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Desenvolvimento de liderança: como ser um líder em qualquer profissão?
A liderança é definida como a capacidade de engajar um grupo de pessoas e influenciá-lo de maneira positiva. Para tanto, o líder deve buscar aprimorar ferramentas e qualidades para motivar os seus colaboradores e alinhá-los aos objetivos e metas daquela organização. Por isso, ao contrário do que muitos pensam, o desenvolvimento de liderança nem sempre está relacionado ao cargo ou ao nível de senioridade.
De fato, para crescer na carreira, qualquer pessoa tem de atentar-se às exigências da liderança, úteis até mesmo para serem aplicadas às nossas próprias responsabilidades individuais, não importando a profissão. Afinal, ser admirado pelos outros colegas de trabalho e se tornar um exemplo a ser seguido é algo que todo profissional de sucesso deveria perseguir.
No entanto, desenvolver a aptidão para liderar não é uma tarefa fácil. Ela envolve uma profunda mudança de atitudes e demanda a conquista de habilidades específicas. Quer conhecer algumas delas? Neste post, selecionamos 7 atitudes para o desenvolvimento de liderança que vão te ajudar a se tornar um influenciador indispensável para qualquer empresa. Confira!
1. Busque capacitação continuada
Um dos principais segredos da liderança reside no fato de o líder estar sempre atualizado e ser muito competente nas ações que desempenha. Por isso, procure realizar cursos de especialização e MBAs. Eles te ajudam a ter um panorama do mercado, conquistar ferramentas para agarrar novas possibilidades e evoluir na hierarquia da empresa. Atualmente, há várias opções de cursos a distância que facilitam a sua rotina.
Conhecimento é um fator-chave para propor soluções inovadoras e fará com que você se destaque nas reuniões de equipe por sua capacidade criativa na resolução de problemas. Além disso, o contato com outros profissionais para além da sua organização te ajuda a manter um networking aquecido, conhecer as tendências e construir outros olhares sobre o mercado.
2. Invista em relacionamentos
Um bom líder sabe que o êxito de um projeto não depende de pessoas individuais, mas de uma rede de colaboradores dispostos a dar o melhor de si no cumprimento de determinadas tarefas. Por isso, saiba que o seu sucesso não caminha sozinho e está diretamente relacionado ao sucesso dos outros.
Nesse sentido, invista no relacionamento da equipe e busque criar uma cultura de trabalho positiva. Seja simpático com os colegas e os trate sempre com respeito e cortesia. Criar uma atmosfera agradável e solidária melhora sua imagem e contribui para todo o ambiente organizacional. Uma boa maneira de criar essa cultura é fornecer feedbacks, valorizando o trabalho alheio e fornecendo algumas dicas de como aquela tarefa poderia ter sido melhor executada.
3. Seja o próprio exemplo
São bem conhecidas e indesejadas aquelas pessoas que possuem todo um arcabouço de normas e imposições em relação aos outros, mas que são incapazes de cumprir com as próprias promessas. Desse modo, é muito comum avaliar que nem todos praticam o que pregam.
Já para a liderança, ter autocrítica e autoconhecimento são fatores essenciais. Por isso, reflita bastante sobre suas palavras e ações, buscando aproximá-las ao máximo. A melhor forma de influenciar os outros é tomar atitudes que você julga como responsáveis. Procure ser um exemplo de excelência e de comportamento tanto nas tarefas simples, quanto nas complexas.
4. Aja com humildade
Em uma empresa moderna, os cenários se modificam rapidamente, e é importante gerar um ambiente de colaboração para que todos caminhem na direção correta. Nesse sentido, não tenha vergonha de perguntar sobre algo que você tem dúvida ou não tenha entendido.
Buscar o auxílio de seus companheiros de trabalho com humildade demonstra que você confia neles e que você os enxerga como profissionais com boas qualidades. Além disso, o diálogo permanente e sincero é o principal caminho para formular ideias inovadoras e criativas.
5. Fomente a resiliência
A resiliência diz respeito à capacidade de lidar com os contratempos e de superá-los, criando uma espécie de escudo que te ajuda a enfrentar as dificuldades. Afinal, no cotidiano da empresa você será constantemente desafiado por crises, mudança de paradigmas e outras eventualidades. Estar preparado para sanar esses problemas também depende de sua capacidade de liderança.
Para isso, você pode criar situações e soluções hipotéticas, incluindo-as no seu planejamento profissional. Pergunte-se constantemente: “se isso acontecesse, como eu reagiria?”. Ao criar essa cultura de resiliência, você evita ser pego desprevenido e pode, sem desespero, guiar seus colegas na superação efetiva dos imprevistos.
6. Tenha postura de liderança
Conquistar a postura de um verdadeiro líder envolve tomar atitudes proativas e empreendedoras. Desse modo, não tenha medo de propor soluções nas quais você acredita e nem de assumir responsabilidades. A liderança está relacionada com a capacidade de tomar decisões corretas e, muitas vezes, difíceis.
Expresse suas opiniões durante as reuniões de equipe e se esforce para que elas sejam claras e efetivas. Concentre-se em dar argumentos sólidos, com base em dados que você tenha pesquisado. Isso fará com que todos percebam sua dedicação ao trabalho, o que também serve de estímulo para o engajamento dos outros membros da equipe.
7. Desenvolva visão de futuro
O desenvolvimento de uma visão de futuro diz tanto da sua capacidade de ajudar a equipe, quanto da de planejar sua própria vida profissional.
No primeiro aspecto, desafie-se a imaginar como será o mercado daqui a seis meses, um ano, cinco anos. Quanto maior for sua capacidade de alinhar sua imaginação com a realidade, maiores serão as possibilidades de propor soluções concretas e inovadoras para a sua empresa.
Aliado a isso, você também deve buscar planejar sua própria carreira profissional e estabelecer metas a serem cumpridas. Que cargo você quer ocupar no futuro? Em que empresa? Que ações você precisa implementar para que esse projeto seja efetivo? Programar-se para o amanhã é tarefa de todo bom líder. E, ao trilhar um caminho de sucessos, valorize cada degrau galgado e reflita sobre as atitudes que te fizeram chegar até ali.
Como pudemos perceber, o desenvolvimento de liderança é fundamental para o sucesso de qualquer profissional moderno. Por isso, fique atento às nossas dicas e comece a incorporá-las na sua rotina agora mesmo! Você conhece outro aspecto que julga ser importante para se tornar um bom líder? Então deixe um comentário e conte para a gente!