Connect with us

Especialize-se

8 profissões diferentes para você se especializar

Quer conhecer profissões diferentes para mudar de carreira? Este post traz uma lista com 8 opções que você não pode deixar de conferir.

profissões diferentes

Com o mercado de trabalho em constante evolução, manter-se atualizado e relevante é uma necessidade para qualquer profissional. Muitas vezes, uma transição de carreira se torna o melhor caminho para ter acesso a novas oportunidades e garantir uma boa colocação. Nesse sentido, vale a pena conhecer algumas profissões diferentes nas quais você pode se especializar.

Isso é interessante porque, com as transformações do mercado, é inevitável que algumas carreiras percam espaço, enquanto outras surgem para atender às demandas da sociedade. Desse modo, é importante buscar cursos de pós-graduação para adquirir conhecimento e continuar crescendo na sua vida profissional.

Diante disso, listamos 8 profissões diferentes que reservam um futuro bastante promissor para quem aposta nelas. Ficou interessado? Continue acompanhando este post para conhecer cada uma e descobrir o que é preciso para iniciar a carreira. Boa leitura!

1. Coaching

O coach é um tipo de profissional que se tornou bastante conhecido nos últimos anos e tem tudo para continuar atendendo a um público cada vez maior, conforme as pessoas passam a conhecer os benefícios que ele pode proporcionar. Isso porque o foco do trabalho do coach é ajudar os indivíduos a reconhecer o próprio potencial e atingir suas metas, tanto profissionais quanto pessoais.

Para isso, o profissional utiliza uma série de técnicas e ferramentas que mesclam conhecimentos de áreas como Psicologia, Administração e Neurociência, entre outras. Além disso, é possível se especializar em Coaching voltado para diversas áreas. As pós-graduações em Coaching em Enfermagem, Educacional, Jurídico e Executivo são alguns exemplos.

2. Engenharia de Petróleo e Gás

Por se tratar de uma das principais fontes de energia do mundo, o petróleo movimenta um mercado bastante aquecido. Consequentemente, existe uma grande demanda por profissionais com conhecimento sobre os processos que envolvem a extração de petróleo e gás e a produção de derivados de petróleo.

Assim, quem tem formação em Engenharia de Petróleo e Gás costuma encontrar muitas oportunidades no setor petrolífero, em empresas como as refinarias e as indústrias petroquímicas. Com uma boa pós-graduação no currículo, é possível ocupar desde cargos ligados ao desenvolvimento de equipamentos para extração de petróleo até postos de liderança.

3. Gestão de Mídias Sociais

Essa é uma das novas profissões diferentes que surgiram graças aos avanços tecnológicos típicos do século XXI. Com as redes sociais ocupando um espaço importante nas vidas das pessoas, as empresas têm que se adaptar para estar presentes nesses ambientes digitais e usá-los a seu favor.

Nesse cenário, o gestor de mídias sociais é um profissional que conhece as estratégias necessárias para promover uma marca nas redes, estabelecendo uma conexão com o público-alvo e ajudando o negócio a crescer no mercado. Para se preparar para atuar na área, um curso como o MBA Executivo em Marketing e Redes Sociais faz toda a diferença.

4. Inteligência Policial

Para quem se interessa por investigações criminais, essa deve ser uma das profissões diferentes mais atrativas. Afinal de contas, o setor de inteligência é responsável por auxiliar as investigações, planejando operações e atividades capazes de obter provas e indícios consistentes de um crime e de sua autoria.

Vale ressaltar que a pós-graduação em Inteligência Policial é indicada não só para profissionais da Segurança Pública, mas para quem é do meio acadêmico e quer ingressar nesse ramo como especialista e consultor. Com a crescente repressão à criminalidade, a tendência é que a sociedade continue necessitando de muitos profissionais nessa área.

5. Investigação de Crimes Digitais

Entre as muitas novidades que as novas tecnologias trouxeram para o cotidiano do mundo moderno, algumas não são positivas. É o caso dos crimes digitais — também chamados de cybercrimes —, que se tornam cada vez mais constantes, à medida que o acesso aos dispositivos tecnológicos e à internet é democratizado.

Para combater esse problema, foi preciso que surgissem profissionais especializados não só em investigar, mas também em prevenir crimes como o furto de dados pessoais, as fraudes durante compras em lojas virtuais e a difamação na internet. A capacitação indicada para quem deseja atuar nesse ramo é a pós-graduação em Prevenção e Investigação de Crimes Digitais.

6. Jornalismo Digital

Essa é mais uma opção entre as profissões diferentes que são ligadas às novidades tecnológicas. Com tantas pessoas usando a internet para se comunicar, é imprescindível que o Jornalismo também chegue até elas por meio desse recurso, sem deixar de lado o trabalho feito nos jornais impressos, na televisão e no rádio.

Desse modo, quem quer migrar para o Jornalismo Digital pode cursar uma especialização nessa área para compreender melhor como utilizar as ferramentas disponíveis para distribuir conteúdo digital de qualidade. Sites, blogs, aplicativos e redes sociais são apenas alguns exemplos de plataformas nas quais o profissional pode atuar.

7. Marketing de Moda

Quem gosta de moda sabe que esse é um setor bastante dinâmico, com novidades que surgem a todo o momento e que dependem de boas estratégias de Marketing para chegar ao público. Por isso, profissionais especializados nessa área são absolutamente imprescindíveis para o sucesso de uma marca.

Assim, uma pós-graduação em Marketing de Moda é uma ótima maneira de adquirir conhecimentos específicos de Neuromarketing e comportamento do consumidor, entre outros necessários para atuar na área. Com isso, é possível ficar alinhado às principais tendências do mercado e realizar um excelente trabalho em empresas de moda.

8. Saneamento Ambiental

A preocupação com o meio ambiente e a qualidade de vida de modo sustentável tem dado origem a diversas profissões diferentes das que se via há algum tempo. Projetos e obras de saneamento — como as redes de abastecimento de água, de coleta de esgoto e de drenagem pluvial — são indispensáveis, mas precisam causar o menor impacto possível à natureza.

A função do profissional especializado em Saneamento Ambiental é, justamente, buscar soluções para que os sistemas de saneamento não prejudiquem a preservação do meio ambiente. Uma vez que há uma legislação ambiental que precisa ser seguida, esse tipo de trabalho é indispensável tanto em empresas do setor privado quanto em órgãos públicos.

Como você deve ter percebido ao longo do post, existem vários tipos de pós-graduação voltados para profissões diferentes e atuais. Então, escolha aquela que mais combina com o seu perfil e busque uma formação de qualidade, que vai garantir o preparo necessário para construir uma carreira de sucesso no mercado de trabalho.

Gostou das profissões diferentes que listamos aqui? Assine a nossa newsletter e receba atualizações sobre outros posts como este e muito mais!

Avalie post
Comentários

QUER SABER SOBRE OS MAIS DE 1.800 CURSOS A DISTÂNCIA?

Saiba mais sobre os cursos de Pós-Graduação EAD

Saiba mais sobre os cursos de Graduação EAD