revisor ou ainda fazer traduções de livros, artigos e mídias.

3. Medicina

O curso de Medicina é voltado para as áreas biológicas, assim como tem o enfoque humanista, em razão do cuidado com os pacientes. A missão do médico é investigar doenças, propor tratamentos e promover a saúde humana.

Devido à profundidade do conteúdo a ser absorvido, essa é uma das faculdades mais duradouras. Além da grade obrigatória, o estudante ainda pode prolongar sua formação para se tornar especialista em uma área específica, como Cirurgia Geral, Pediatria, Cardiologia etc. O médico é um profissional altamente requisitado e, por essa razão, encontrar trabalho não é uma dificuldade.

4. Odontologia

A profissão de dentista é outra boa opção para quem não pretende passar a vida lidando com números. Esse profissional se dedica à promoção da saúde bucal e aos cuidados com os ossos faciais. Durante o curso, o aluno tem muito contato com disciplinas das áreas biológicas, além das frequentes atividades práticas em laboratório.

No exercício da carreira, o dentista encontra trabalho em clínicas particulares e na saúde pública e pode se especializar em diferentes tratamentos, como endodontia, dentística restauradora, ortodontia, periodontia, entre outros.

5. Comunicação Social

O estudante que forma-se em Comunicação Social estuda a transmissão de informações e os processos que a sociedade utiliza para se comunicar — ou seja, tem pouquíssima relação com a Matemática.

Esse campo de conhecimento abrange diferentes profissões e você pode concentrar os estudos nas seguintes áreas:

  • Cinema;
  • Jornalismo;
  • Publicidade e Propaganda;
  • Relações Públicas;
  • Marketing Digital.

6. Psicologia

Essa é uma profissão focada na área de humanas, que estuda os processos mentais dos indivíduos, seus transtornos psicológicos e dificuldades de comportamento. É uma ótima escolha para quem quer distância dos cálculos. Apesar disso, o aluno não escapa 100% dos números, por causa da disciplina de Estatística. Mas não se preocupe, pois ela aparece somente em um ou dois semestres.

O psicólogo pode trabalhar em diversos espaços, principalmente nas áreas clínica, organizacional, escolar, social, jurídica e hospitalar. Outras possibilidades são a Psicologia do trânsito e a dos esportes, além da Neuropsicologia e do acompanhamento em casos emergenciais, como sequestros e catástrofes naturais. Enfim, é um campo bem amplo.

7. Pedagogia

O futuro pedagogo também não terá muito contato com a Matemática durante a graduação. O curso estuda, sobretudo, teorias de aprendizagem e estratégias pedagógicas. Após a formação, o profissional estará apto para ser professor, especialmente na educação infantil.

Além das salas de aula, o graduado em Pedagogia pode ainda:

  • assumir cargos na gestão escolar;
  • trabalhar com educação hospitalar;
  • ministrar treinamentos junto ao departamento de RH das empresas;
  • elaborar livros didáticos e conteúdos educativos;
  • desenvolver projetos em ONGs, entre outras atividades.

Como escolher o curso ideal para você 

Agora que você conhece algumas das principais profissões de ciências humanas disponíveis, escolher o curso ideal para você pode ser uma decisão crucial. Com tantas opções disponíveis, pode ser difícil entender por onde começar. Para definir seu futuro profissional, é importante trabalhar seu autoconhecimento, e entender as possibilidades no mercado de trabalho. Confira algumas dicas práticas: 

Analise seus pontos fortes 

Antes de decidir sobre um curso, leve em consideração seus pontos fortes e habilidades. Pergunte a si mesmo: 

  • O que eu sou bom em fazer? 
  • Em que áreas tenho interesse genuíno? 

Identificar suas aptidões ajudará a direcionar sua escolha para um curso que você realmente goste e tenha potencial para se destacar, de acordo o seu próprio perfil profissional

QUER SABER SOBRE OS MAIS DE 1.800 CURSOS A DISTÂNCIA?

Saiba mais sobre os cursos de Pós-Graduação EAD

Saiba mais sobre os cursos de Graduação EAD


Converse com os profissionais 

Busque oportunidades para conversar com profissionais que trabalham em suas áreas de interesse. Eles podem oferecer insights valiosos sobre as diferentes carreiras disponíveis, as habilidades necessárias e as oportunidades de crescimento profissional nesses campos. Além disso, podem compartilhar suas próprias jornadas educacionais e profissionais, ajudando você a entender melhor como seus interesses se alinham com as diferentes opções de cursos. 

Avalie o mercado de trabalho 

Antes de se comprometer com um curso, é essencial avaliar o mercado de trabalho relacionado a ele. Pesquise sobre as oportunidades de emprego em sua região, as m’dias salariais e as tendências futuras da indústria. Escolher um curso que esteja alinhado com as demandas do mercado aumentará suas chances de encontrar emprego após a formatura. 

Escolha uma instituição de confiança 

Por fim, certifique-se de escolher uma instituição de ensino de confiança. Faça uma pesquisa detalhada sobre a reputação da instituição, a qualidade do corpo docente, as instalações oferecidas e o suporte aos alunos. Uma instituição respeitada não só oferecerá uma educação de qualidade, mas também ajudará a impulsionar sua carreira. 

Graduação a distância Unyleya: conheça os cursos sem matemática! 

Referência em ensino EAD de qualidade no Brasil, a Unyleya oferece cursos superiores avaliados e reconhecidos pelo Ministério da Educação (MEC). Aprenda com um corpo docente composto por profissionais altamente qualificados e experientes em suas respectivas áreas, garantindo uma sólida base de conhecimento e uma abordagem pedagógica eficaz. 

Além disso, o Portal do Aluno Unyleya proporciona facilidade no acesso aos conteúdos, permitindo que os alunos estudem de forma flexível e conveniente, adaptando-se às suas próprias rotinas e necessidades. Conheça os cursos superiores da Unyleya e encontre uma opção excelente para aqueles que buscam uma educação superior de excelência com praticidade e acessibilidade. 

3.8/5 - (53 votes)
Comentários

QUER SABER SOBRE OS MAIS DE 1.800 CURSOS A DISTÂNCIA?

Saiba mais sobre os cursos de Pós-Graduação EAD

Saiba mais sobre os cursos de Graduação EAD