Connect with us

Guia de Carreiras

Já pensou em fazer uma segunda graduação?

Apostar em um novo curso de graduação depois de já ter concluído a faculdade é um investimento de alto risco. Não somente pelo aspecto financeiro, mas também pelas chances de sucesso na nova profissão serem imprevisíveis. Depois dos 30 anos de idade é difícil se inserir em um mercado totalmente novo do qual  já se estava habituado. Principalmente devido ao fato do profissional se deparar com concorrentes mais jovens no mercado. A trajetória normal dos profissionais, hoje, é concluir a graduação e depois fazer cursos de aperfeiçoamento e especialização para enriquecer o currículo. Ter dois cursos universitários pode não ser exatamente um diferencial como muitos pensam.

Uma pesquisa da Produtive revelou que os empregadores valorizam mais, em termos salariais, quem enriquece o currículo com cursos de mestrado ou especializações. E aquele profissional que apresenta dois diplomas de áreas completamente díspares no currículo, pode ser interpretado pelo avaliador como sem foco na carreira. Em contrapartida, em alguns casos, voltar à faculdade pode ser uma atitude positiva para a carreira. Para o profissional é sempre bom avaliar os caminhos que a carreira está tomando, principalmente, porque a maioria das pessoas são obrigadas a escolher uma carreira precocemente, sem conhecê-la direito. O certo, de fato, é que para bancar uma segunda graduação é preciso ter convicção dos objetivos que se espera conquistar com ela.

Confira três sinais de que uma 2ª Graduação é o melhor caminho para a sua carreira:

  • Você não se sente satisfeito na sua área (está realmente infeliz)

Lembre-se que a insatisfação não deve ser apenas com o chefe, ou problemas passageiros. Muitas pessoas confundem insatisfações com o rumo que a carreira está tomando com questões ligadas à área que escolheu. Por isso fique atento: Se você já experimentou a área diversas vezes, esgotou as possibilidades e, ainda assim, continua desmotivado, então a mudança valerá a pena.

  • Você precisa adquirir conhecimentos técnicos

Se você pensa em se especializar na área em que já é graduado, a melhor opção deve ser sempre a pós-graduação. Entretanto, se você precisa adquirir conhecimentos técnicos de outra área como complemento na sua formação, outro curso será a melhor ferramenta de apoio. Por exemplo, um administrador pode necessitar de conhecimentos específicos em contabilidade, que não seriam oferecidos por uma especialização normalmente, e por isso, para melhor exercício da sua profissão, outro curso de graduação se torna um excelente investimento.

  • Você quer ter um plano B

Não há nada de errado em pensar no futuro e fazer um investimento à longo prazo, afirmam os especialistas. Até os profissionais bem estabelecidos pensam em um caminho alternativo para o futuro – que pode exigir um diploma de graduação específico. É normal encontrarmos pessoas com carreiras consolidadas, retornando à faculdade por almejaram novos caminhos quando se aposentarem de suas principais funções.

E, aí? Algum desses sinais se encaixou no seu momento presente? Então, conheça os cursos de Graduação a Distância da Faculdade UnYLeYa. Mas, se o que você precisa é de uma especialização dentro da sua área, conheça os cursos de Pós-Graduação a Distância disponíveis.

LEIA TAMBÉM: Segunda graduação: preciso fazer vestibular de novo?

Avalie post
Comentários

QUER SABER SOBRE OS MAIS DE 1.800 CURSOS A DISTÂNCIA?

Saiba mais sobre os cursos de Pós-Graduação EAD

Saiba mais sobre os cursos de Graduação EAD