Connect with us

Guia de Carreiras

Conheça as vantagens de fazer uma segunda graduação

Qualificar-se profissionalmente nunca é demais, principalmente em um mercado de trabalho cada vez mais exigente e competitivo. No entanto, nem sempre temos certeza sobre qual o melhor tipo de capacitação a ser feita, tendo em vista todas as diferentes alternativas acadêmicas disponíveis.

Uma possibilidade que passa pela cabeça de muitos, mas acaba sendo deixada de lado por medo ou insegurança, é voltar ao início: começar uma segunda graduação. Poucos sabem, no entanto, que essa pode ser uma opção bastante vantajosa para expandir o horizonte profissional.

Um segundo curso superior pode ser um grande diferencial no mercado de trabalho. Isso porque as habilidades desenvolvidas e os conhecimentos abordados durante essa nova formação contribuem significativamente para a ampliação de suas capacidades e consequente adaptação às variadas demandas do mercado.

Neste post, vamos mostrar as principais vantagens de continuar investindo nos estudos por meio da realização de uma segunda graduação. Quer saber quais são? Continue lendo!

Expandir seus conhecimentos

O benefício mais geral de se fazer uma nova graduação é a aquisição de conhecimento. E esse ganho pode ser tanto pessoal quanto profissional. Pessoal porque conhecer parece ser um desejo natural do ser humano — chamado de “ser cognoscente”, isto é, ser que conhece, como propõem muitos filósofos e cientistas. Profissional porque a realização de um curso superior, mesmo que a pessoa já seja graduada, tem como um de seus objetivos a capacitação para o trabalho.

Além disso, há a questão da aplicação do conhecimento adquirido. Seja no contexto profissional ou mesmo na vida cotidiana, é possível aplicar o que se aprendeu em diferentes situações. Por exemplo, alguém formado em Administração e que inicia uma segunda graduação em Ciências Contábeis pode usar as habilidades aprendidas em sua contabilidade pessoal, assim como aplicá-las nas suas atividades profissionais.

Tornar-se destaque entre os colegas de profissão

Fazer uma segunda graduação pode ser a peça que estava faltando para que o profissional seja capaz de se destacar entre os seus colegas de trabalho. Considerando que essa nova formação possibilita a aquisição de novos conhecimentos e habilidades, o profissional pode usar esses atributos conquistados para aprimorar o seu desempenho nas tarefas de trabalho e, consequentemente, ganhar maior visibilidade na empresa.

Isso não significa que o profissional terá que forçar a barra ou empenhar-se demais para conseguir esse destaque, que, pelo contrário, vem naturalmente com o aprimoramento da atuação. Por exemplo, um profissional formado em Marketing e que passa a cursar Língua Portuguesa tende a melhorar sua performance na criatividade com a linguagem e nas estratégias de promoção da marca, diferenciando-se de seus colegas de trabalho.

Ampliar seu leque de atuação

Essa é a vantagem mais prática de se cursar uma segunda graduação. Seja em uma área correlata à do primeiro curso superior ou em uma totalmente diferente, essa nova qualificação expande as possibilidades de atuação do profissional.

Em tempos de crise econômica e financeira, ou mesmo se a pessoa estiver insatisfeita com a vida profissional que leva, graduar-se novamente pode ser a alternativa mais viável para a recolocação profissional. Nesse caso, se você pretende mudar de área e começar em uma nova profissão, a segunda graduação é uma escolha certeira.

No entanto, se sua intenção é aprimorar conhecimentos e ampliar seu leque de atuação, dentro da mesma área, vale considerar também a possibilidade de investir em uma pós-graduação. Existem diferentes tipos de pós-graduação, e você pode escolher o que melhor atende aos seus objetivos.

Atender às demandas do mercado

Por acompanhar as transformações tecnológicas e econômicas pelas quais passam a sociedade, o mercado é dinâmico e muda com muita frequência, demandando constantes atualizações dos profissionais. Uma segunda graduação dá a oportunidade à pessoa de se atualizar, dominando novas ferramentas técnicas e recursos tecnológicos, o que possibilita o atendimento às exigências do mercado.

Atender às demandas do mercado é importante tanto para quem pretende continuar na mesma profissão quanto para quem deseja mudar de área. No primeiro caso, muitas vezes, vale a pena fazer um curso que complemente o anterior.

Assim, alguém graduado em Administração pode cursar Logística, de modo que um campo do conhecimento pode complementar o outro. No segundo caso, a pessoa pode buscar por um curso no qual haja poucos profissionais formados e alta demanda por pessoas capacitadas.

Atuar de forma interdisciplinar

A interdisciplinaridade é uma tendência crescente. Cada vez mais o mercado exige que os profissionais sejam capazes de compreender diferentes áreas, mesclando técnicas e atuando fora dos limites de uma profissão. A formação em duas áreas diferentes permite a atuação interdisciplinar do profissional, que é capaz de operar com conhecimentos, habilidades e técnicas diversas no desenvolvimento de suas atividades de trabalho.

Essa é uma grande vantagem trazida pela realização de uma segunda graduação, e tende a impactar positivamente na qualidade das funções desempenhadas pelo profissional, sendo um diferencial na rotina de qualquer profissão.

