Connect with us

Carreiras na Pós

Comércio Exterior: entenda mais sobre a área e o mercado

comércio exterior

O Comércio Exterior é uma área em expansão que garante excelentes oportunidades para quem tem interesse em seguir essa carreira. Nesse ramo, o profissional trabalha com atividades relacionadas à compra e venda, entre países, de insumos, matéria-prima e produtos.

No Brasil, o Comércio Exterior apresenta um crescimento que incentiva ainda mais o investimento nessa formação. Existem, inclusive, cursos de pós-graduação que permitem redirecionar a carreira para aproveitar as chances que o mercado oferece.

Para saber mais sobre essa profissão tão promissora, continue acompanhando este artigo e não perca as informações que trouxemos para você!

Como é a prática do profissional formado em Comércio Exterior?

Ao atuar nessa área, certas operações passam a fazer parte do cotidiano do profissional. A seguir, vamos conhecer algumas delas:

  • despacho e legislação aduaneira: procedimento para liberação das cargas que chegam do exterior ou que são enviadas e a legislação correspondente;
  • exportação; venda de bens, produtos ou serviços do nosso país para o exterior;
  • importação: entrada de bens, produtos ou serviços do exterior no nosso país;
  • logística internacional: processo que garante a chegada do produto ao exterior com o melhor custo-benefício;
  • operações cambiais: compra e venda de moeda estrangeira, além das transferências bancárias internacionais;
  • prospecção e pesquisa de mercados: busca por clientes em potencial no exterior.

Como se caracteriza a formação em Comércio Exterior?

Para seguir carreira em Comércio Exterior, é possível fazer um curso superior ou uma pós-graduação. No caso da graduação, o curso inclui conteúdos como Economia Internacional, Gestão Aduaneira em Exportação, Legislação, Marketing Internacional e Sistemas de Importação e Exportação.

A pós-graduação, por sua vez, pode ser feita depois de um curso de Administração ou Economia, por exemplo, dando um novo direcionamento para a carreira do profissional. Alguns exemplos interessantes de pós-graduação nessa área são as especializações e os MBAs que listamos na sequência:

Nesses cursos, são estudados assuntos ainda mais específicos do que os da graduação. A pós-graduação em Comunicação em Crises Internacionais, por exemplo, inclui a disciplina Comunicação em Conflitos Armados e Crises Políticas Internacionais.

O curso de Perícia Aduaneira em Comércio Exterior, por outro lado, aborda temas como Controle de Projetos Marítimos e Portuários, e Sistema Portuário Nacional. Outros assuntos são a Sistemática para Exportação e Importação, além do Transporte Intermodal, Gestão e Logística Aplicada às Operações Portuárias.

Enquanto isso, os MBAs — Master of Business Administration — na área de Comércio Exterior estudam Aspectos Financeiros em Comércio Exterior, Sistema Financeiro Internacional e Sistema Multilateral de Comércio e Regimes Aduaneiros, entre outros temas. Os cursos são uma excelente maneira de melhorar o currículo e alavancar a carreira na área.

Quais são os campos de atuação?

Considerando as várias possibilidades de formação, não é difícil imaginar que a área de Comércio Exterior conta com diversos campos de atuação.

Análise de mercado

Nesse ramo, o profissional analisa o mercado, identificando tendências e oportunidades para fechar contratos de compra e venda. Ele também conduz investimentos internacionais e atua no relacionamento entre empresas e órgãos governamentais nos processos de importação e exportação. Além disso, controla a documentação de todas as operações envolvidas nessas atividades.

Consultoria

Como consultor de Comércio Exterior, o profissional fica encarregado de realizar diagnósticos e apresentar soluções para aprimorar os processos da organização. Assim, é possível auxiliar empresas de diferentes portes na prospecção de clientes no cenário internacional e nas negociações para que o comércio propriamente dito aconteça.

Cotação

Esse campo de atuação se refere à cotação tanto de matéria-prima quanto de moedas internacionais, sem esquecer o preço de venda dos produtos. Além disso, ainda há a Cotação de Frete Internacional, voltada para o envio e recebimento de produtos. Nesse setor, conhecimentos de Contabilidade, Direito, Informática, Língua Inglesa e Logística são indispensáveis.

Gestão

A Gestão de Comércio Exterior é o ramo responsável por gerenciar todos os processos de exportação e importação, levando em conta as normas da empresa e a política dos países envolvidos nas negociações. O profissional também tem o dever de administrar o capital humano e gerir as rotinas da empresa, de modo que todos os departamentos funcionem em conjunto.

Logística

Atuando no campo da Logística, o profissional é encarregado de selecionar o meio mais adequado para o transporte dos produtos até seu destino. No entanto, é interessante notar que o processo logístico começa bem antes da escolha do transporte, uma vez que leva em conta todo o processo produtivo, desde a transformação da matéria-prima no produto até seu armazenamento e, finalmente, transporte.

Marketing

O profissional de Comércio Exterior que trabalha com Marketing deve analisar o contexto mercadológico dos outros países para, com base nas informações coletadas, tomar decisões em relação à exportação do produto. Isso inclui fazer alterações na forma como o produto é apresentado, para adaptá-lo melhor ao público-alvo estrangeiro, de acordo com sua cultura e contexto social.

Tributação

Esse é um setor de extrema importância para o Comércio Exterior. Para que não haja complicações com os órgãos fiscalizadores, o profissional deve agir para que todos os impostos, taxas e tarifas sejam quitados no momento oportuno. Do contrário, corre-se o risco de pagar altas multas por atraso nos portos, o que certamente compromete o lucro do negócio.

Qual é a situação do mercado de trabalho para essa área?

No Brasil, os trâmites que envolvem negociações internacionais exigem pessoal realmente qualificado para lidar com toda a burocracia. Consequentemente, o mercado de trabalho tem uma constante necessidade desses profissionais.

O salário de quem segue carreira no Comércio Exterior pode variar de acordo com o seu nível de formação e experiência. Assim, confira alguns cargos desse ramo e o valor aproximado das suas respectivas médias salariais:

Como vimos, essa é uma área muito promissora, repleta de oportunidades. Portanto, aqueles que se interessam por Comércio Exterior têm uma vida profissional de sucesso pela frente, desde que encontrem uma instituição de ensino que possa proporcionar uma boa formação, à altura das exigências do mercado.

Gostou de conhecer mais sobre essa área? Assine a nossa newsletter e receba mais conteúdos como este!

5/5 - (2 votes)
Comentários

QUER SABER SOBRE OS MAIS DE 1.800 CURSOS A DISTÂNCIA?

Saiba mais sobre os cursos de Pós-Graduação EAD

Saiba mais sobre os cursos de Graduação EAD