Connect with us

Dicas de Estudo

4 livros de Direito Penal que você precisa ter

O Direito Penal é uma ciência fascinante — e não é à toa que vários juristas se enveredam para essa área. Além disso, várias são as opções de carreira nesse ramo jurídico. Podemos citar: delegado de polícia, advocacia criminal, carreiras policiais, entre outras.

Ressaltamos, no entanto, que é essencial que o profissional conte com excelentes livros de Direito Penal, pois esse segmento jurídico passa por mudanças constantes na legislação correlata e conta com diversas divergências doutrinárias e jurisprudenciais. Desse modo, possuir bons livros de apoio traz ao operador do Direito a certeza de poder consolidar o seu conhecimento e atuar de modo seguro.

Ficou interessado em saber um pouco mais sobre o Direito Penal e quais são os melhores livros nessa disciplina que você precisa ter na sua biblioteca? Então, continue a leitura que mostraremos 4 deles. Confira!

Os benefícios de contar com bons livros de Direito Penal

Seja você um concursando, seja um profissional do Direito, ter bons livros é essencial para obter êxito no seu propósito. Uma doutrina completa e bem trabalhada, que transmita ao leitor o conhecimento de modo agradável e fluido, auxilia demais na consolidação do conhecimento e na aplicação prática das ciências jurídicas.

No Direito Penal, essa necessidade se faz ainda mais presente. Ora, são incontáveis as chamadas divergências doutrinárias, bem como as novidades legislativas e jurisprudenciais que trazem ao jurista da seara criminal a necessidade de contar com materiais de apoio para entender casos concretos e fundamentar suas teses jurídicas de modo adequado.

Isso sem falar das incontáveis teorias do Direito Penal que, devido à sua complexidade, precisam ser explicadas de modo muito correto para que o leitor compreenda-as e possa utilizá-las em seus propósitos.

Então, utilizar bons livros de Direito Penal traz diversas vantagens ao operador do Direito e ao concursando. Essas obras servirão de base para a formação do conhecimento e auxiliarão nas diretrizes para a aplicação prática dessa ciência.

Outra dica para potencializar esses benefícios é contar com uma especialização na área por meio de uma pós-graduação a distância e, desse modo, expandir os horizontes do seu conhecimento jurídico criminal.

Conheceremos, a seguir, quais são os melhores livros de Direito Penal da atualidade que você necessita ter na sua biblioteca e, com eles, otimizar seus estudos e alavancar a carreira.

4 livros de Direito Penal indispensáveis à sua coleção

1. Coleção Vade Mecum Temático (Saraiva Jur)

A Saraiva Jur é uma das referências nacionais na produção de obras de legislação seca. Um dos grandes destaques dessa editora são os Vade Mecuns temáticos. O de Direito Penal, por sua vez, é um dos que têm a maior procura entre os estudiosos do ramo jurídico.

Como ressaltamos, a legislação em Direito Penal passa por reformulações constantes, sobretudo no que diz respeito à criação de novos tipos penais ou alterações processuais. Por isso, contar com um dos livros de Direito Penal de maior renome nacional manterá você atualizado de todas essas novidades.

O conteúdo do Vade Mecum Temático conta os seguintes diplomas legais:

  • Código Penal;
  • Código de Processo Penal;
  • Código Penal Militar;
  • Código Processual Penal Militar;
  • Legislação Penal e Processual Penal Especial;
  • Constituição Federal.

Na versão mais recente, todas as legislações estão atualizadas em conformidade com as alterações de 2019. Esse atributo torna essa obra indispensável para o jurista da área criminal.

2. Tratado de Direito Penal (Bittencourt)

É quase impossível falar do Direito Penal no Brasil e não citar o nome de Cezar Roberto Bittencourt. Esse professor e doutrinador é um dos maiores expoentes da disciplina no nosso país e serve como base para atuação de vários profissionais e trabalhos acadêmicos.

A obra “Tratado de Direito Penal” é composta por cinco volumes, que são divididos do primeiro ao último artigo do Código Penal. Essa coleção é extremamente completa e traz a abordagem detalhada de todos os assuntos correlatos às ciências criminais. Desde conceitos e teorias da parte geral até todos os crimes da parte especial, como crimes contra a vida, contra o patrimônio, contra a administração pública e muitos outros.

A linguagem é bastante didática e de leitura muito agradável, o que torna a obra ideal tanto para concursandos quanto para profissionais do Direito.

3. Código Penal Comentado (Delmanto)

O penalista Celso Delmanto também é um dos expoentes de maior destaque no Direito Penal brasileiro de todos os tempos. A sua obra “Código Penal Comentado” é uma referência para estudantes das ciências criminais.

A obra aborda todos os artigos do Código Penal, com comentários pontuais, muito detalhados e extremamente didáticos. Ela é fundamental para que o leitor relacione todos os pontos da legislação seca com suas especificidades e teorias penais aplicadas.

4. Manual de Direito Penal (Junqueira e Vanzolini)

O “Manual de Direito Penal” foi escrito pelos mestres Gustavo Junqueira e Patrícia Vanzolini e objetiva guiar o leitor a um entendimento completo, conciso e aprofundado dos temas do da parte geral do Direito Penal.

A obra apresenta conteúdos muito relevantes como:

  • princípios;
  • teoria geral do crime;
  • teoria da lei penal;
  • teoria da pena;
  • tipicidade, ilicitude, culpabilidade e punibilidade, entre outros.

O livro é bastante didático e reproduz a ciência penal por meio de uma leitura agradável e contextualizada, cheio de exemplos e ilustrações que relacionam os assuntos abordados ao cenário político e histórico.

Ele está entre os livros de Direito Penal preferidos por estudantes da graduação e por concursandos. Além disso, é um ótimo recurso para auxiliar no exercício das atividades de advogados criminalistas, delegados de polícia, entre outros que necessitam de um livro completo para ajudar no exercício de suas profissões.

Portanto, percebemos que os livros de Direito Penal são companheiros indispensáveis tanto para as pessoas que estão se dedicando na preparação de algum concurso público, quanto para profissionais do Direito que atuam na área criminal. Essas obras servem como base para a consolidação do conhecimento jurídico e para a aplicação da teoria nos casos práticos.

É necessário escolher livros de Direito Penal didáticos e de autores conhecidos, que transmitam seu conhecimento de forma agradável e ajude o leitor a compreender todos os institutos desse ramo jurídico. Para potencializar ainda mais seus estudos e conhecimentos no ramo de Direito criminal, considere ainda realizar uma especialização na área. Na modalidade EAD, você aprimora seus conhecimentos e ganha espaço no mercado sem precisar sair de casa. Assim, você ganha tempo e estará sempre se atualizando.

Gostou de conhecer alguns dos melhores livros de Direito Penal? Então, aproveite para saber por que fazer uma pós-graduação pode alavancar a sua carreira!

Já conhece o Graduação em Direito EAD da Unyleya? Clique e veja o curso.

2.6/5 - (9 votes)
Comentários

QUER SABER SOBRE OS MAIS DE 1.800 CURSOS A DISTÂNCIA?

Saiba mais sobre os cursos de Pós-Graduação EAD

Saiba mais sobre os cursos de Graduação EAD