Connect with us

Dicas de Estudo

Faculdade depois dos 30: vale a pena investir?

Com a competitividade atual do mercado, o diploma de nível superior se tornou quase obrigatório para conseguir se destacar. Se você sonha com sua ascensão profissional e quer fazer a carreira decolar, é preciso investir na sua educação. Mas será que vale a pena fazer uma faculdade depois dos 30?

Esse é o questionamento que muitos profissionais fazem a si mesmos. O medo de enfrentar um ambiente dominado, em sua maioria, por jovens de 18 a 23 anos, faz com que muitas pessoas acabem desistindo de retomar os estudos, um erro que não deveria ser cometido.

Se você também está preso nesse dilema, confira as considerações que reunimos neste post e entenda por que é válido, sim, entrar na faculdade depois dos 30!

Receios de entrar na faculdade depois dos 30

Vamos ser sinceros aqui: realmente não é nada fácil voltar a estudar depois de um bom tempo parado. Ainda mais quando já se tem uma vida estabelecida, com trabalhos, filhos para criar e contas para pagar.

Ainda assim, se você sente que sua carreira está estagnada e que seria possível ir muito além com um diploma nas mãos, voltar para a faculdade deixa de ser apenas uma opção e passa a ser uma obrigação.

Talvez você pense que é muito difícil relembrar ensinamentos básicos do colégio, ou talvez sinta medo de ficar para trás em um ambiente cheio de pessoas mais novas. Sejam quais forem os seus receios, a verdade é uma só: não dá para saber como é voltar para a faculdade depois dos 30 se você não tentar.

Deixar de retomar os estudos por medos que provavelmente não vão sequer se concretizar é uma bobagem. Ainda que você comece a fazer um curso superior e perceba que não quer continuar, é melhor se arrepender de ter tentado do que desistir sem ao menos se arriscar.

Ao permitir que os receios guiem os seus passos, você pode estar perdendo uma grande oportunidade. Isso, sim, pode causar arrependimentos no futuro!

Conhecimento não ocupa espaço e independe da idade

Você já deve ter ouvido falar que conhecimento não ocupa espaço, certo? Trata-se de um ditado popular que as pessoas adoram repetir. Ele é verdadeiro, porém incompleto. Conhecimento a respeito de determinado assunto não ocupa espaço físico em seu cérebro, mas muda a forma como você enxerga o mundo.

Como isso é possível? Novas ideias têm o potencial de transformar sua autoimagem, bem como seu posicionamento diante das oportunidades da vida. Essas ondas transformacionais independem de idade e só contribuirão para seu crescimento pessoal, otimizando suas habilidades e competências naturais.

Em vez de temer entrar em um ambiente dominado por pessoas mais jovens, aproveite essa oportunidade para aprender coisas novas. Não é porque uma pessoa não está na mesma faixa etária que você que isso significa que ela não possa agregar algo novo aos seus conhecimentos. Pelo contrário, você vai se surpreender com a quantidade de coisas que os jovens podem ensinar!

Paciência é uma virtude

Muitos investem em uma graduação pensando que os resultados materiais serão imediatos. Essa expectativa, porém, é a receita certa para a frustração. A melhoria ocorrerá internamente antes mesmo de surtir efeitos externos.

Fazer uma faculdade depois dos 30 o tornará um profissional mais completo, com conhecimento especializado e uma bagagem cultural muito mais ampla. Conseguir uma promoção no trabalho ou reconhecimento, no entanto, vai depender de outros fatores além do diploma.

Não pense que você já pode pedir um aumento no seu trabalho logo que entrar na faculdade. As coisas não são bem assim. É preciso ter paciência e esperar o momento certo para que tudo que foi aprendido no curso superior seja aplicado na prática, gerando oportunidades únicas.

É preciso ter uma união coerente de competências técnicas, habilidades interpessoais e inteligência intelectual e emocional para se destacar. A faculdade funciona como um facilitador e um aperfeiçoador dessas características.