Um exemplo da vantagem da atuação interdisciplinar pode ser observado no caso de um graduado em História — portanto, dotado de conhecimentos nessa área e em seu ensino específico — que resolve cursar Pedagogia. A partir das habilidades adquiridas nas duas áreas, o professor pode tanto aplicar as técnicas pedagógicas às aulas de História, quanto ensinar nas séries iniciais da educação básica considerando as especificidades históricas do que será aprendido pelos alunos.

Ter um currículo ainda mais competitivo

O recrutador que se depara com um currículo em que há dois cursos superiores geralmente o vê com bons olhos, principalmente se forem cursos que se complementam de alguma forma.

Além de demonstrar preocupação com sua formação, interesse em aprender e em se manter atualizado, o recrutador poderá ver esse profissional como alguém que busca uma visão ampla de sua área, que não vive fechado em seu próprio mundo. Pelo contrário, alguém que se preocupa em inovar e ir além do comum.

Além disso, a dupla graduação oferece maiores possibilidades de inserção ou mesmo recolocação no mercado de trabalho, uma vez que o profissional tem, pelo menos, duas frentes de atuação.

Aumentar a maturidade profissional (e aproveitá-la para crescer mais)

É com o passar do tempo, a partir das inúmeras experiências vivenciadas, que vamos ganhando maturidade pessoal e profissional. Essa é uma condição natural do ser humano, que vai se tornando mais comprometido, responsável e seguro à medida que desenvolve e aprimora as suas competências cognitivas, sociais e emocionais diante das diferentes situações cotidianas.

Fazer um segundo curso superior contribui muito para o amadurecimento profissional da pessoa, por dois motivos, no mínimo. Em primeiro lugar, geralmente, quando cursamos a primeira graduação, somos mais jovens e nem sempre estamos preparados para lidar com as responsabilidades acadêmicas, que concorrem com as de lazer universitário.

Depois, durante a realização da segunda faculdade, temos maior capacidade para fazer escolhas acadêmicas e verificar as situações mais relevantes. Ao fazermos o segundo curso superior, somos capazes de aproveitar melhor a formação e, consequentemente, conseguimos aplicá-la de maneira mais eficiente em nossas atividades de trabalho.

Ter contato com visões diferentes sobre o mercado

Pare um instante para pensar: a visão que você tem do mercado hoje provavelmente é bem diferente da que tinha durante os primeiros anos da graduação. Isso significa, na maioria dos casos, que você evoluiu com suas experiências e modificou suas opiniões depois de conhecer a profissão, na prática.

No entanto, isso não quer dizer que a visão que você tinha era ruim. Ela provavelmente era mais idealista, crítica e inovadora. Seria ótimo unir essa visão à maturidade profissional que vem depois de anos no mercado de trabalho, certo? É exatamente dessa oportunidade que falamos aqui.

Principalmente para profissionais que já concluíram a graduação há muito tempo, voltar a estudar é uma oportunidade para repensar a forma de atuação, olhar criticamente para a rotina de trabalho e para o modo como ele é executado. Mesmo que em áreas diferentes, apenas o fato de estar em contato com o mundo acadêmico já é excelente para que o profissional questione mais e amplie suas visões.

Recomeçar

A escolha da primeira graduação muitas vezes é cruel — você provavelmente se lembra da pressão do vestibular, além da preocupação com a escolha do que seria sua profissão pelo resto da vida. O que muitos não sabem é que, na verdade, não precisa ser assim. Todos têm o direito de mudar de opinião, e sua primeira graduação não precisa ser a única, a não ser que você queira.

Se você não está satisfeito com a profissão que escolheu e pensa em fazer uma nova graduação para, finalmente, atuar com algo que realmente lhe desperta interesse, a principal dica é: não tenha medo. Recomeçar é sempre possível, e voltar ao curso superior é uma ótima forma para se recolocar no mercado de trabalho. Vale mais a pena voltar ao começo do que permanecer profissionalmente insatisfeito.

E então, depois de conhecer as principais vantagens, o que o impede de investir em uma segunda graduação? Conciliar a rotina de estudos com o trabalho realmente não é uma tarefa fácil, mas é perfeitamente possível. Cursos a distância, por exemplo, são uma ótima opção para quem busca por uma boa faculdade, mas quer evitar o tempo de deslocamento e prefere estudar no conforto de casa.

Com reconhecimento e validade idênticos ao da educação presencial, cursos ofertados a distância contam com o diferencial da flexibilidade de horário e local, o que é perfeito para quem dispõe de pouco tempo e não pode ter a sua rotina de trabalho prejudicada.

Quer saber mais sobre como conciliar a rotina de estudante às obrigações do trabalho, sem deixar nada de lado e sem abrir mão da vida pessoal? Baixe nosso e-book e aprenda de uma vez por todas a organizar sua rotina para começar com força total na segunda graduação!

 

Avalie post
Comentários

QUER SABER SOBRE OS MAIS DE 1.800 CURSOS A DISTÂNCIA?

Saiba mais sobre os cursos de Pós-Graduação EAD

Saiba mais sobre os cursos de Graduação EAD