Connect with us

Insights Confiáveis

Aprenda a garantir uma renda extra para pagar a faculdade

Se a sua preocupação quanto ao ensino superior tem a ver com a questão financeira, saiba que é perfeitamente possível viabilizar sua matrícula e dar continuidade ao curso realizando atividades que garantam renda para pagar a faculdade.

Uma vez aprovado no ProUni, o estudante pode contar com alternativas interessantes para obter renda extra e, além de garantir as mensalidades, quem sabe até dar início a uma carreira empreendedora.

Como fazer isso é o que apresentaremos aqui. Ficou curioso? Então siga conosco e acompanhe o texto até o final!

1. Dê aulas particulares

Se você conseguiu passar pela prova do ENEM, parabéns! Isso significa que os seus conhecimentos a respeito do conteúdo do Ensino Médio são satisfatórios. Além de permitir acesso ao ensino superior, isso garante outro benefício: você já pode ensinar o que aprendeu.

Sendo assim, caso esteja em busca de uma fonte de renda extra, não perca a oportunidade de dar aulas particulares. Aulas de reforço para diversas matérias são muito procuradas por alunos do Ensino Médio.

Compartilhar seus conhecimentos é uma boa maneira de ganhar dinheiro e fazer você se sentir bem. Procure escolas particulares, divulgue pela vizinhança. Isso costuma dar bons resultados.

2. Faça freelas

Se você escreve bem, pode se cadastrar em plataformas para produção de conteúdo, como a da Rock Content, e trabalhar como redator ou revisor de textos. Além disso, sites como o 99 Jobs também aceitam profissionais que fazem outros serviços via internet, como o de design gráfico.

A questão é que sempre há demanda por bons serviços pelas empresas, e a tecnologia já oferece ferramentas para que esses serviços sejam feitos a distância, via computador.

Sendo assim, essa é uma ótima oportunidade para ganhar dinheiro e bancar os seus estudos. Por isso, não deixe de aproveitar suas qualidades para obter renda extra.

3. Revise trabalhos

Outra dica para quem tem facilidade com textos: você pode trabalhar com a revisão de trabalhos acadêmicos, como monografias. É muito comum que alunos de cursos de exatas, por exemplo, não tenham tanta familiaridade com as regras do nosso idioma.

Desse modo, ofereça seus serviços. Você pode criar um site ou uma página nas redes sociais para promover essa solução e, assim, ganhar dinheiro principalmente em épocas de fim de semestre.

Uma dica: entre em grupos no Facebook para divulgar seus trabalhos. Com preços justos, a tendência é que surjam muitos interessados.

Mas lembre-se de estar sempre atualizado em relação à língua portuguesa e às regras da ABNT.

4. Venda artesanato

Hoje em dia, com a modernidade, nem mesmo a venda de artesanato ficou fora do mundo digital. Com o Elo7, por exemplo, você pode se cadastrar e começar a vender artigos autorais por preços capazes de manter os pagamentos da faculdade em dia.

Convites, pulseiras, canecas, entre outros, podem ser vendidos para o país inteiro. Basta ter um pouco de facilidade para produzir artigos interessantes e disponibilizá-los na plataforma. O sistema é seguro e tem sido muito elogiado por consumidores.

Concentre-se em oferecer mercadorias interessantes, que encantem um grande número de pessoas. Isso costuma render boas vendas.

5. Cuide de animais

Na lógica da economia colaborativa, existe espaço para todo tipo de ação. Uma delas é o cuidado de animais. O Dog Hero é um projeto que coloca donos de animais que precisam, provisoriamente, ficar longe de seus bichinhos em contato com pessoas dispostas a recebê-los em sua casa.

Uma vez cadastrado no site, você pode oferecer serviços como de passeio e hospedagem. Em alguns casos você pode até lucrar diariamente com esse tipo de atividade.

É uma ótima alternativa para quem precisa de dinheiro e não quer lidar com questões burocráticas.

6. Cozinhe

Se o seu forte é o preparo de comida, não perca a oportunidade de lucrar. Com o Dinner, você pode cozinhar para outras pessoas e, se souber oferecer soluções gastronômicas criativas ou peculiares, poderá ganhar bastante dinheiro com isso.

Sabe preparar comida indiana? Tem facilidade para criar pratos típicos japoneses? Já decorou aquele livro sobre a culinária mexicana? Então use esses conhecimentos para ganhar dinheiro sem sair de casa.

Você pode transformar a sua cozinha em um espaço específico para esse tipo de atividade, decorando-a de maneira especial para tornar o serviço ainda mais sofisticado.

7. Use o seu carro

As prestadoras de serviço na área de transporte privado urbano estão cada vez mais presentes nas cidades brasileiras. Um dos motivos para tanto é a situação precária em que se encontra o transporte público. Em alguns casos, vale mais a pena usar o aplicativo do que ficar horas esperando ônibus e pagar caro por um serviço de qualidade ruim. E, também, os altos custos para se manter um carro, além do stress diário que motoristas passam no trânsito, têm feito alguma pessoas abandonarem seus veículos e optarem pelos serviços alternativos. Apesar de isso ser um problema, essa é a oportunidade que muitas pessoas têm para obter renda extra.

Você pode considerar soluções como o UberCabify, 99 Táxis e o BlaBlaCar, e expandir suas possibilidades. O fato é: não deixe de usar um bem pessoal e sua boa capacidade de conduzir como um aliado na sua vida financeira.

8. Alugue um imóvel

Com o Airbnb, você pode disponibilizar cômodos dentro da sua casa para aluguel. Tudo de maneira fácil, sem burocracia. Basta fazer o cadastro no site: para isso, você deve informar seus dados pessoais e enviar as fotos do cômodo que deseja disponibilizar para locação temporária.

Você pode alugar também imóveis inteiros, caso tenha um apartamento ou mesmo uma casa de praia disponível. Se alugar por períodos longos, você já pode garantir um tempo maior de mensalidades pagas.

Essa é uma alternativa interessante para quem simplesmente não tem tempo para trabalhar.

9. Faça traduções

Você pode ganhar dinheiro traduzindo textos se tiver experiência com outro idioma. A Netflix, por exemplo, costuma contratar tradutores do mundo inteiro para integrar sua plataforma, a Hermes.

A ideia é realizar legendas de maneira remota para o conteúdo de seus filmes, séries e documentários, tornando os produtos acessíveis para pessoas de diferentes países. Para realizar um trabalho como tradutor freelancer, basta acessar o site, fazer o teste e aguardar o resultado.

Enfim, a economia colaborativa — uma peculiaridade de nossos tempos — e mesmo soluções tradicionais, permitem que você junte dinheiro para obter renda extra. Caso sua necessidade seja estudar, essas oportunidades não podem ser desconsideradas.

Gostou do texto? Agora que você já sabe como obter renda para pagar a faculdade, conheça também nosso e-book e aprenda a se organizar financeiramente!

Avalie post
Comentários

QUER SABER SOBRE OS MAIS DE 1.800 CURSOS A DISTÂNCIA?

Saiba mais sobre os cursos de Pós-Graduação EAD

Saiba mais sobre os cursos de Graduação EAD