Connect with us

Guia de Carreiras

O que é importante saber para ser um bom líder

Liderar e motivar pessoas está longe de ser uma tarefa fácil. Para se tornar um líder de sucesso é preciso saber exatamente quais atitudes farão com que seus colaboradores o vejam como um  verdadeiro líder, alguém que os inspira, que lhes dá abertura para participar e os faz trabalhar mais confiantes.

Um líder eficiente inspira a sua equipe, faz escolhas difíceis e decisivas para o futuro da empresa, é capaz de lidar com as diferentes personalidades das pessoas, pressões, metas e cobranças. Será que você está preparado para ser um exemplo de liderança para o seu time?

Confira agora 5 atitudes que definem um bom líder.

  1. Estar disposto a assumir riscos

Trabalhar somente com aquilo que é conhecido e comprovado pode até ser tentador, mas no final, só levará a equipe à estagnação e a zona conforto. Assim, os resultados não passam do esperado e não levam nenhuma empresa a chegar muito longe.

Se você está disposto a fazer alguma diferença na gestão é preciso assumir riscos, entretanto, riscos previamente calculados.

  1. Possuir facilidade para fazer amigos

Líderes são pessoas que têm a capacidade de influenciar os demais. É muito difícil influenciar pessoas que não sabem quem você é de verdade, por isso, ter a capacidade de fazer amigos e construir relacionamentos deve ser uma habilidade dos líderes.

  1. Saber estudar as possibilidades antes de tomar alguma decisão

Observar e estudar todos os fatos de uma situação podem evitar diversas tomadas de decisões erradas, e em se falando de negócios qualquer decisão mal planejada pode trazer uma série de transtornos não só para a equipe, mas para a empresa como um todo.

  1. Montar estratégias e ter visão de futuro

Só administrar e gerenciar uma equipe não são o suficiente. Ser um bom líder é pensar em uma estratégia para que a empresa cresça e se desenvolva, é pensar no curto a médio e longo prazos a forma como os recursos serão alocados e em como transformar a equipe na mais eficaz possível.

      5. Trabalhe MUITO

É um mito achar que o líder pode trabalhar menos que sua equipe. Pelo contrário, um bom líder costuma ser o que mais trabalha. Por mais que ele distribua bem as funções – o que é muito importante -, ele está sempre a frente pensando em estratégias futuras, inovações e avanços. Ele também tem o compromisso com a entrega de resultados e desenvolvimento de metas. E, o principal, se você é um líder, é importante que sua equipe saiba que você é tão compretido com o seu trabalho quanto ela, que você está junto em empenho e esforço efetivo.

Conheça o curso de Pós-Graduação a Distância em MBA em Liderança Sustentável e Coaching Executivo da Faculdade Unyleya.

LEIA TAMBÉM: 

E-BOOK: Como ser um bom líder

5/5 - (1 vote)
Comentários

QUER SABER SOBRE OS MAIS DE 1.800 CURSOS A DISTÂNCIA?

Saiba mais sobre os cursos de Pós-Graduação EAD

Saiba mais sobre os cursos de Graduação EAD