Connect with us

Bit&Byte

Afinal, o que é inteligência cibernética?

Quer descobrir o que é inteligência cibernética e saber mais sobre o assunto? Então clique aqui agora mesmo e confira o conteúdo que preparamos!

inteligência cibernética

Com a ascensão da tecnologia e soluções baseadas nos meios digitais, novas necessidades naturalmente surgem. E é nesse sentido que nasce a importância de conhecer a inteligência e segurança cibernética além de tudo o que esse universo envolve.

No cenário corporativo, um conceito complementa o outro, e esse conhecimento dá aos gestores mais poder de implementação de soluções seguras, tanto para infraestruturas físicas quanto para plataformas e serviços digitais.

Assim, dada a importância, abordaremos aqui a definição de inteligência cibernética, suas divisões, relação com a segurança da informação, importância para o meio empresarial, e diversos outros aspectos. Quer ficar por dentro de tudo isso? Então continue a leitura e confira o que preparamos para você!

O que é inteligência cibernética?

Na área de tecnologia, inteligência é um termo bastante conhecido e utilizado, inclusive no nosso país. No caso da inteligência cibernética, a ideia é conhecer e controlar os perigos que surgem no meio cibernético, ou seja, na internet. Assim sendo, esse conceito foca em ambientes externos à empresa — diferentemente da segurança da informação, da qual falaremos mais adiante.

A ideia é voltar os esforços para o entendimento das possibilidades de perigos da rede que possam trazer prejuízos para os negócios de uma companhia. Dessa forma, contar com um serviço de inteligência e perícia cibernética é uma forma de evitar ser vítima de males do meio digital que possam comprometer a integridade da empresa.

Quais são os grupos nos quais ela se divide?

Dentro da inteligência cibernética, existem algumas definições que valem a explicação, de modo a tornar mais fácil o entendimento desse assunto.

Guerra cibernética

Uma guerra cibernética é, basicamente, definida por ataques virtuais às estruturas táticas ou estratégicas de um oponente, seja com o intuito de espionar ou de sabotar suas atividades.

Com o apoio do Estado, hackers invadem computadores e redes cujo mau funcionamento prejudique o desempenho de pontos estratégicos para o sucesso de seus concorrentes ou inimigos políticos.

Invasões desse tipo costumam funcionar de maneira semelhante: o hacker estuda o sistema de forma profunda, descobre suas vulnerabilidades e utiliza esses pontos de falha para controlar, desestabilizar ou destruir o sistema.

Terrorismo cibernético

Enquanto isso, o conceito de terrorismo cibernético é bem diferente: essa definição é utilizada quando nos referimos ao uso da internet para propagar e executar atitudes violentas que gerem mortes ou que venham a ferir outras pessoas, com o intuito de obter vantagens ideológicas ou políticas.

Além disso, práticas que interrompam propositalmente e em larga escala o funcionamento das redes de computadores — principalmente de computadores pessoais conectados à internet — por meio de vírus, códigos e dispositivos maliciosos também podem ser consideradas como terrorismo cibernético.

Ativismo cibernético

Já o ativismo cibernético — que também é conhecido como ciberativismo — é uma forma de iniciativa de oposição de ideias e realização de protestos que ocorre nos meios digitais.

Apesar de normalmente ocorrer por meio da internet, essa prática também pode ser feita por meio de tecnologias como o SMS, por exemplo.

O intuito é o de utilizar a comunicação entre dispositivos digitais para mobilizar grupos, divulgar ideias e realizar protestos.

Qual é a relação entre segurança da informação e inteligência cibernética?

Em meio aos diversos termos que definem tecnologias, tendências e práticas no meio digital, é importante esclarecer a diferença entre a segurança da informação e a inteligência cibernética.

