Connect with us

Inicie Sua Carreira

5 importantes características do novo professor

Para se destacar, o novo professor deve ter características que vão além do conhecimento teórico. Acesse nosso post e saiba mais!

novo professor

A disponibilidade de novos recursos e a intensificação do fluxo de informações provocou mudanças na sala de aula. Agora, o novo professor precisa deixar de ser apenas transmissor de conhecimento e se transformar em mediador da informação e formador de cidadãos.

A pandemia do novo coronavírus está funcionando como um acelerador de mudanças e antecipando novos cenários. Isso forçou uma reinvenção da carreira do profissional de educação, que precisa dominar os recursos tecnológicos e tornar possível a aquisição de conhecimento por meio da análise crítica e associação entre os conteúdos.

Se você pensa em dar aulas, este artigo vai ser muito útil para a sua carreira. Aqui, você vai conhecer as características do professor do futuro e entender como desenvolvê-las. Boa leitura!

Quais características o novo professor deve ter?

Para se adaptar às demandas da sociedade atual, a educação vem passando por diversas mudanças que impactam diretamente as características do novo professor. O perfil docente passa a ser aberto para o aprendizado contínuo.

A inclusão da tecnologia na educação ajuda a desenvolver o conceito de um profissional que, para se destacar, deve atender a um contexto que exige conhecimentos muito além do teórico. Conheça os atributos do professor do futuro a seguir.

1. Empatia

A imagem do novo professor é muito mais humanizada e próxima dos seus alunos. Assim, uma das características socioemocionais mais requisitadas é a empatia e a capacidade de comunicação interpessoal.

O educador deve exercer a escuta ativa, o que significa dar atenção plena ao que é dito pelos alunos. Também é importante respeitar as bagagens carregadas por indivíduo, ser compreensivo com suas limitações e enxergar suas particularidades.

2. Criatividade

Inventar uma aula diferente a cada dia não é uma tarefa simples ou obrigatória. No entanto, usar a criatividade para despertar a motivação dos alunos é uma tática que apresenta bons resultados. Essa ação ainda contribui para que os estudantes também se tornem pessoas mais criativas e capazes de superar diversos desafios, que muitas vezes vão além da própria expectativa.

Esse assunto se torna ainda mais importante ao identificar que as gerações mais novas vivem em um ambiente mais dinâmico, repleto de informações e distrações a todo momento. Por esse motivo, a criatividade surge como um instrumento de estímulo para a aquisição do conhecimento.

3. Inovação

Um dos principais desafios do novo professor é o fato de ele mesmo ainda precisa assimilar a transformação digital enquanto ensina uma geração de nativos digitais. Afinal, essas crianças e jovens que você vai encontrar nas escolas nasceram em plena era digital e foram criados em uma sociedade conectada e cheia de informações.

O ritmo deles é outro, e é natural que o educador precisa inovar em sala de aula para conquistar a atenção desses estudantes tão estimulados fora dela. Por isso, apostar em novas ferramentas, metodologias e técnicas de ensino é um ponto primordial.

Mais do que isso, é necessário elaborar formas de se conectar com seus alunos, criando espaço de construção de conhecimento e não mais de transferência do saber.

4. Flexibilidade

O ensino multifacetado exige que o professor seja capaz de assumir o papel de educador, mas também esteja apto a motivar os alunos na busca pelo conhecimento. Isso permite um desenvolvimento completo com o ambiente escolar e com o aprendizado. Por esse motivo, o novo professor deve ser flexível e saber transitar por esses cenários.

5. Multidisciplinaridade

Podemos dizer que o professor do futuro também é multidisciplinar. Ou seja, mesmo com uma área de formação específica, é necessário percorrer por outros setores para possibilitar uma experiência de ensino mais completa aos alunos.

Isso é fundamental na contextualização de assuntos atuais com temas do ensino tradicional, criando elos que tornem as informações mais atrativas e de fácil entendimento. Afinal, é importante ir além das matérias básicas e ampliar as fronteiras do conhecimento dos alunos.

Como desenvolver essas características?

Para se tornar um bom professor é preciso ir além do conhecimento obtido no curso de Licenciatura da sua área de formação. Para acompanhar as transformações do setor educacional, o docente deve desenvolver e aprimorar habilidades. Entenda como isso é possível.

Atualizar-se constantemente

Ser professor demanda atualização constante. É indispensável que os novos educadores busquem especialização na carreira, saibam lidar com as novidades da área da educação e tenham o domínio de outros idiomas — entre eles, a língua brasileira de sinais. Quanto maior o seu conjunto de conhecimentos e experiências, mais fácil será conduzir as aulas no dia a dia.

Dedicar-se às inovações tecnológicas

A utilização das ferramentas tecnológicas será uma das maiores divergências observadas entre a atuação dos professores do passado e do presente. Dentro de poucos anos, dominar a tecnologia será ainda mais um pré-requisito para se manter no mercado de trabalho — e não podemos nos esquecer que a pandemia acelerou esse cenário.

Contudo, é essencial ressaltar que isso não significa apenas aprender a usar um novo software. O educador deve compreendê-lo profundamente e conseguir tirar o máximo de proveito dos sistemas. Até mesmo as redes sociais podem ser transformadas em ferramentas estratégicas para a propagação do conhecimento, para engajar e motivar alunos e para otimizar a agenda pedagógica.

Cuidar da inteligência emocional

As emoções têm um papel fundamental na aprendizagem dos alunos. Para que seja possível ajudar os jovens a desenvolverem suas inteligências emocionais e aprendam a lidar com inseguranças e frustrações, é essencial que o professor desenvolva a sua própria.

Usar a inteligência emocional de forma estratégica também permite criar uma metodologia envolvente até mesmo para os estudantes mais pragmáticos. Além disso, é importante que o professor saiba controlar suas angústias e medos para se tornar um profissional melhor.

Os alunos têm cada vez mais contato com uma quantidade imensa de informações. E cabe ao novo professor auxiliá-los a refletir e a contextualizar todo esse conteúdo. Para isso, é fundamental desenvolver características e habilidades que estarão de acordo com as necessidades dos novos processos de ensino e aprendizagem.

Gostou do conteúdo e não quer perder mais nenhum post? Então, siga nossos perfis nas redes sociais! Estamos no Facebook, no Instagram, no Twitter e no LinkedIn.

Que tal estudar com a melhor metodologia EAD?

4.5/5 - (2 votes)
Comentários

QUER SABER SOBRE OS MAIS DE 1.800 CURSOS A DISTÂNCIA?

Saiba mais sobre os cursos de Pós-Graduação EAD

Saiba mais sobre os cursos de Graduação EAD