Connect with us

Especialize-se

Separamos 7 especializações em Arquitetura para inspirar você!

Preocupação ambiental, soluções inteligentes e qualidade de vida. Veja alguns conceitos-chave que estão por trás das pós mais procuradas na Arquitetura!

especializações arquitetura

Não há dúvidas de que os arquitetos e urbanistas estão entre os profissionais mais requisitados da atualidade, principalmente aqueles que trabalham com projetos sustentáveis. As inovações tecnológicas também contribuíram muito para o papel desses profissionais, permitindo aperfeiçoar as instalações e deixá-las cada vez mais inteligentes, funcionais e confortáveis.

Essa é uma questão urgente no mundo moderno e que influencia diretamente a qualidade de vida das pessoas. É por isso que as especializações em Arquitetura vêm ganhando destaque no universo acadêmico. Afinal, é preciso se capacitar em cursos de qualidade para ficar por dentro das tendências e se manter competitivo no mercado, elevando também a perspectiva salarial.

Pensando nisso, fizemos este post que lista 7 opções incríveis para você se tornar uma referência no assunto. Continue a leitura e invista em uma trajetória de sucesso!

1. Desenho Ambiental

A pós em Desenho Ambiental é mais direcionada para quem deseja se aprofundar nas relações entre a Arquitetura e o meio ambiente. Como sabemos, esses conceitos estão interligados quando se trata de projetar construções sustentáveis e que prezem pelo uso consciente dos recursos do planeta.

Esse curso é indicado não apenas para arquitetos e engenheiros, mas é de grande valia também para profissionais da Engenharia Agronômica e Florestal, assim como para quem trabalha em um contexto de preservação ambiental, como biólogos e geógrafos.

Entre as disciplinas da pós destacam-se conteúdos como:

  • Evolução da Paisagem e do Urbanismo;
  • Intervenções Urbanas e Desenvolvimento Sustentável;
  • Percepção da Paisagem.

2. Arquitetura Escolar

A pós em Arquitetura Escolar abrange conceitos essenciais para o planejamento e execução de projetos em escolas e demais ambientes educativos. Esses locais demandam preocupação extra com acessibilidade e conforto termoacústico, por exemplo. Por isso, especializar-se na área é importante para garantir o padrão de qualidade e a segurança das obras.

Ao longo do curso, os profissionais desenvolvem competências que permitem realizar a análise estrutural dos terrenos e propor soluções com base em critérios técnicos e normativos, prezando também pelo uso consciente dos recursos.

Entre as disciplinas da pós destacam-se conteúdos como:

  • Acessibilidade para Edificações Escolares;
  • Conforto Ambiental, Materiais e Sustentabilidade;
  • Legislação Aplicada ao Projeto de Edificações Escolares.

3. Arquitetura da Paisagem

A pós em Arquitetura da Paisagem é muito requisitada pelo arquiteto paisagista e demais profissionais que assumem projetos de manejo do solo. O curso propicia a formação adequada para lidar com o planejamento da paisagem urbana e residencial. Inclusive, em relação ao Urbanismo, o profissional tende a assumir tarefas de enorme responsabilidade social, pois o trabalho visa promover a qualidade de vida nas cidades.

Portanto, trata-se de uma área de suma importância nos dias de hoje, visto que as edificações transformaram consideravelmente a paisagem dos grandes centros urbanos.

Entre as disciplinas dessa especialização em Arquitetura destacam-se conteúdos como:

  • Percepção da Paisagem;
  • Espaços Livres Urbanos;
  • Legislação e Qualidade Ambiental.

4. Design de Produto

A pós em Design de Produto é voltada para designers atuantes na esfera da Tecnologia, Arte, História, Comunicação, entre outros setores que se relacionam de alguma forma com a Arquitetura. O foco do curso está na criação de produtos éticos, funcionais e inovadores, de modo a tornar o cotidiano das pessoas mais prático.

Também se interessam por essa especialização profissionais que trabalham com História da Arte, Semiótica e Linguística. Tanto é que entre as disciplinas da pós destacam-se conteúdos como:

  • Design Thinking e Concept Store;
  • Estética e História do Design;
  • Fundamentos da Linguagem Visual e Teoria da Cor.

5. Planejamento de Cidades

A pós em Planejamento de Cidades tem como objetivo estudar a dinâmica socioespacial urbana e regional, capacitando engenheiros, arquitetos e urbanistas a desenvolverem projetos éticos e sustentáveis a partir de soluções inteligentes. O respeito às normas técnicas e legislativas tem importância extra nessa atuação, tendo em vista que esse trabalho interfere nas demandas sociais.

Qualidade de vida, consumo consciente e preservação ambiental são algumas das palavras-chave que regem o planejamento das cidades no mundo contemporâneo. É por isso que entre as disciplinas dessa pós destacam-se conteúdos como:

  • Sustentabilidade Urbana;
  • Mobilidade Urbana;
  • Direito Ambiental e Imobiliário.

6. Cidades Inteligentes

A pós em Cidades Inteligentes dialoga perfeitamente com o que falamos acima sobre urbanismo sustentável. Não à toa essa é uma das pós em Arquitetura mais procuradas na atualidade. O conceito de smart city (termo em inglês para cidade inteligente) tomou enormes proporções de alguns anos para cá, sobretudo a partir de cases de sucesso de projetos sustentáveis ao redor do mundo.

Desenvolver uma smart city significa elevar o planejamento urbano a um patamar mais ético e cidadão, favorecendo não somente a qualidade de vida das pessoas, mas, sobretudo, a segurança das instalações e a preservação dos recursos do planeta.

Entre as disciplinas dessa especialização em arquitetura destacam-se conteúdos como:

  • Governança e Administração Pública;
  • Mobilidade Sustentável e Implicações do Urbanismo;
  • Planejamento Energético, Conservação e Fontes Alternativas de Energia.

7. Lighting Design

A pós em Lighting Design é focada no desenvolvimento de projetos luminotécnicos que aliem eficiência energética e funcionalidade para os ambientes. Tudo isso, é claro, sem abrir mão do poder da iluminação no design de interiores em obras residenciais, comerciais e industriais. Afinal, um local bem iluminado é quase uma obra de arte.

Trabalhar esses conceitos exige capacitação extra para explorar as tendências do setor aliando estética e sustentabilidade, o que possibilita projetar espaços luxuosos e inspiradores.

Entre as disciplinas da pós destacam-se conteúdos como:

  • Luz Natural nos Ambientes;
  • Iluminação Artificial;
  • Realidade e Percepção do Meio Ambiente.

Com tantas possibilidades de pós em Arquitetura, não será difícil encontrar aquela que tem tudo a ver com seu perfil profissional. Assim, além de fazer um curso que corresponde às suas expectativas, você garante a capacitação necessária para assumir projetos desafiadores, os quais trarão reconhecimento e valorização para o seu currículo.

Mas atenção: quando for escolher uma das especializações em Arquitetura, não se esqueça de avaliar também a reputação da universidade e o conteúdo programático do curso. Dessa forma, você terá a garantia do custo-benefício da formação e, antes mesmo do que imagina, já terá recuperado seu investimento assinando diversos projetos de sucesso.

Ficou interessado? Então, entre em contato conosco e saiba mais sobre os cursos!

Avalie post
Comentários

QUER SABER SOBRE OS MAIS DE 1.800 CURSOS A DISTÂNCIA?

Saiba mais sobre os cursos de Pós-Graduação EAD

Saiba mais sobre os cursos de Graduação EAD