Não se esqueça também de que a própria faculdade exige paciência. Caso você esteja achando as aulas e as matérias muito difíceis, não pense em abandonar o curso logo de cara. Nada é fácil no começo, isso é normal! Tenha calma e mantenha a disciplina nos estudos. Com o tempo, tudo vai dar certo.

Faculdade depois dos 30 é mais comum do que você pensa

Se até aqui você ainda não está convencido de que vale a pena voltar a estudar e conseguir um diploma de ensino superior, então vamos analisar alguns fatos.

Desde a década passada, a média de universitários brasileiros com mais de 30 anos se mantém por volta dos 30%. A taxa de matrícula de pessoas com idade superior a 50 anos aumenta a cada ano. Ou seja, é extremamente comum ver pessoas mais velhas ingressando nas faculdades com o objetivo de obter uma nova graduação ou retomar os estudos e conseguir seu diploma.

Se um dos seus medos é entrar na faculdade e não encontrar nenhum colega dentro da sua faixa etária, esqueça essa bobagem! Existem milhares de estudantes na mesma situação que a sua. A diferença é que muitos deles não estão preocupados com a idade ou com vergonha de voltar a estudar.

Hoje em dia, muitas pessoas com mais de 60 anos estão entrando na faculdade pela primeira vez e não se arrependem disso. Elas não se importam com o fato de estarem em um ambiente muito mais jovem. Querem apenas obter novos conhecimentos e se sentirem realizadas!

Ainda que você fique cercado por jovens, você realmente pretende abandonar os seus sonhos só por causa da idade? Pensa que vale a pena deixar de estudar por um motivo tão bobo?

Em vez de ficar se questionando demais, invista em um curso superior que tenha a ver com o seu perfil e faça parte dessa estatística de pessoas que não desistem de perseguir seus sonhos!

Maturidade resulta em melhor aproveitamento

Muitos jovens saem da universidade sem ter aproveitado, de fato, todas as vantagens que ela tem a oferecer: faltam às aulas, não absorvem ou não valorizam o conhecimento dos professores e deixam de se esforçar por não compreenderem direito a chance que estão tendo.

Esses jovens podem até conseguir seus diplomas, mas não estarão, nem de longe, preparados para o mercado de trabalho ou sequer para a vida adulta. Tudo isso porque lhes faltou maturidade para enxergar a universidade como uma oportunidade de aprimoramento.

Quando você é mais velho e já está ciente do funcionamento da sociedade, seu aproveitamento do conteúdo ministrado será infinitamente mais profundo e significativo. Você terá maturidade suficiente para aproveitar ao máximo a oportunidade de estudar e saberá empregá-la a seu favor.

Entrar na faculdade depois dos 30 anos também significa que você pode conciliar seus conhecimentos já adquiridos com os estudos. Dessa forma, um aluno mais velho tem muito mais a acrescentar em uma aula do que os mais novos. A interação com os professores e coordenadores também é muito mais madura.

Segurança em momentos de crise

Não é segredo que estamos vivendo uma crise econômica potencializada por um cenário político instável, tanto nacional quanto internacionalmente. Em momentos como esses, ter um diploma de graduação se traduz em segurança, especialmente se você já conquistou o cargo que deseja.

Isso é possível porque as empresas buscam manter somente os colaboradores mais capacitados. Quando a economia não ajuda, o investimento em capital humano é visto como um custo sem retorno certo. Portanto, para se manter empregado nesse período, o ensino superior é essencial.

Além disso, o diploma pode ajudar a alcançar aquela tão sonhada promoção ou, caso você esteja pensando em mudar de emprego, ele também pode garantir bons salários logo no começo da nova carreira.

É claro que existem cargos com um bom retorno financeiro que não exigem nenhum curso superior, mas todos nós sabemos que essa não é a regra. Se você busca uma vida confortável, com altos salários e estabilidade financeira, não hesite em voltar a estudar!

Planejamento e novas oportunidades

Você pode iniciar um curso de graduação já estando inserido no mercado e conciliá-lo com as demandas de seu dia a dia: basta elaborar um planejamento meticuloso. Montar um cronograma de prioridades poderá otimizar o aproveitamento do tempo e também ajudá-lo em seu plano de carreira.

