Connect with us

Especialize-se

Pós-graduação em Linguística: vale a pena entrar nesse mercado?

O que se estuda na pós-graduação em Linguística e qual a importância da especialização no ramo? Tire suas dúvidas no post e veja os benefícios!

Pós-graduação em Linguística

A Linguística é a ciência responsável por estudar a linguagem verbal e suas implicações na sociedade. Como toda ciência, o conhecimento gerado nessa área é baseado em observações conduzidas por fundamentações teóricas e métodos científicos. É justamente a pós-graduação em Linguística que viabiliza o desenvolvimento das pesquisas no setor, por isso ela é tão importante tanto do ponto de vista acadêmico quanto de mercado, aliando teoria e prática.

Por isso, quando alguém se diz um linguista, não necessariamente significa que a pessoa é um exímio entendedor de idiomas. É um equívoco pensar que a função de quem trabalha no ramo seja estudar diversas línguas. O objetivo central dos linguistas é compreender como a linguagem funciona em diferentes contextos sociais e culturais. É disso que falaremos neste post.

Se você tem interesse na área, continue a leitura e saiba mais sobre as possibilidades de atuação no ramo, as particularidades da Linguística e a importância de se especializar para assumir uma posição de destaque no mercado.

O que se estuda em Linguística e por que é uma área interessante?

Podemos dizer que os estudos de Linguística são como um guarda-chuva que abrange diversos subtemas ligados à construção e articulação da linguagem humana, os quais vão muito além do idioma em si. As variações linguísticas relacionadas a aspectos socioculturais, por exemplo, são cientificamente mais relevantes para a sociedade do que a gramática normativa em si, ou seja, o jeito “certo” de falar.

Essa é uma das discussões mais emblemáticas do ramo, trazendo avanços que só foram possíveis graças ao trabalho dos linguistas, especialmente aqueles que atuam na pesquisa científica em cursos de mestrado e doutorado. Nesse caso, os critérios de coleta, estruturação e análise dos dados linguísticos obedecem a teorias complexas que fundamentam os resultados alcançados.

Em termos mais práticos, podemos dizer que os principais focos de estudo da Linguística são:

  • Fonologia — área responsável por estudar os fonemas, que são os menores segmentos da língua;
  • Morfologia — área responsável por estudar as classes de palavras e suas formações;
  • Sintaxe — área responsável por estudar as funções de cada palavra nas frases e orações;
  • Semântica — área responsável por estudar a produção de sentido dessas frases na comunicação.

Em relação a outros domínios do saber, a Linguística abrange principalmente os seguintes campos:

  • Psicolinguística — responsável por estudar as relações entre a linguagem e a mente;
  • Sociolinguística — responsável por estudar as relações entre a linguagem e a sociedade;
  • Etnolinguística — responsável por estudar as relações entre a linguagem e a cultura.

Nesse último caso, é importante salientar que estamos falando de cultura não no sentido de conhecimento erudito, mas sim como conjunto de tradições e costumes de determinado grupo.

Como é o mercado de atuação em Linguística?

Bacharéis em Linguística podem desenvolver uma série de trabalhos que demandem domínio da Língua Portuguesa escrita e oral, além de ótima capacidade de leitura, interpretação e elaboração de textos. Outra tendência da área é trabalhar com revisão e tradução. Em seguida, listamos alguns setores nos quais os linguistas têm lugar cativo:

  • instituições acadêmicas de ensino e pesquisa;
  • editoras de livros, revistas e outros materiais;
  • veículos de comunicação, como jornais e agências de publicidade;
  • bibliotecas, centros de documentação e museus.

Esses profissionais são muito requisitados também para o trabalho em órgãos públicos, como as Secretarias de Educação e Cultura, nos âmbitos municipal, estadual e federal. Diversas organizações públicas dedicadas ao ensino monolíngue e multilíngue também carecem de linguistas em seu quadro de colaboradores efetivos, assim como instituições de apoio à educação de crianças, jovens e adultos.

Lendo até aqui, já deu para perceber que o perfil do profissional da Linguística é bastante característico. Primeiramente, é necessário ter tato e empatia para lidar com os mais variados tipos de público, sobretudo considerando-se questões culturais de adequação de linguagem.

Também é preciso ter pleno domínio da comunicação e uma forte veia investigativa, tendo em vista que esse profissional geralmente está envolvido em pesquisas científicas que, a partir de fundamentos teóricos, visam contribuir para novas concepções da linguagem. Pontuamos a seguir algumas atribuições mais específicas de um linguista:

  • docência e pesquisa acadêmica nas universidades públicas e privadas;
  • correção de redações em vestibulares e concursos públicos;
  • capacitação de jovens e adultos para a compreensão de diferentes gêneros textuais;
  • elaboração de materiais didáticos para o Ensino Fundamental, Médio e cursinhos pré-vestibular;
  • locução e gravação de áudios em empresas de reprodução de filmes para acessibilidade;
  • implementação de projetos sociais de alfabetização de jovens e adultos em diversas áreas da educação;
  • desenvolvimento de softwares voltados para processamento ou síntese de fala em centrais de atendimento;
  • desenvolvimento de apps voltados para correções e traduções automáticas, assim como dicionários e glossários;
  • assessoria em projetos governamentais que visam implantar leis relacionadas ao ensino da linguagem em vários níveis educacionais.

Por que vale a pena fazer uma pós em Linguística?

Obter o título de especialista, expandir o plano de carreira e aumentar a perspectiva salarial são alguns dos motivos que justificam a importância da pós-graduação em Linguística. O curso é recomendado tanto para quem pretende atuar no universo acadêmico quanto para quem prefere a aplicação desses conhecimentos no dia a dia do mundo do trabalho.

Qualquer que seja a sua opção, trata-se de um curso que equilibra bem os conceitos teóricos com as competências práticas exigidas no universo corporativo. Como vimos ao longo do post, são enormes as possibilidades de atuação, o que por si só já é razão suficiente para se especializar nesse ramo, já que há grande demanda no mercado.

Tanto é que não somente os profissionais formados em Letras estão se dedicando a essa pós, mas também aqueles que trabalham com Pedagogia, Comunicação Social, Psicologia, Sociologia, entre outras áreas que demandam um conhecimento linguístico mais aprofundado.

Sendo assim, podemos dizer que a pós-graduação em Linguística contribui fortemente para o aperfeiçoamento de setores essenciais da sociedade. Afinal, quanto mais qualificados forem os profissionais dessas áreas, melhor será o serviço prestado à população.

A pós em Linguística da Unyleya assume esse compromisso e privilegia uma formação ética e cidadã. O processo de ensino e aprendizagem é focado no aluno, que tem à sua disposição material didático em diversos formatos para que possa escolher o que melhor se adapte às suas demandas.

Além disso, o fato de o curso ser 100% online traz a flexibilidade necessária para trabalhar e estudar ao mesmo tempo. Assim, você poderá investir na sua formação sem abrir mão dos demais compromissos que impulsionam a sua carreira. Nesse sentido, o diploma na pós será o upgrade para o seu sucesso e realização profissional.

Se você tem interesse em se especializar nesta área, entre em contato conosco e saiba mais sobre a pós-graduação em Linguística!

5/5 - (1 vote)
Comentários

QUER SABER SOBRE OS MAIS DE 1.800 CURSOS A DISTÂNCIA?

Saiba mais sobre os cursos de Pós-Graduação EAD

Saiba mais sobre os cursos de Graduação EAD