Connect with us

Guia de Carreiras

Estudo e trabalho: 7 dicas para conciliar sem estresse

Você também é daqueles que acredita que conciliar estudo e trabalho é impossível? As queixas mais comuns são: os horários não batem; é difícil encontrar tempo para fazer as leituras e atividades; acabo sacrificando minha vida pessoal, e por aí vai. Pois saiba que isso não precisa ser necessariamente verdade! Com um pouco de organização, disciplina e flexibilidade, é, sim, possível estudar e trabalhar, sem estresse.

Quer saber como? O post de hoje te dá 7 dicas!

1. Aproveite seu tempo durante os deslocamentos

Hoje em dia, a maioria das pessoas perde muito tempo nos deslocamentos de casa para o trabalho, do trabalho para casa e outros locais. Independentemente do meio de transporte que você utiliza para esses trajetos, e ainda que você faça tudo a pé, tenha em mente que é possível aproveitar essas pequenas frações diárias, e normalmente ociosas, de tempo.

Por exemplo, se você tem algum material de estudo da faculdade, é possível aproveitar esse tempo para leitura, enquanto você está no ônibus ou no ponto. Já se está de carro ou andando pela rua, pode até mesmo gravar algumas leituras mais importantes para ouvi-las no caminho. Que tal tornar esse tempinho menos maçante — e melhor — produtivo?

2. Use a capacitação a seu favor

Se você está à procura de uma nova colocação profissional, que tal falar da capacitação em que você correntemente está investindo no seu currículo ou na entrevista? Já pensou que isso pode até mesmo contar a seu favor na hora da seleção? Afinal, você se mostra como um candidato proativo e comprometido com o seu crescimento!

Essa realidade é mais do que comum, especialmente nos dias de hoje. A maioria das empresas quer que seus funcionários se atualizem nos estudos, acompanhando as demandas do mercado. Assim, fica mais provável encontrar oportunidades de trabalho com horários mais flexíveis para fazer uma pós-graduação, uma especialização ou um curso de língua estrangeira.

3. Crie um bom cronograma

Organização e disciplina são as chaves para quem se dispõe a trabalhar e a estudar ao mesmo tempo. Sem um cronograma bem definido com seus horários e tarefas, fica difícil orquestrar todas as suas obrigações.

Por isso, comece mapeando os horários mais inflexíveis de sua agenda. Faça um cronograma semanal com essas atividades, incluindo também o tempo que normalmente você gasta com deslocamento, prática de esportes, obrigações domésticas, sessões de estudo, revisão de conteúdos, realização de exercícios, lazer e entretenimento.

A grande vantagem do ensino à distância é justamente o fato de que você faz seu próprio cronograma. Poderá estudar nos finais de semana, em casa, na biblioteca, ao ar livre, ou até mesmo durante uma viagem. O importante é que você não se esqueça de incluir no cronograma seu tempo de descanso, especialmente aquele que você passa com a família e os amigos. Você verá que esses momentos são igualmente preciosos e só trabalham a favor da sua produtividade!

4. Estabeleça prioridades

Se você está em uma rotina que se equilibra entre estudo e trabalho, provavelmente haverá momentos de dúvida e conflitos. Nessas horas, é preciso ter bem claro quais são suas prioridades. Isso não significa, necessariamente, que você precisa prejudicar uma atividade em detrimento da outra. Pelo contrário! É possível encontrar um equilíbrio ideal de tempo para cada uma de suas obrigações.

É necessário saber suas prioridades no atual momento de suas carreiras profissional e acadêmica. Por exemplo, se você está em meio às provas de final de semestre, ou em uma fase de muita demanda profissional, talvez seja mais interessante — e estratégico — reduzir algumas horas de seu tempo semanal para o lazer e focar naquilo que mais importa agora: trabalho e estudo! É um período que exige alguns sacrifícios, mas que renderá os melhores frutos para o seu futuro.

5. Tire tempo para descansar e se divertir

Como já falamos, é preciso também separar algum tempo todas as semanas para lazer e descanso. As atividades são de sua escolha. Afinal, enquanto para algumas pessoas o tempo em família é uma forma de descanso, para outras, relaxar é ler, ir ao cinema ou se encontrar com amigos.

O importante é que você crie tempo para outras experiências, que arejem sua mente, trabalhem seu corpo e alimentem sua alma. Caso contrário, será mais difícil sustentar uma rotina de estudos e trabalho, o que terá como consequência não apenas frustração de expectativas, mas também aquela vontade irresistível de desistir de tudo.

6. Avalie sua produtividade

Desta lista, talvez esta seja a principal dica, que você poderá aplicar nos mais diversos momentos e áreas da sua vida. Para começar a praticá-la, comece se perguntando: minhas horas têm sido realmente produtivas? Seja no trabalho ou nos estudos, depois de realizar qualquer atividade, use 5 minutos para avaliar seu desempenho, isto é, se o tempo foi suficiente e efetivamente útil. Os resultados dessa estratégia em termos de produtividade são surpreendentes!

Normalmente, perdemos muito tempo na execução de tarefas simples, como estudar um capítulo de um livro, ou elaborar um relatório no trabalho. Isso porque não temos em mãos todos os materiais necessários, faltam dados, estamos em ambientes cheios de distrações, entre outras coisas. A palavra de ordem é, mais uma vez, organização!

7. Otimize sua forma de estudar

Outra forma de otimizar seu tempo de estudo diz respeito aos ambientes que você escolhe para revisar a matérias e fazer exercícios e trabalhos. Tanto quanto possível, para essas atividades em particular, dê preferência a locais silenciosos e livres de distrações, como TV e outros eletrônicos (a não ser que os esteja usando para estudar).

Além disso, vale a pena manter um local de estudos organizado, com uma cadeira confortável e ajustável de acordo com a altura de sua mesa. Estudar em ambientes desconfortáveis pode ser um desafio adicional a superar, dificultando manter seu ritmo de estudos!

Com essas dicas sobre como conciliar estudo e trabalho, é possível ter uma rotina mais produtiva e feliz! Quer continuar aprendendo com a gente? Curta nossa página no Facebook!

2.3/5 - (3 votes)
Comentários

QUER SABER SOBRE OS MAIS DE 1.800 CURSOS A DISTÂNCIA?

Saiba mais sobre os cursos de Pós-Graduação EAD

Saiba mais sobre os cursos de Graduação EAD