Connect with us

Insights Confiáveis

Vale a pena fazer uma pós-graduação a distância em Direito?

O curso de Direito proporciona uma formação generalista, uma vez que, durante a graduação, é possível aprender um pouco sobre cada área jurídica. Ocorre que, para aprofundar-se em determinado segmento (como Penal, Civil, Trabalhista, entre outros), é preciso fazer uma especialização.

Nesse momento, o profissional muitas vezes se vê perdido, pois considera que não tem tempo para voltar a estudar porque precisa trabalhar durante o dia todo. Pensando nisso, as instituições criaram a pós-graduação a distância em Direito. No entanto, muitas pessoas ainda têm dúvidas e receios quanto a essa modalidade.

Se você se identificou com a situação que descrevemos, acompanhe o post que vamos mostrar se vale a pena fazer uma pós-graduação a distância na área jurídica e como não errar na escolha da instituição de ensino. Confira!

Quais são as vantagens de realizar uma pós-graduação a distância em Direito?

Melhores oportunidades no mercado de trabalho

A pós-graduação é muito importante para o profissional que busca se destacar no mercado de trabalho que, em geral, encontra-se saturado e, portanto, exige profissionais cada vez mais qualificados.

Assim, realizar uma pós-graduação pode ajudar quem procura por um novo emprego ou deseja crescer em sua área, alcançando cargos mais elevados e com maiores salários.

Flexibilidade de horários

A modalidade a distância permite que até mesmo as pessoas que têm pouco tempo disponível em seu dia consigam realizar uma pós-graduação, uma vez que elas podem estudar no momento em que considerarem mais conveniente, adequando-o aos seus horários livres.

Dessa maneira é mais fácil conciliar o trabalho com os estudos jurídicos, afinal, não é preciso comparecer à sala de aula em dias e horários marcados, sendo possível estudar em situações que podem otimizar o seu dia — como ao ouvir a aula no som do carro enquanto dirige para o trabalho.

Outra vantagem da modalidade é justamente não haver a necessidade de sair de casa, o que permite que você passe mais tempo com a sua família, pois não há desperdício de tempo com deslocamento.

Além disso, existe quem prefira aproveitar o silêncio da noite ou da madrugada para acessar os conteúdos, já outras optam por assistir às aulas de manhã cedo antes do trabalho. No entanto, independentemente de gostos pessoais, somente uma pós-graduação a distância é capaz de proporcionar essa flexibilidade a todos os alunos.

Além disso, você pode dar andamento ao curso conforme o seu ritmo. Sendo assim, é possível concluir rapidamente os assuntos com os quais tem mais facilidade. Já os conteúdos mais complexos e sobre os quais tem menor domínio, você pode revisar a matéria quantas vezes julgar necessário até dominá-la.

Desenvolvimento de novas habilidades

Por fim, como não há uma exigência do professor em sala de aula, quem estuda a distância deve gerenciar o seu próprio tempo, o que permite o desenvolvimento de competências profissionais que, em um curso presencial, não seriam tão relevantes.

Habilidades como proatividade, gestão de tempo, organização, disciplina, autonomia e capacidade de concentração precisam ser aprimoradas pelos alunos para que todo o conhecimento que é passado durante o curso seja aproveitado.

Desse modo, o curso virtual torna-se ainda mais positivo, uma vez que contribui para que o profissional desenvolva competências que são relevantes e procuradas pelas empresas no mercado de trabalho.

Como escolher uma boa instituição de ensino?

Para aproveitar de maneira satisfatória a pós-graduação, é preciso realizá-la em uma instituição de ensino de qualidade. Por isso, separamos alguns critérios que você considerar antes de fazer a sua escolha. Confira:

Avalie a qualidade do material online

Sem dúvidas, o primeiro ponto a ser avaliado deve ser a qualidade do material que é disponibilizado online para os alunos, afinal, é por meio dele que se dará a maior parte do aprendizado.

No dia a dia, o aluno de um curso de especialização acessa o ambiente virtual de aprendizagem (AVA) oferecido pela instituição de ensino. Por isso, é preciso avaliar a qualidade de todo o material disponibilizado que pode ser composto por textos, áudios e vídeos, a depender da faculdade e do curso.

Verifique a confiabilidade da instituição

Para aumentar as suas chances no mercado de trabalho, é fundamental estudar em uma instituição confiável e de qualidade.

Um bom indicativo é verificar se a instituição atende às exigências feitas pelo Ministério da Educação (MEC) para os cursos de pós-graduação. São elas:

  • ao menos 50% dos professores precisam ter título de mestre ou doutor;
  • as especializações devem ter, no mínimo, 360 horas/aula;
  • os alunos devem realizar um projeto final individual.

Assim, a chancela do Ministério da Educação costuma ser vista pelo mercado de trabalho como um selo de qualidade do curso.

Além disso, uma boa pós-graduação a distância em Direito deve contar com um corpo docente formado por profissionais consagrados na área jurídica e com bastante experiência de mercado.

Busque por depoimento de alunos antigos

A melhor forma de avaliar a credibilidade de uma instituição de ensino é considerar o que os alunos de turmas anteriores acham a respeito do curso. Além disso, também é interessante verificar a capacitação das pessoas que já se formaram no local. Afinal, se os ex-alunos têm uma boa colocação profissional, quer dizer que a faculdade é reconhecida pelo mercado de trabalho.

Para tanto, é possível procurar por avaliações na internet, como nas redes sociais ou em plataformas de avaliação, ou até mesmo conversar com seus amigos e conhecidos que já realizaram uma pós-graduação na instituição em que você pretende estudar.

Independentemente da forma estabelecida para realizar a pesquisa — virtual ou presencialmente —, o mais importante é sanar todas as dúvidas e saber quais são as reais impressões das pessoas sobre o serviço prestado e a satisfação delas com a faculdade escolhida.

Como vimos, os cursos de pós-graduação a distância em Direito são uma excelente opção para as pessoas que não têm horários flexíveis, mas desejam melhorar a sua carreira e alcançar melhor posicionamento profissional, uma vez que a especialização proporciona um aprofundado conhecimento sobre determinada área, o que torna o profissional mais qualificado.

Se você tem interesse em realizar uma pós-graduação a distância, nós podemos ajudá-lo. Entre em contato com o CEJUR e conheça nossos cursos!

Avalie post
Comentários

QUER SABER SOBRE OS MAIS DE 1.800 CURSOS A DISTÂNCIA?

Saiba mais sobre os cursos de Pós-Graduação EAD

Saiba mais sobre os cursos de Graduação EAD