Connect with us

Guia de Carreiras

4 dicas para se sair bem no estágio

O estágio é a sua grande oportunidade de praticar o que é aprendido na faculdade. Portanto, deve ser levado a sério, pois trata-se de um aprendizado importantíssimo. Veja no infográfico a seguir 4 dicas para tirar melhor proveito dessa chance.

01 – Comprometimento

Seu estágio é uma experiência profissional que deve ser plenamente aproveitada. Trata-se da sua chance de entender o mercado no qual você vai ingressar, ganhar experiência e começar sua rede de contatos profissionais e referências. Portanto, deve ser levado a sério. Procure estar sempre atento às metas a serem alcançadas, curioso comprometido com o trabalho. Você é quem mais ganha com uma postura séria em seu estágio.

02 – Comporte-se como um colaborador efetivo

Sua experiência no estágio só será completa se você se comportar como um funcionário efetivo da empresa. Isso fará com que seu aprendizado seja bem mais completo, tanto do ponto de vista técnico, como no que se refere à maturidade profissional. Dê sempre o melhor de si e tente entregar bons trabalhos, participar efetivamente das reuniões e mostrar à equipe que está pronto para qualquer tarefa. Essa postura poderá render uma contratação no final do período como estagiário.

03 – Busque referências profissionais

A partir da hora que seu estágio começa, você já está no mercado de trabalho. Por isso, é hora de começar a fazer sua network, ou seja, sua rede de contatos. Uma postura séria e madura poderá render uma contratação ou futuras indicações em outras empresas. Mostre à sua equipe e ao seu chefe que você tem comprometimento, responsabilidade, ética e maturidade.

04 – Sua chance de identificar seus pontos fracos

Entre os aprendizados de um estágio, está seu autoconhecimento profissional. Durante o período você conseguirá identificar as tarefas que faz com facilidade e as que você tem dificuldades, ou seja, seus pontos fortes e os fracos. Outro exercício de autodescobrimento é o amadurecimento da sua postura diante de relações profissionais. Você terá a chance de testar sua conduta no dia a dia e de identificar os profissionais que podem inspirá-lo e os que são exemplos de como não agir.

LEIA TAMBÉM: Vale a pena iniciar uma Pós logo depois da graduação?

Avalie post
Comentários

QUER SABER SOBRE OS MAIS DE 1.800 CURSOS A DISTÂNCIA?

Saiba mais sobre os cursos de Pós-Graduação EAD

Saiba mais sobre os cursos de Graduação EAD