Connect with us

Guia de Carreiras

O diploma EAD possui a mesma validade que um presencial?

Você tem uma vida de muitas responsabilidades, mas nem por isso deixa de querer avançar na caminhada da ascensão profissional, não é mesmo? E, por saber o quão importante a educação é para abrir portas, acredita que deve aproveitar o tempo disponível para investir em crescente qualificação.

É provável que você tenha ouvido falar da educação a distância e se interessado pela possibilidade de voltar a estudar, mas uma dúvida surgiu: será que o diploma EAD tem a mesma validade que o de um curso presencial?

Continue lendo e você descobrirá a resposta!

O que é Educação a Distância (EAD)?

Educação a Distância, segundo a ABED (Associação Brasileira de Ensino a Distância) é um curso em que pelo menos 70% do currículo é desenvolvido por meio de atividades que não exijam que o aluno e o professor estejam fisicamente presentes no mesmo espaço. O material pode ser levado até os estudantes por diversos meios, como satélites, rádios, correio ou mesmo pela internet — recurso mais comum no mercado atualmente.

Para estudar pela EAD, não existem restrições com relação ao perfil do aluno, devendo ser respeitados apenas os pré-requisitos do seu nível de escolaridade e da instituição escolhida. Por exemplo, para ingressar numa faculdade a distância para cursar uma graduação, é preciso concluir o Ensino Médio e ter passado por um processo seletivo (Enem ou vestibular, por exemplo). Da mesma forma, para fazer uma segunda graduação, você precisa ter em mãos o diploma da primeira, o que, muitas vezes, dispensa a necessidade de um novo vestibular. Seu diploma não precisa necessariamente ter sido obtido pela mesma instituição, e o mesmo vale para a pós-graduação, especialização ou MBA.

Completar seu curso depende apenas que você tenha acesso à infraestrutura mínima exigida pela universidade escolhida, seja ela um computador ou um tablet (e, em algumas situações, até mesmo um smartphone já dá conta do recado!). Cursos a distância não são mais ou menos fáceis do que os presenciais: têm requisitos protocolares, como avaliações, trabalhos, níveis de frequência e notas mínimas a serem alcançadas pelos alunos. Exigem tempo, dedicação, estudo e disciplina. As diferenças — e vantagens — ficam por conta da flexibilidade de tempo e de espaço, quer dizer, você estuda quando, como e onde quiser! Sem esquecer, é claro, da acessibilidade dos preços e opções de pagamento para o aluno.

A infraestrutura mais enxuta da EAD diminui os preços, e você encontra a formação almejada por cerca de 25% do valor do curso presencial, segundo um levantamento feito pela própria ABED.

É por essas e outras que a EAD se torna uma modalidade mais convidativa do que o ensino tradicional. É possível colocar suas aulas em dia em qualquer lugar e a qualquer hora, o que te torna senhor do seu próprio ritmo de estudos. Isso é bom para quem tem uma rotina corrida, mas não dispensa investir na própria qualificação.

O diploma EAD possui a mesma validade?

Não há nada no diploma EAD — no que diz respeito ao valor, peso e credibilidade no mercado, reconhecidos junto ao MEC — que o diferencie de um presencial. Portanto, ele tem a mesma validade daquele obtido num curso presencial.

O Ministério da Educação aplica os mesmos critérios para avaliar instituições de nível superior que oferecem cursos presenciais e a distância. O que significa que, desde que sua faculdade seja credenciada pelo órgão, seu diploma tem validade e é seu passaporte para um mundo de excelentes oportunidades profissionais!

A Lei de Diretrizes e Bases da Educação, de 1996, prevê a existência de cursos EAD e define que seus diplomas tenham o mesmo valor daqueles conferidos em cursos presenciais.

Assim, o diploma de EAD é válido em concursos públicos e também na hora de se registrar numa categoria profissional. A diferenciação entre os diplomas não encontra amparo legal, o que autoriza que qualquer edital ou processo seletivo que excetue diplomas EAD seja anulado judicialmente.

As vantagens oferecidas pelos cursos de educação a distância vão mais longe: flexibilidade e economia são fatores de democratização da educação em nosso país, onde a instrução formal, infelizmente, ainda tem caráter de privilégio. A EAD se presta a uma importantíssima função de transformação social e cultural no Brasil, ao oportunizar a milhões de pessoas a chance de fazer um curso superior, uma pós, especialização ou MBA, e legitimar o seu direito a melhores condições de trabalho, condizentes com sua competência e esforço!

Que tipos de cursos são oferecidos na EAD?

São muitos os tipos de cursos a distância — entre graduação, pós-graduação, especialização e MBA.

Na graduação, a EAD oferece uma ampla gama de opções, desde os cursos tradicionais — como Administração, História, Ciências Contábeis e Letras, entre muitos outros — aos mais modernos — como Marketing, Logística e Gestão Ambiental. Na pós-graduação e especialização, fique atento para ofertas únicas no mercado, como Neuroaprendizagem, Antropologia e MBA em Gestão de Pessoas. Estar antenado às tendências do mercado não significa que você irá ignorar sua vocação, mas que fará de tudo para que ela vá ao encontro das profissões mais valorizadas no futuro!

São muitas as possibilidade de expandir seus horizontes. Basta encontrar uma instituição de ensino que ofereça o curso que você pretende realizar e verificar os pré-requisitos de admissão. Por lei, qualquer curso de graduação e pós-graduação pode ser feito a distância, mas a oferta, é claro, varia de acordo com faculdade escolhida. Além da diversidade de cursos e do reconhecimento junto ao MEC, avalie na instituição escolhida a formação e experiência do corpo docente, os canais de contato com tutores e monitores, entre outros aspectos.

A EAD tem aulas presenciais?

Existe uma portaria do Ministério da Educação que determina que uma porcentagem da carga horária de sua graduação precisa ser feita presencialmente. As atividades presenciais obrigatórias em geral são, além de avaliações ao final de cada disciplina concluída, estágios, práticas laboratoriais e a defesa do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC).

Onde um diploma EAD me permite chegar?

Em geral, não há discriminação entre as empresas com relação aos profissionais formados pela educação a distância. Para muitas corporações, a modalidade é inclusive um diferencial positivo no currículo, já que seus alunos demonstram capacidades excepcionalmente desenvolvidas, como poder de iniciativa, autonomia, liderança, proatividade e — em última instância — maturidade!

Um curso a distância forma o perfil profissional mais disputado no mercado atual. Além disso, o conhecimento de tecnologias e a capacidade de planejamento são outras das características que diferenciam um aluno EAD e o tornam uma grande aquisição para qualquer empresa.

Um curso EAD numa instituição de boa reputação é uma excelente adição a qualquer currículo. Nele ou em qualquer entrevista de emprego, não hesite em ostentar seu diploma EAD e deixar claro tudo o que ele lhe agregou!

Agora que você já sabe que um diploma EAD tem a mesma validade que o de um curso presencial, que tal conhecer a Faculdade UnYleYa?

5/5 - (1 vote)
Comentários

QUER SABER SOBRE OS MAIS DE 1.800 CURSOS A DISTÂNCIA?

Saiba mais sobre os cursos de Pós-Graduação EAD

Saiba mais sobre os cursos de Graduação EAD