Connect with us

Inicie Sua Carreira

Faculdade para empreendedores: 7 cursos que vão abrir a sua cabeça

Você tem espírito de liderança e almeja trabalhar gerenciando seu próprio negócio? Então confira 7 opções de faculdade para ter sucesso no empreendedorismo!

faculdade para empreendedores

Sonha em ter a própria empresa e gerenciar uma equipe? Tem vontade de empreender e liderar? Então saiba que esse pode ser o caminho para você construir uma carreira brilhante. Quer entender como adquirir os conhecimentos e habilidades necessários para ter um negócio? A dica é buscar uma faculdade para empreendedores.

Isso mesmo! É fundamental escolher um curso que apresente uma matriz curricular que tenha a proposta de preparar o aluno para fazer a gestão de uma empresa e inovar no mercado.

Ficou curioso para saber quais cursos são esses? Então veio ao lugar certo! Continue a leitura e descubra as graduações que vão abrir sua cabeça para você se tornar um empreendedor!

1. Banco de Dados

A graduação em Banco de Dados é da modalidade tecnólogo e tem duração de 2 anos, ideal para quem busca uma faculdade para empreendedores e tem pressa em entrar no mercado de trabalho.

O curso superior prepara o aluno para diferentes etapas que envolvem o banco de dados, como o projeto, modelagem, implementação, documentação e gerenciamento. Assim, ele estuda o funcionamento de plataformas, estruturas de desenvolvimento e administração de sistemas, além de aprender a lidar com processos voltados para a segurança da informação.

No curso, o estudante vê matérias como Teoria Geral da Administração, Cultura Organizacional e Empreendedorismo. Desse modo, ele fica preparado para começar um negócio nessa área.

2. Redes de Computadores

O curso superior tecnológico em Redes de Computadores também é uma formação rápida: tem duração de 2 anos e meio e pode ser uma boa escolha para quem quer ter a própria empresa.

A graduação prepara o aluno para projetar, implantar, gerenciar e integrar redes de computadores, além de realizar as configurações e manutenções. Assim, ele consegue identificar necessidades e propor soluções para o bom funcionamento de redes de computadores e serviços.

O profissional dessa área fica responsável pelos projetos — de pequeno, médio ou grande porte — da infraestrutura de redes de acordo com as especificidades do cliente. Se preferir, pode empreender na área, realizando a administração de redes de outras empresas ou prestando consultoria nesse setor.

3. Marketing

O Marketing é uma área de negócios que tem crescido bastante. Quem quiser se qualificar na área pode fazer um curso superior rápido de tecnólogo com duração de 2 anos. O profissional adquire os conhecimentos e habilidades para traçar estratégias de atração de consumidores e de fortalecimento de marca.

Desse modo, aprende a estudar o mercado, antecipar tendências de consumo e pode trabalhar ainda na área de desenvolvimento de produtos, ações de divulgação e vendas.

É uma das faculdades para empreendedores, pois o aluno aprende sobre Administração, Cultura Organizacional e também Contabilidade.

4. Administração

A Administração é um curso da modalidade bacharelado, com duração de 4 anos, e que apresenta uma matriz curricular completa, pois prepara o profissional para atuar em diferentes áreas, como Gestão Financeira, Marketing, Recursos Humanos, Comércio Exterior, entre outras. Em especial, prepara o candidato que quer ter o próprio negócio, ou seja, almeja empreender no mercado e se tornar um administrador de sucesso.

Isso porque as disciplinas são direcionadas para a gestão em diferentes áreas de uma organização, como de materiais, finanças, equipamentos e recursos humanos, permitindo, desse modo, ter uma visão sistêmica de um negócio.

O aluno aprende ainda a realizar planejamentos, elaborar políticas internas, liderar, negociar, estudar o mercado e se relacionar com clientes e fornecedores.

5. Logística

Outra área que oferece um futuro bem promissor para quem quer ter o próprio negócio é a de Logística. O curso superior tecnológico de 2 anos é, portanto, uma faculdade para empreendedores.

Nesse campo, o profissional trabalha nos segmentos de distribuição, armazenamento e transporte, podendo atuar em diferentes setores no mercado, como agronegócio, indústria, comércio e serviços.

A graduação tem uma matriz curricular voltada para o aluno adquirir o conhecimento e habilidades para administrar materiais e recursos, negociar compras, valor de fretes, realizar planos estratégicos e também para lidar com importação e exportação.

O tecnólogo em Logística é capacitado também para realizar o planejamento de estoque e de armazenagem, tanto nas questões de movimentação interna quanto no transporte para outros pontos, centros de distribuição e varejo.

6. Ciências Contábeis

A carreira como contador também oferece boas perspectivas, inclusive para quem deseja empreender. A graduação em Ciências Contábeis é do tipo bacharelado e tem duração de 4 anos.

O aluno adquire qualificação para realizar o registro, organização, análise e auditoria de operações e dados relativos às finanças e ao patrimônio de organizações de diferentes portes e setores. O objetivo é que todos esses processos estejam adequados à legislação e normas vigentes.

O diploma nessa área permite que o profissional tenha seu próprio negócio, pois ele sabe como fazer um planejamento estratégico de empresas, além de manter em ordem todas as questões relativas aos tributos e às finanças, controlando todas as entradas e saídas de recursos.

7. Gestão de RH

A nossa última sugestão de faculdade para empreendedores é para quem se identifica com a liderança de equipes. Estamos falando do curso de tecnológico em Gestão de RH, que tem duração de 2 anos.

O curso superior nessa área é bem completo, pois capacita o profissional para o gerenciamento dos funcionários de empresas de qualquer tamanho. Desse modo, ele adquire competência para realizar os processos burocráticos de RH, como as documentações, admissões, demissões e também para acompanhar todas as mudanças das legislações trabalhistas.

O gestor de Recursos Humanos realiza ainda procedimentos de recrutamento, plano de carreira e pode atuar ainda nas políticas salariais da empresa. Trabalha também em ações que garantam o bem-estar das equipes, o que se reflete em um clima organizacional mais sadio e aumento da produtividade dos colaboradores.

Se você quer lançar um novo negócio no mercado, precisa se capacitar em uma instituição de ensino de referência, como a Faculdade Unyleya, que oferece a comodidade de fazer um curso superior de qualidade a distância. Comece a se programar e escolha uma faculdade para empreendedores para dar início a uma trajetória profissional ascendente!

Gostou das dicas que apresentamos neste post? Então confira também os melhores conselhos para começar sua carreira com o pé direito!

Avalie post
Comentários

QUER SABER SOBRE OS MAIS DE 1.800 CURSOS A DISTÂNCIA?

Saiba mais sobre os cursos de Pós-Graduação EAD

Saiba mais sobre os cursos de Graduação EAD