Connect with us

Inicie Sua Carreira

Provas finais: separamos 8 dicas para você se preparar!

Está preocupado em como dar conta de estudar para as provas finais? Confira as 8 dicas que apresentamos neste post agora mesmo!

provas finais

Se você está com aquela sensação de que o relógio está andando mais rápido agora que precisa estudar para as provas finais, respire fundo! A ansiedade diante do volume de matérias para estudar é normal, afinal temos a rotina corrida e nossa cabeça vai a mil só de pensar: como repassar todo o conteúdo?

Ao organizar melhor o seu dia e aprender a fazer a gestão de tempo você consegue estudar sem deixar de fazer as outras atividades do seu dia a dia.

Quer se dar bem nos exames do final do semestre? Continue a leitura e confira 8 dicas para colocar em prática e começar a se preparar!

1. Comece a estudar o quanto antes

O maior erro do aluno é deixar tudo para a última hora. Mas, quando se trata de provas finais, você sabe que terá muitas matérias para repassar, capítulos de livros para ler e exercícios para resolver.

Então, para que possa ter tranquilidade e um bom rendimento nos estudos, comece o quanto antes. Dessa maneira, quando chegar perto das datas das provas, você já terá assimilado boa parte do conteúdo e pode se dedicar para revisar os tópicos mais difíceis. Além disso, estudando com antecedência, você ganha tempo até mesmo para tirar dúvidas com os professores, caso seja necessário.

2. Crie um plano de estudos

Quando se trata das provas finais, uma dúvida muito comum do estudante é: por onde eu começo? O volume de matérias pode assustar muita gente, porém, vamos reforçar que tudo depende de organização, principalmente para quem trabalha e estuda ao mesmo tempo.

Você precisa criar uma rotina de estudos, definindo um plano diário. Como fazer isso? Elabore um cronograma dividido por horários, inclua todos os seus compromissos e estipule os períodos que serão dedicados para estudar.

Por exemplo: se você chega do trabalho às 19h, pode estipular que, todos os dias, vai estudar das 20h às 22h. Quem acha que rende melhor pela manhã, pode estipular de estudar das 6h às 7h30, por exemplo. Tem ainda quem prefere utilizar o horário do almoço do expediente de trabalho para repassar os conteúdos.

A questão é verificar os intervalos que você tem livre e se disciplinar para repassar as matérias nesses períodos. Por isso, nada de procrastinar, ou seja, deixar de estudar o que foi estipulado para aquele determinado dia. Isso é necessário porque senão as matérias vão se acumular, dificultando ainda mais para você.

3. Faça resumos

Acostume-se a fazer um resumo de estudos. Leia os tópicos que vão cair nas provas finais e selecione os pontos mais importantes, anotando-os em um caderno. Grife as palavras-chave com um marca-texto para que consiga entender melhor cada assunto. Desse modo, quando chegar nos dias que antecedem os exames, fica muito mais fácil para revisar. Aliás, quando você tem o hábito de estudar anotando as informações, também memoriza melhor os assuntos.

4. Evite distrações

Muitos alunos acreditam que o motivo para não ter tempo de estudar para as provas finais é a rotina atribulada. Contudo, em muitos casos, o que atrapalha mesmo são as distrações.

Tem gente que pega os livros, caderno e notebook para estudar, mas deixa o celular ligado junto desses materiais. A cada 10 minutos, dá uma olhada para ver se recebeu alguma mensagem ou para checar as redes sociais.

Sem perceber, a pessoa perdeu muito tempo só de ficar mexendo no smartphone. Além disso, cada vez que ela desvia a atenção dos estudos, perde a concentração, o que leva mais tempo para se concentrar de novo.

A dica é ficar longe dos eletrônicos. Sendo assim, deixe-os guardados na mochila e no modo silencioso para que você consiga ter uma boa produtividade. Se estiver estudando com o notebook, mantenha somente as abas essenciais do seu navegador abertas.

Para evitar ficar levantando o tempo todo e se distraindo também, deixe uma garrafa de água mineral por perto.

5. Resolva provas anteriores

Cada professor tem um estilo para aplicar os exames, por isso, pegue os exercícios, trabalhos e até provas anteriores para entender melhor o que será pedido em cada disciplina. Desse modo, você otimiza os estudos e consegue ter foco nos pontos mais importantes.

6. Invista em outros formatos de estudo

Ficar muito tempo estudando com livros e cadernos pode cansar e fazer o aluno perder o interesse e concentração. Dessa forma, se possível, invista em outros formatos de estudos para que você consiga ter um rendimento melhor e assimilar o conteúdo com mais facilidade.

Uma dica é ler os tópicos e gravar no celular para que depois você possa estudar apenas ouvindo. Aliás, esse truque pode ser interessante até para repassar os assuntos enquanto está indo ou voltando do trabalho, no trajeto do ônibus ou metrô, por exemplo.

7. Seja estratégico

Além de criar um cronograma de estudos, fazer resumos e ficar longe das distrações, é preciso ainda ser estratégico na hora de estudar. Comece a repassar as matérias pelos assuntos mais complicados, em que você vai gastar mais tempo, ou ainda pelos tópicos que servem como referência para entender os demais. Assim, você otimiza os estudos e aumenta seu rendimento.

8. Durma bem

De nada vai adiantar passar horas estudando para as provas finais se o seu corpo e mente estiverem cansados. A recomendação é não sacrificar as horas de sono para fazer as leituras e exercícios. É preciso dormir bem para que você consiga relaxar e até mesmo para que seu cérebro possa registrar tudo o que estudou no dia.

Além de uma boa noite de sono, aposte também em uma alimentação mais saudável para que você tenha disposição e energia para repassar todo o conteúdo e arrasar nos exames.

Viu como é só organizar melhor seu dia e estabelecer um planejamento para conseguir se preparar para as provas finais e estudar com eficiência? Seguindo essas dicas, você não deixa que o nervosismo atrapalhe o seu sonho de conquistar o diploma do ensino superior.

Gostou das informações que trouxemos neste post? Quer acompanhar outros conteúdos que vão ajudar você a lidar melhor com as obrigações da faculdade? Então assine a nossa newsletter agora mesmo!

4.6/5 - (9 votes)
Comentários

QUER SABER SOBRE OS MAIS DE 1.800 CURSOS A DISTÂNCIA?

Saiba mais sobre os cursos de Pós-Graduação EAD

Saiba mais sobre os cursos de Graduação EAD