Guia de Carreiras

O certificado de Pós-Graduação a Distância tem a mesma validade?

Assim como os diplomas de Graduação a Distância, os certificados de Pós-Graduação a Distância não diferem em nada do certificado de um curso presencial. Na verdade, o documento é exatamente o mesmo, e nem sequer menciona se a metodologia de ensino adotada foi presencial ou a distância. Afinal, o Ministério da Educação aplica os mesmos critérios para avaliar instituições de nível superior que oferecem cursos presenciais e a distância. Isso significa que, desde que a instituição de ensino superior (IES) seja credenciada pelo órgão, seu certificado tem a mesma validade e é seu passaporte para um mundo de excelentes oportunidades profissionais!

Lei de Diretrizes e Bases da Educação, de 1996, prevê a existência de cursos EAD e define que seus diplomas e certificados tenham o mesmo valor daqueles conferidos em cursos presenciais. Assim, o certificado de Pós-Graduação EAD tem exatamente a mesma validade para as provas de títulos de concursos públicos, por exemplo. Mas, além de o certificado ser o mesmo, sem menção à metodologia adotada e ter a mesma validade, no que diz respeito à credibilidade, a Educação a Distância oferece ainda algumas vantagens em relação à presencial.

De modo geral, não há discriminação entre as empresas com relação aos profissionais formados e pós-graduados pela educação a distância. Para muitas corporações, a modalidade é inclusive um diferencial positivo no currículo, já que seus alunos demonstram capacidades excepcionalmente desenvolvidas, como poder de iniciativa, autonomia, liderança, proatividade e — em última instância — maturidade!

Nesse sentido, o curso a distância forma o perfil profissional mais disputado no mercado atual. Além disso, o conhecimento de tecnologias e a capacidade de planejamento são outras das características que diferenciam um aluno EAD e o tornam uma grande aquisição para qualquer empresa.

Um curso EAD numa instituição de boa reputação é uma excelente adição a qualquer currículo. Nele ou em qualquer entrevista de emprego, não hesite em ostentar seu diploma EAD e deixar claro tudo o que ele lhe agregou!