A segurança da informação é um ramo que foca na proteção dos ativos de uma instituição — isso inclui suas propostas comerciais, relatórios, dados de clientes, contratos, informações bancárias, propriedade intelectual, entre outras informações. Nessa definição, todas as ações são voltadas para o interior do negócio e em tudo que abrange a proteção dos meios digitais dele.

Enquanto isso, a ideia da inteligência cibernética é a de monitorar e tratar ameaças que eventualmente surjam nos meios digitais. Dessa forma, o foco desse conceito é o espaço externo à empresa, buscando compreender os possíveis riscos e tecnologias maliciosas, evitando, assim, que tragam prejuízos para o negócio. Você conhece nosso Centro de Tecnologia?

Quais são os principais ataques cibernéticos?

Os ataques cibernéticos podem ocorrer de diversas maneiras. A seguir, mencionamos as principais delas.

Backdoor

inteligência cibernética

De forma sucinta, um backdoor é semelhante a um “cavalo de troia”. Ele permite que o invasor tenha acesso ao sistema do usuário atacado e dá a possibilidade de alterar e apagar dados, instalar programas, enviar e-mails, roubar informações e controlar totalmente o sistema infectado.

Phishing

Já o phishing age de maneira diferente. Esse, que é um dos mais clássicos tipos de golpes virtuais, consiste na seguinte situação: um usuário recebe uma mensagem com um link malicioso que, ao ser clicado, pode instalar vírus, roubar dados bancários ou invadir e controlar o sistema.

Apesar de comum, vale notar que esse tipo de ataque não ocorre apenas via e-mail. Os cibercriminosos podem utilizar tecnologias alternativas para espalhar esses links, como chats, propagandas ou até mesmo SMS, visando um número maior de vítimas.

Spoofing

Spoofing é um termo que define a falsificação do protocolo de internet — o famoso endereço IP. Essa prática é um tipo de ataque cibernético que falsifica a comunicação entre máquinas e dispositivos conectados à rede, enganando usuários ao se passar como uma fonte ou serviço confiável.

Dos e DDoS

DoS e DDoS são tipos de ataques bastante semelhantes. Sucintamente, tem-se que o ataque DoS é uma sobrecarga feita em um computador — normalmente um servidor — de modo que ele fique indisponível para o usuário.

Enquanto isso ataques DDoS vão um pouco além: nessa prática, utiliza-se um computador principal que comanda vários outros para atacar um ou mais servidores.

Qual é a importância da segurança cibernética?

Os prejuízos que um ataque cibernético pode trazer para um negócio são imensos e, nos últimos anos, diversas companhias têm sido vítimas de cibercriminosos. Entretanto, dar atenção à segurança cibernética pode evitar problemas dessa natureza.

Ao contar com uma equipe especializada, é possível contar com serviços como monitoramento, investigações focadas em vulnerabilidades, análise de dados e ações que previnam ataques virtuais.

Ao permitir que especialistas estejam à frente dessa área numa empresa, é possível utilizar os dados obtidos para desenvolver estratégias efetivas de defesa virtual e impedir que dados sigilosos sejam roubados ou vazados.

Além disso, profissionais com experiência em segurança digital estão mais aptos a criar estratégias que evitem a queda de serviços e sites — um problema que pode afetar tanto a empresa quanto seus clientes de forma direta e imediata.

Assim, fica clara a importância de dar a devida atenção para a cibersegurança e ao conhecimento das melhores práticas e estratégias de prevenção de ataques à infraestrutura de um negócio.

Compreendeu o que é a inteligência cibernética e como ela é fundamental para o sucesso dos negócios? (Saiba mais sobre o Centro de Excelência em Tecnologia e Cibernética Unyleya) Aproveite e compartilhe este conteúdo com seus amigos nas redes sociais!

5/5 - (4 votes)
Comentários

QUER SABER SOBRE OS MAIS DE 1.800 CURSOS A DISTÂNCIA?

Saiba mais sobre os cursos de Pós-Graduação EAD

Saiba mais sobre os cursos de Graduação EAD