Connect with us

Inicie Sua Carreira

Por que iniciar uma graduação? Nós apresentamos 7 motivos para estudar!

Quer saber por que iniciar uma graduação? Confira este post agora mesmo para conhecer 7 motivos pelos quais vale a pena estudar!

motivos para estudar

Muitas pessoas têm dúvidas sobre valer a pena entrar no curso superior e concluir uma graduação. Você pensa sobre isso? Sem dúvida, o mercado de trabalho atual oferece mais valorização para profissionais capacitados. As pessoas com diploma de Ensino Superior trabalham em cargos mais complexos e recebem maiores salários.

Com isso, existem diversos motivos para estudar. Não apenas relacionados à maior média salarial e às oportunidades na carreira, mas também, a vários aspectos pessoais e profissionais que você pode desenvolver ao começar a faculdade — e depois dela, já que também vale a pena continuar se qualificando.

Se o seu desejo é encontrar ótimas oportunidades no mercado de trabalho, é interessante investir em si mesmo. Conheça 7 motivos pelos quais vale a pena cursar a graduação!

1. Desenvolvimento de novas habilidades

Como falamos, o mercado de trabalho valoriza os profissionais qualificados. Isso não se deve apenas à necessidade de pessoas com habilidades técnicas em cada profissão. Uma das principais razões é o fato de que as áreas profissionais estão em constante atualização.

Acontece, inclusive, de algumas profissões deixarem de existir e de outras carreiras aparecerem por conta desse movimento no mercado. Imagine que há poucas décadas não existiam tantas profissões voltadas para a tecnologia. Hoje, a tendência é que surjam ainda mais carreiras específicas nessa área.

Por isso, é preciso estar atento e desenvolver as novas habilidades das quais o mercado precisa. Fazer uma faculdade impulsiona você a entrar em um campo e ser um ótimo profissional nele. A graduação oferece os recursos básicos para iniciar sua caminhada.

2. Expansão dos conhecimentos

Além das habilidades técnicas para realizar o trabalho em determinada profissão, a faculdade também expande seus conhecimentos — não só na área profissional, mas de modo geral. Essa vantagem também traz diferenciais importantes para exercer seu trabalho, pois as empresas precisam cada vez mais de pessoas versáteis.

Na faculdade, você não apenas assiste aulas sobre as funções que vai realizar na sua carreira ou lê livros profissionais. Há, também, diversas leituras interessantes, discussões em sala e participação em experiências diferentes, que vão expandir seus conhecimentos sobre a vida, o mercado profissional, o trabalho em equipe etc.

Sem dúvida, tudo isso faz diferença para o seu futuro. Inclusive, durante a faculdade, há possibilidade de você mudar a mente sobre o que queria fazer profissionalmente. São tantas novas coisas a serem conhecidas que as suas ideias sobre o futuro profissional, de fato, podem se ampliar muito.

3. Oportunidade de melhores salários

Não podemos deixar de citar a melhoria salarial como um dos motivos para estudar. Já falamos que o diploma de curso superior faz diferença no currículo. Ele torna a empregabilidade maior, protegendo você do desemprego, além de oportunizar chances de crescimento profissional e ocupação de vagas com melhores salários.

De modo geral, profissionais que concluíram apenas o Ensino Médio realizam funções mais generalistas. Enquanto isso, as empresas contratam pessoas com Ensino Superior para cargos de gestão e liderança — nos quais os salários e os benefícios costumam ser bem atrativos.

Assim, a faculdade — e também os cursos de pós-graduação — capacita você para buscar melhores condições de trabalho. Quanto mais qualificado um profissional se apresentar, mais importante a presença dele será para a empresa. Afinal, ele é um diferencial para o sucesso do negócio.

4. Chance de fazer networking

Você já pensou sobre o seu networking? A palavra significa “rede de contatos profissionais” e é fundamental para o sucesso na carreira. Quando você tem bons contatos, as pessoas se lembram do seu nome ao ver uma boa oportunidade de emprego. Então, elas podem indicar você.

Quais são as melhores pessoas para compor um networking? Sem dúvida, os colegas e professores de faculdade estão na lista. Quem é bom aluno e sabe se relacionar bem em sala consegue acompanhar várias oportunidades interessantes por meio de alunos e docentes.

Então, vale a pena considerar mais esse motivo para estudar na graduação. Você amplia seu mundo profissional e faz contatos que poderão ser significativos, não apenas no início da carreira, mas durante toda a sua vida. Inclusive, seus colegas podem se tornar até seus sócios em um negócio, quem sabe?

5. Crescimento pessoal

Toda experiência de estudos ou de profissão não afeta apenas a sua carreira. Elas também promovem crescimento pessoal. Assim, esse é mais um ponto para responder à pergunta: como o ensino superior pode ajudar? Além da carreira, sua vida pessoal se beneficia da graduação.

A explicação é simples: a faculdade se trata de uma vivência nova. É um local onde se tem contato com pessoas diferentes, que ampliam sua visão sobre o mundo, as profissões etc. Os professores trazem questões com as quais muitos alunos não tinham se deparado ainda.

Boa parte do que se vive na graduação é novidade. E, claro, toda novidade tem potencial para nos fazer crescer muito. Não deixe de aproveitar essa experiência para se aproximar de pessoas e discussões novas e alcançar mais crescimento pessoal.

6. Construção de uma carreira sólida

A construção de uma carreira sólida depende de vários aspectos que estamos comentando neste post. Por exemplo, as habilidades, os conhecimentos, o networking e o seu crescimento pessoal. Todos eles são passos que precisam ser dados para uma caminhada profissional de sucesso.

Com isso, fica nítido que a faculdade é uma etapa fundamental. Construir uma carreira sólida sem ter um curso superior é bem mais difícil, já que o diploma da graduação se tornou mais um requisito do que um diferencial para as empresas. Hoje, obtém destaque quem apresenta elementos para além da graduação — ela é o primeiro passo.

7. Possibilidade de conquistar bom emprego

Por fim, se você deseja ter um bom emprego, seja atuando em uma empresa, seja fazendo um concurso público, ou mesmo empreendendo, a faculdade ajuda a conquistar isso. Objetivos desse tipo são um dos benefícios centrais de estudar.

Os estudos, tanto na graduação quanto além dela, são a chave que você precisa para abrir novas portas na sua vida profissional. Viu como existem muitos motivos para estudar? Nunca deixe de investir na própria qualificação e de enriquecer seu currículo com novas experiências. Com certeza, esses esforços farão muita diferença no seu futuro!

Nós, da Unyleya, estamos preparados para ajudar você a alcançar o sucesso profissional. Conheça os cursos que oferecemos e escolha o seu!

5/5 - (1 vote)
Comentários

QUER SABER SOBRE OS MAIS DE 1.800 CURSOS A DISTÂNCIA?

Saiba mais sobre os cursos de Pós-Graduação EAD

Saiba mais sobre os cursos de Graduação EAD