Para começar, defina claramente onde você quer chegar e como o curso pode ajudá-lo. Depois, priorize tarefas e compromissos com base nesse objetivo de longo prazo. Anual ou semestralmente, estabeleça metas de curto e médio prazo (como horas de estudo, por exemplo) e vá alinhando conforme os desafios forem surgindo.

Quando você alia sua experiência de vida a um curso superior, consegue, aos poucos, expandir sua visão do mercado de trabalho. Para ser bem-sucedido, é essencial saber ler esse ambiente, perceber as áreas que estão em demanda e as que já estão saturadas.

Na universidade fica fácil conseguir essa perspectiva, pois o contato com os professores e outros profissionais já estabelecidos e atualizados é constante. A faculdade propicia trocas de ideias e experiências, e isso faz com que o indivíduo amplie seu campo de visão, percebendo possibilidades que antes não existiam.

Trabalhar e estudar ao mesmo tempo

Uma coisa é fato: talvez você sinta dificuldade para trabalhar e estudar ao mesmo tempo. Mas saiba que o esforço vale bastante a pena! Atualmente, existe a opção de cursar as aulas no período noturno ou, até mesmo, em formato EAD.

Tudo depende, é claro, da sua disponibilidade e empenho. Algumas faculdades oferecem, ainda, aulas voltadas para que você possa desenvolver uma prática profissional desde o começo do curso. Isso possibilita um maior engajamento para continuar os estudos, sem deixar de aprimorar a sua carreira.

Dessa forma, reserve um momento na semana para colocar no papel todas as suas obrigações do trabalho e da faculdade, assim ficará mais fácil visualizar quais serão os compromissos para aquele período, sem perder-se diante de tantas tarefas.

Aumento das chances de empregabilidade

Diante de um mercado instável, só quem tem uma boa bagagem sente-se mais seguro para fazer apostas mais ousadas. Contar com um diploma, por exemplo, torna-se um diferencial competitivo na hora de conseguir um emprego. Para as pessoas que carregam anos de estudo, certamente será mais fácil evitar os riscos do desemprego.

Sem contar que o nível salarial de quem tem uma ou mais graduação no currículo tende a ser mais elevado. A maior parte das empresas estão em busca de profissionais engajados e capacitados, de preferência que possam oferecer conhecimentos em diversas áreas de atuação.

Isso é bastante positivo para quem deseja ser reconhecido em seu nicho de mercado. Com uma graduação a mais, portanto, você aumenta as chances de elevar o seu nível educacional, sendo possível, também, desenvolver e aprimorar cada vez mais a sua carreira.

Escolha que eleva a autoestima

Cursando uma faculdade depois dos 30 você entenderá que não existe hora certa para aprender. Isso pode ser mais um motivo para ganhar autoconfiança e ter contato com cada vez mais pessoas que estão com o mesmo objetivo que o seu.

O ambiente escolar também é enriquecedor em muitos sentidos, pois ele possibilita que você saia da sua zona de conforto e se abra a novos horizontes profissionais.

Sendo assim, as empresas notarão algo de diferente em você, uma vez que estará mais seguro e apto para trocar experiências e falar sobre tudo o que já aprendeu.

Motivação para mudar de profissão

Começar uma nova faculdade é o passo inicial se o seu desejo é mudar de profissão. E isso também vale se o objetivo é dar uma turbinada na carreira, seja na mesma área ou em outra completamente diferente da atual.

Muitas pessoas buscam por uma segunda graduação exatamente porque sentem dificuldades em relação à alta competitividade do mercado de trabalho. Assim, é interessante utilizar as suas experiências anteriores para alcançar destaque em sala de aula, realizando melhores escolhas e buscando maneiras de atualizar os seus conhecimentos.

Inclusive, nos momentos que surgirem cursos, palestras ou workshops direcionados para a sua área de interesse, você terá mais chances de conhecer a realidade profissional que deseja seguir.

