Connect with us

Especialize-se

Entenda a importância da pós-graduação para o sucesso profissional

Não sabe se vale a pena fazer uma pós-graduação? Leia o post e entenda a importância do curso e as vantagens de investir nesta formação!

importância da pós-graduação

As constantes transformações no mundo do trabalho refletem diretamente no perfil do profissional que as empresas estão buscando nos dias de hoje. Nesse sentido, a importância da pós-graduação é algo indiscutível, pois permite que os profissionais tenham um diferencial no currículo e se tornem referência em um segmento específico.

Além de favorecer a contratação, fazer algum tipo de pós aumenta as perspectivas salariais nos mais diversos cargos e funções. Sem falar que expande as possibilidades de atuação e permite alcançar com mais rapidez a tão sonhada realização profissional.

Pensando nisso, fizemos este post que explica a importância e as vantagens da pós-graduação, bem como o que considerar para escolher a melhor instituição de ensino. Continue a leitura e planeje-se para dar este importante passo na sua carreira!

A importância da pós-graduação

Se você está pensando em investir em um curso de pós-graduação, provavelmente já ouviu falar das enormes vantagens de ter esse diferencial no currículo. Mais do que um bom curso superior, o mercado está exigindo profissionais cada vez mais competentes e especializados em uma área em particular.

É justamente isso o que uma pós oferece, a capacitação extra que você precisa para se aprofundar nos temas do seu interesse e ter mais credibilidade no trabalho. Escolher uma pós é uma decisão bastante subjetiva, justamente porque depende das expectativas e objetivos profissionais de cada um.

No entanto, a importância da pós-graduação é indiscutível para quem busca assumir uma posição de destaque no universo corporativo. Certamente você não quer passar despercebido dentro da empresa, certo? Então saiba que dá para acelerar seu plano de carreira investindo em uma pós de qualidade.

Sair da zona de conforto e pensar na sua própria formação mostra que você é um profissional em crescimento, o qual estará pronto para assumir cargos maiores assim que a oportunidade chegar. Portanto, comece hoje mesmo a planejar sua carreira com foco em posições de destaque.

Isso trará a motivação que você precisa para escolher uma pós em alta e se diferenciar no mercado. Se o problema for tempo ou dinheiro, saiba que existem instituições de ensino muito qualificadas que oferecem pós-graduações com a flexibilidade necessária para você trabalhar e estudar ao mesmo tempo. Assim, fica muito mais fácil tirar seu sonho do papel e fazer valer o investimento.

Os 5 benefícios de investir em uma pós

Vamos então às vantagens imediatas de fazer uma pós.

1. Diferencia você de outros profissionais

A pós-graduação é indicada para quem deseja ampliar as possibilidades de atuação e se diferenciar no mundo do trabalho. Até porque, quanto mais ampla a sua formação, maiores serão as chances de você assumir cargos de liderança e até transitar em áreas correlatas, dando aquele up na carreira e no salário. Sem falar no ganho de experiência ao assumir novas funções.

2. Valoriza e turbina o currículo

Eis uma das maiores vantagens de fazer pós: ter um diferencial no currículo e sair na frente em qualquer processo seletivo. Não é para menos, afinal, os recrutadores sabem da importância da pós-graduação no desenvolvimento profissional dos funcionários. Então, para se manter competitivo no mercado e conseguir um bom cargo mesmo em início de carreira, invista em uma pós de qualidade.

3. Aumenta a média salarial

Quando o assunto é salário, naturalmente os profissionais pós-graduados terão rendimentos melhores em comparação a quem tem somente a graduação. A pós permite especializar-se em determinada área de atuação, tornando-se uma referência naquele assunto. Por isso, nada mais justo do que ter um salário maior devido ao nível de conhecimento na função que você desempenha.

4. Mantém o profissional atualizado

Os avanços tecnológicos têm feito as rotinas corporativas se alterarem em uma velocidade incrível. Isso significa que é imprescindível manter-se atualizado e por dentro das técnicas mais inovadoras do seu segmento de atuação. Os cursos de pós são alternativas ideais também nesse sentido. Além de aumentarem sua credibilidade na área, ainda permitem que você se atualize e nunca passe despercebido pela empresa.

5. Desenvolve a rede de contatos

O ambiente da pós-graduação é extremamente fértil do ponto de vista do networking. Mesmo em uma pós EAD, a troca de experiências é vasta e o contato com os professores é bastante próximo. Assim, as chances de firmar boas parcerias aumentam de forma significativa. Tudo dependerá dos resultados que você demonstrar ao longo do curso. Que tal?

A importância de escolher uma boa IES

Agora que você já se convenceu dos benefícios de fazer uma pós-graduação, vamos ao principal aspecto que deve ser considerado ao escolher o curso: a instituição de ensino superior (IES). Investir no seu currículo significa contar com uma universidade de referência e que ofereça infraestrutura completa para a formação dos alunos.

Escolher uma pós EAD é a melhor solução para quem precisa de mais liberdade e flexibilidade nos estudos. Entretanto, qualquer que seja a modalidade de ensino escolhida, certifique-se de que está contando com uma instituição renomada e com corpo docente formado por professores especialistas, mestres e doutores.

Além disso, verifique se a universidade do seu interesse é reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC) e se tem o credenciamento necessário para oferecer uma pós a distância. Pesquise também as disciplinas do curso que você pretende fazer, até para se certificar de que o conteúdo programático corresponde às suas expectativas e entender como funciona uma pós-graduação.

Outra dica de ouro é avaliar no site da instituição a formação dos professores, bem como suas experiências profissionais e a área de especialização de cada um. Normalmente, os professores da pós têm uma vasta experiência de mercado. Isso faz com que eles ofereçam uma formação minuciosa e alinhada às exigências do setor em questão.

Observando esses quesitos, você pode ter certeza de que receberá uma formação de qualidade. Afinal, mais importante do que compreender a real importância da pós-graduação para o seu currículo, é estar seguro e confiante na construção de uma trajetória de sucesso. Assim, antes mesmo do que você imagina, já estará colhendo os frutos desse investimento.

E aí, já tomou sua decisão? Temos um conteúdo completo que pode ajudar. Baixe este e-book e veja como escolher a pós-graduação perfeita para você!

Avalie post
Comentários

QUER SABER SOBRE OS MAIS DE 1.800 CURSOS A DISTÂNCIA?

Saiba mais sobre os cursos de Pós-Graduação EAD

Saiba mais sobre os cursos de Graduação EAD