Connect with us

Vox Jurídica

Confira 9 podcasts sobre Direito para você se atualizar no dia a dia

Deseja conhecer alguns podcasts sobre Direito e ficar atualizado com os principais assuntos jurídicos? Confira nosso post sobre esse assunto!

podcasts sobre direito

O mercado de trabalho exige atualização constante dos profissionais. Para se destacar na carreira, é essencial acompanhar as novidades da sua área de atuação. Mas como fazer isso em meio à rotina corrida?

O dia a dia atarefado do operador do Direito não permite tempo para se atualizar. Por isso, uma excelente forma de ficar por dentro dos assuntos mais recentes e comentados na área jurídica é acompanhar os podcasts sobre Direito.

Para quem tem uma rotina de trabalho intensa, é essencial saber aproveitar os pequenos momentos livres, como o tempo preso no trânsito, na fila do banco ou durante uma viagem. Até mesmo na academia é possível se atualizar enquanto pratica atividades físicas.

Quer saber como os podcasts podem ser utilizados para sua atualização profissional? Confira este artigo que preparamos sobre o assunto!

Como funcionam os podcasts

Os podcasts são arquivos de áudios que funcionam de forma similar aos programas de rádio, ou seja, são mídias de transmissão de informações. Eles são meios bem democráticos, pois podem ser produzidos por qualquer pessoa que tenha interesse em compartilhar conteúdo nesse formato.

Esses conteúdos são gravados e disponibilizados na internet para serem ouvidos por meio de serviços de streaming — como iTunes, Spotify ou SoundCloud — ou para download. Para acessar os podcasts, é preciso buscar os conteúdos que são de seu interesse — na plataforma de streaming de sua preferência ou no próprio site —, realizar a inscrição no canal e acompanhar as publicações.

Vantagens de escutar podcasts sobre Direito

A principal vantagem de escutar podcasts é, sem dúvida, a possibilidade de se atualizar sobre determinado assunto em qualquer lugar e horário. Outro benefício é conhecer opiniões diferentes sobre determinado assunto, o que ganha destaque quando falamos sobre a área jurídica com novas teses surgindo frequentemente.

Como esses arquivos de áudio são bem leves, outra vantagem é a possibilidade de serem baixados e reproduzidos em diferentes dispositivos, como celular, tablet, notebook ou computador. Além disso, costumam ser gratuitos, o que os torna muito acessíveis.

9 podcasts importantes sobre Direito

Para facilitar sua busca pelos melhores conteúdos, trouxemos 9 dicas de podcasts que se destacam no meio jurídico e que ajudarão você a se manter em dia com as principais notícias e novidades da área. Confira!

1. Salvo Melhor Juízo

Esse podcast é apresentado por três amigos que debatem sobre diferentes temas relacionados ao Direito. Eles utilizam uma linguagem leve e acessível, mas em um formato aprofundado. Por isso, é uma excelente escolha tanto para profissionais iniciantes quanto para os mais experientes.

Os episódios são quinzenais e, para ouvir ou baixá-los, basta acessar diretamente o site do Salvo Melhor Juízo. O podcast também está disponível no SoundCloud.

2. Direito 4.0

O canal conta com a participação de grandes profissionais que estão revolucionando o Direito e fala sobre temas relacionados à tecnologia e à criatividade. Para isso, aborda assuntos como jurimetria, novas atuações na advocacia, empreendedorismo jurídico, entre outros temas relacionados à inovação tecnológica. Os conteúdos estão disponíveis no site do Direito 4.0 e no Spotify.

3. Direito Digital Cast

Esse programa trata de Direito Digital e Tecnologia. Seus episódios abordam temas como smart contracts, segurança e privacidade de dados, bitcoin, blockchain, entre outros assuntos sobre o futuro do Direito na era digital. O podcast Direito Digital Cast pode ser acessado pelo Spotify.

4. JurisCast

O programa traz conteúdos sobre diversos assuntos do Direito, incluindo os mais atuais, como marketing jurídico, Inteligência Artificial, Direito Digital e fake news. Para abordar esses temas, são realizadas entrevistas com especialistas de diversas áreas.

Os episódios são disponibilizados diretamente no site do JurisCast e também podem ser acessados pelo SoundCloud.

5. Direito ao Ponto

Com episódios diários, o Direito ao Ponto repercute os principais acontecimentos do mundo jurídico. Com uma linguagem direta e acessível, o programa informa sobre as notícias jurídicas mais importantes do dia e as decisões dos principais tribunais do país.

Seus episódios são curtos — de até 10 minutos — e podem ser acessados pelo site do Direito ao Ponto. Também estão disponíveis no iTunes, no Spotify e no Google Podcasts.

6. Negócios, TI & Direito

Criado em 2019, o podcast Negócios, TI & Direito discute sobre o impacto da tecnologia na área jurídica. Para isso, os episódios abordam assuntos como Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), inovação jurídica, tecnologia da informação, Inteligência Artificial, entre outros. Os episódios podem ser acessados pelo Spotify.

7. As Advogadas

Esse foi mais um programa lançado em 2019. No podcast As Advogadas, Deborah Alcici Salomão e Mariana Gonçalves compartilham suas experiências profissionais e acadêmicas em encontros mensais. Cada episódio tem duração aproximada de 40 minutos, no qual as advogadas (e também amigas) abordam o universo jurídico em um bate-papo descontraído. Você pode conferir todos os episódios diretamente no Spotify.

8. Tá fazendo Direito?

A proposta desse programa é trazer discussões mais recentes sobre o cenário jurídico brasileiro. Em cada episódio do podcast Tá fazendo Direito?, os apresentadores e os convidados fazem análises sobre situações políticas e cotidianas da população, correlacionando-as ao Direito.

Além disso, são debatidas as possibilidades de interpretação e as falhas da legislação. O podcast é apresentado pelos advogados José Fernando Simão e Caio Bartine, e conta com a participação do procurador do Estado de São Paulo, André Figaro. Os episódios estão disponíveis no SoundCloud.

9. Drops de Direito do Trabalho by Andrea Pasold

A magistrada Andrea Pasold nos presenteia com pílulas de conhecimento sobre Direito do Trabalho, em pequenos episódios disponíveis no Spotify e no Castbox. O podcast Drops de Direito do Trabalho debate temas como terceirização, férias, remuneração, equiparação salarial, e demais assuntos da esfera trabalhista.

Todos esses podcasts auxiliam na gestão de tempo e possibilitam que os ouvintes se atualizem sobre diversos temas de forma muito prática. Se você tem uma rotina agitada, mas não abre mão de ficar por dentro dos mais variados assuntos da área jurídica, utilize a tecnologia a seu favor e se torne um profissional do futuro.

Os podcasts sobre Direito são excelentes fontes de informação e permitem que os profissionais adquiram conhecimentos mesmo dispondo de pouco tempo.

Gostou das nossas dicas? Se você deseja se destacar ainda mais na sua carreira, veja como investir em desenvolvimento pessoal!

Avalie post
Comentários

QUER SABER SOBRE OS MAIS DE 1.800 CURSOS A DISTÂNCIA?

Saiba mais sobre os cursos de Pós-Graduação EAD

Saiba mais sobre os cursos de Graduação EAD