Falta de tempo já não é mais um problema

Muitos profissionais têm medo de investir em uma graduação porque pensam que precisarão parar de trabalhar para se dedicar exclusivamente ao curso. O receio de não conseguir conciliar o tempo das tarefas diárias com os estudos é o que faz com que muitas pessoas sequer tentem entrar na faculdade depois dos 30 anos. Graças à tecnologia, isso não é mais motivo para se preocupar.

Hoje, há várias modalidades de ensino, como a educação a distância (EAD), que permite que você tenha acesso às aulas no conforto do seu próprio lar. Além disso, você pode estudar no momento que quiser, pois todo o conteúdo fica disponível para ser acessado a qualquer hora.

Existem também os cursos noturnos e os semipresenciais reconhecidos pelo MEC que possibilitam adaptar as demandas acadêmicas à rotina profissional/pessoal sem muita dificuldade. Falta de tempo não pode ser uma desculpa para deixar de investir no seu aprimoramento profissional.

Se a sua preocupação é com a duração do curso superior, saiba que existem opções que exigem muito menos tempo para formar do que os cursos tradicionais. Em alguns casos, é possível conseguir o diploma dentro de 2 ou 3 anos. Esses cursos normalmente são direcionados para uma área/atuação específica do mercado de trabalho.

O segredo é investir naquilo que agregará conhecimento sem interromper suas outras atividades!

Alternativas para o ingresso

Um aspecto a ser considerado é o ingresso na universidade. Para muita gente, só pensar em ter que estudar para o vestibular já representa um motivo para desistência.

No entanto, saiba que hoje há métodos de entrada alternativos, como análise curricular, reingresso e vestibular agendado. Se você já tem um diploma, por exemplo, é possível fazer um requerimento para obtenção de novo título, pulando, assim, a fase do vestibular.

Existem faculdades que não exigem nenhum tipo de prova para a admissão de novos alunos. É preciso apenas fazer uma entrevista e apresentar alguns documentos exigidos para começar o curso.

Por outro lado, se você investir um tempo para estudar para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), fica muito mais fácil ingressar em uma faculdade por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), que pode, inclusive, garantir sua vaga em uma universidade pública.

O ideal é entrar em contato com a instituição de ensino na qual você pretende estudar e avaliar as melhores formas de ingresso.

Faculdade depois dos 30 e a área de atuação

Algo comum entre estudantes que acabam de sair do Ensino Médio é não saber exatamente em qual área querem atuar no futuro. Se pararmos para pensar, quase ninguém é capaz de escolher uma profissão para o resto da vida com apenas 18 anos.

Uma das maiores vantagens de entrar na faculdade depois dos 30 é que você provavelmente já tem mais certeza de qual é a área na qual deseja trabalhar. Suas experiências no mercado de trabalho facilitam essa escolha, de modo que você tem muito mais tranquilidade em escolher qual curso deseja fazer.

Caso você já trabalhe em uma determinada área, mas está cansado pensando em mudar de profissão, esse também é o melhor momento para investir em uma graduação, pois a faculdade pode facilitar o processo de mudança.

No ensino superior, você conseguirá obter ferramentas teóricas e práticas que vão deixá-lo no mesmo nível de profissionais já atuantes na área desejada, permitindo a transição de carreira sem nenhum prejuízo.

Além dos ganhos profissionais, fazer uma faculdade depois dos 30 também trará muitas vantagens pessoais, pois vai abrir sua mente para novas ideias e perspectivas, transformando sua autoimagem e a maneira como você se relaciona com o mundo ao seu redor. Se você quer melhorar de vida e alavancar sua carreira, não perca mais tempo! Nunca é tarde para começar a investir nos estudos!

Está se sentindo inspirado com nossas ideias e pronto para ingressar em uma faculdade? Então, assine a nossa newsletter e fique por dentro de todas as publicações. As oportunidades aparecem quando menos se espera!

4.7/5 - (6 votes)
Comentários

QUER SABER SOBRE OS MAIS DE 1.800 CURSOS A DISTÂNCIA?

Saiba mais sobre os cursos de Pós-Graduação EAD

Saiba mais sobre os cursos de Graduação EAD