Connect with us

Inicie Sua Carreira

Curso de Redes de Computadores: saiba como funciona essa graduação!

Gosta do setor de Tecnologia da Informação e quer atuar na área? Então, conheça mais a respeito do curso de Redes de Computadores!

curso de redes de computadores

O curso de Redes de Computadores pode ser realizado a distância e é ideal para pessoas que concluíram o Ensino Médio e que desejam ter uma carreira de sucesso em desenvolvimento de redes de computadores. Apesar de ser mais curto do que as graduações tradicionais, você receberá um diploma de Ensino Superior completo.

Durante as aulas, é possível desenvolver novas habilidades e ser capaz de projetar, administrar, implantar e integrar redes de computadores. Assim, poderá viabilizar soluções, identificar necessidades, desenvolver especificações e fazer a manutenção de redes e seus serviços.

Quer saber mais sobre o curso de Redes de Computadores? Então, continue a leitura!

Qual é a duração do curso?

Por ser oferecido na modalidade tecnólogo, o curso de Redes de Computadores tem duração de dois anos e meio, totalizando 2.010 horas e cinco períodos. Esse tipo de graduação tem diversas vantagens em relação às tradicionais, especialmente no que se refere ao mercado de trabalho.

Os cursos superiores de tecnologia foram criados para preencher a demanda em áreas específicas. Eles atendem a nichos determinados e acompanham suas necessidades, de forma que o profissional tecnólogo seja capaz de produzir resultados com eficiência.

O que é estudado nessa graduação? 

O curso de Redes de Computadores tem uma formação acadêmica objetiva. As aulas abordam conteúdos relacionados à rotina da profissão e permitem que os alunos coloquem a teoria em prática.

Entre as principais disciplinas dessa graduação, estão:

  • Comunicação e Linguagem;
  • Teoria Geral da Administração;
  • Matemática Básica;
  • Algoritmos e Lógica de Programação;
  • Arquitetura de Computadores;
  • Sistemas Operacionais;
  • Responsabilidade Social e Desenvolvimento Sustentável;
  • Estatística Básica;
  • Banco de Dados;
  • Diversidade e Cultura Organizacional;
  • Infraestrutura de Redes
  • Segurança em Sistema de Informação;
  • Redes de Computadores;
  • Arquitetura de Redes;
  • Protocolos e Serviço de Redes;
  • Segurança de Sistemas Operacionais;
  • Empreendedorismo;
  • Gerência de Projetos;
  • Governança de TI;
  • Administração e Gerenciamento de Redes;
  • Segurança de Redes;
  • Planejamento e Gestão da Qualidade de Redes.

Quais são as funções de um profissional de Redes de Computadores?

Com a transformação digital, as empresas passaram a precisar de grandes extensões de redes e diversos computadores realizando os seus trabalhos. Para que tudo funcione bem, é necessário ter um profissional especializado em redes.

Ele é o principal responsável por instalar, projetar e configurar a infraestrutura de redes de computadores das organizações. Ao conectar vários dispositivos à internet, também é possível criar sistemas de redes para o armazenamento de arquivos. Além disso, o profissional de redes faz o diagnóstico e soluciona problemas relacionados à segurança e à configuração de dados desses sistemas.

Um tecnólogo em Redes de Computadores recebe, em média, R$4.831,78. Mas o rendimento é muito variável e depende da experiência no mercado, o que pode fazer com que ultrapasse R$13 mil.

Quais cargos pode ocupar?

A carreira do tecnólogo em redes é promissora para atuar em diversas funções no mercado de trabalho. Veja algumas opções.

Administrador de redes

Esse profissional é responsável por implementar e monitorar a rede de computadores. Ele gerencia redes de dados e servidores em ambientes que utilizam Big Data, por exemplo. Também é possível atuar na configuração da estrutura de rede e no atendimento aos usuários.

Gestor de redes

Além de criar projetos de redes para as empresas, esse profissional trabalha na gestão da equipe de técnicos e de analistas de suporte. Ele é responsável por garantir que o time de TI esteja trabalhando sem colocar em risco a privacidade da empresa.Por isso, é comum trabalhar em conjunto com outros profissionais, como cientistas de dados.

Analista de suporte

Esse profissional trabalha para garantir a infraestrutura de TI necessária para usuários e aplicações. Ele instala e configura softwares de segurança que protegem contra ataques de hackers. Além disso, o analista de suporte também é responsável pela criação e manutenção de backup.

Como está o mercado de trabalho para essa área?

O mercado de trabalho para quem atua com Tecnologia da Informação (TI) está aquecido e com alta empregabilidade. Estima-se que a área possa apresentar déficit de 290 mil profissionais em 2024. Por isso, quem se forma em Redes de Computadores dificilmente vai ficar desempregado.

Além do alto número de vagas para poucas pessoas capacitadas na concorrência, as empresas reconhecem a importância desse profissional. Organizações de diversos portes e setores precisam desse conhecimento para elaborar uma rede de computadores segura e com boa conectividade.

Outra opção para quem se forma em Redes de Computadores é trabalhar no setor público, atuando para o governo. Para isso, é necessário prestar concursos públicos, tanto em prefeituras quanto em órgãos estaduais e da União.

Quem deseja atuar de forma autônoma também encontra um mercado receptivo. Muitos profissionais optam por trabalhar com a montagem de redes domésticas e com análise, correção e melhoria de falhas nas redes de computadores.

Em que áreas pode atuar?

Conheça algumas áreas em que o tecnólogo em Redes de Computadores pode atuar.

Segurança de redes

Problemas na configuração de redes aumentam os riscos de ataques cibernéticos, por isso, é essencial saber configurar uma rede de forma adequada. Assim, ter conhecimento avançado em segurança digital aumenta a oferta de trabalho em grandes empresas.

Diagnóstico e gerenciamento de redes

Nessa área, o profissional deve analisar as inúmeras formas de ocorrências na infraestrutura de TI. Para isso, precisa monitorar a coleta de dados e os recursos gerenciados para desenvolver soluções por meio de ferramentas que identificam em qual parte da estrutura está o erro a ser resolvido.

Computação em nuvem

Muitas empresas usam recursos que permitem acessar todos os dados por meio de um dispositivo com conexão à internet para automatizar e flexibilizar os processos. Por isso, a computação em nuvem vem ganhando cada vez mais destaque na vida do profissional que trabalha com redes de computadores.

Cabeamento estruturado

Essa área permite atuar com supervisão e consultoria para obras de cabeamento estruturado comercial. O objetivo é proporcionar conexões de alta velocidade. Sem isso, paralisações podem ocorrer nas redes, deixando o sistema mais inseguro.

Quem faz o curso de Redes de Computadores deve gostar de tecnologia, informática e matemática. Além disso, pensamento lógico, organização, capacidade de resolver problemas e trabalho em equipe são características fundamentais para esse profissional. Para isso, é preciso saber se comunicar bem, delegar tarefas e distribuir atividades.

Gostou do assunto? Quer saber por que a educação a distância pode ser a sua melhor escolha para a sua vida? Então, baixe nosso e-book e complemente a leitura!

4/5 - (1 vote)
Comentários

QUER SABER SOBRE OS MAIS DE 1.800 CURSOS A DISTÂNCIA?

Saiba mais sobre os cursos de Pós-Graduação EAD

Saiba mais sobre os cursos de Graduação EAD