Connect with us

Dicas de Estudo

5 razões para você voltar a estudar agora mesmo

Quando somos jovens, fazemos planos seguindo um script conhecido: concluir os estudos, conseguir um bom trabalho, conquistar um espaço próprio (casa, apartamento) e assim por diante. Mas nem sempre conseguimos seguir à risca o nosso planejamento. E não tem problema mudar a ordem das realizações. O importante é não desistir de nenhum propósito, inclusive o de voltar a estudar.

Então, se você tem a ideia de retomar os estudos, seja para concluir algo inacabado seja para atualizar seus conhecimentos e dar um up na carreira, saiba que nunca é tarde para isso. Neste post, você verá 5 dicas do que fazer para voltar à vida de estudante e 5 razões para encarar essa nova jornada. Não deixe de ler!

Por que é tão importante atualizar os conhecimentos?

O profissional que quer garantir o seu lugar e obter novas conquistas na carreira deve sempre acompanhar as mudanças e as exigências do mercado de trabalho. A estagnação é inimiga do sucesso, enquanto investir em educação continuada é um passo certo para evoluir pessoal e profissionalmente.

Claro que você se depara com muitas dúvidas e desafios quando decide voltar a estudar: qual caminho seguir? Como fica o financeiro? É possível conciliar trabalho e estudo? Mas não entre em pânico pensando em tudo isso; é só uma questão de organização e planejamento.

Muito maior do que os desafios e os contratempos que podem surgir é o retorno que você terá. Como profissional, aumentam as possibilidades de atuação, as chances de crescimento na carreira e os níveis salariais. No sentido pessoal, você ganha em desenvolvimento e autorrealização, porque o conhecimento é sempre transformador.

Quais são os passos necessários para quem pretende retomar os estudos?

Ainda se sente perdido e não sabe por onde começar sua preparação para o retorno aos estudos? Veja, agora, algumas dicas que vão facilitar esse processo.

1. Defina o caminho que pretende seguir

Se você já está no mercado do trabalho, já conhece as áreas de atuação para sua profissão e sabe quais são as funções e atividades desenvolvidas no dia a dia, tome isso por base e avalie qual ramo é mais atraente para você. Considere também os ganhos e as possibilidades de crescimento em cada área.

2. Avalie sua rotina e disponibilidade

Antes de assumir um compromisso que não cabe na rotina, avalie seus horários e pense no tempo que terá que dedicar aos estudos. Para visualizar melhor as suas atividades, faça uma lista das tarefas que você realiza diariamente e calcule quantas horas podem ser direcionadas às ocupações acadêmicas.

3. Escolha o tipo de curso mais adequado aos seus propósitos

Depois de definir o ponto de chegada, veja qual tipo de curso é o ideal para alcançar seu objetivo: uma pós-graduação? Mestrado? Doutorado? MBA? Ou, quem sabe, uma nova graduação — bacharelado ou tecnólogo?

Voltando à questão da disponibilidade de tempo, se sua rotina é muito atribulada, você também pode recorrer às facilidades da internet e optar por cursos EAD ou semipresenciais.

4. Planeje suas finanças

Esse ponto também merece atenção especial. Assumir um novo compromisso financeiro sem planejamento é um grande risco, o que pode levar ao abandono do curso na hora do aperto. Portanto, calcule bem o seu orçamento total, considere os custos que você terá com mensalidade e outras despesas e evite imprevistos e prejuízos. Outra dica é buscar informações sobre descontos, bolsas de estudo e financiamento estudantil.

5. Tenha foco e determinação

Essa dica vale para qualquer propósito de vida. Nada é conquistado com facilidade — tudo exige alguma renúncia e muita dedicação. Não entre em um novo projeto com pouca motivação para chegar até o fim. Seja firme na sua decisão, tenha persistência e mantenha os olhos lá na frente, na recompensa do seu esforço.

Quais os benefícios de voltar a estudar?

Você pode até pensar: “será que realmente vale a pena voltar a estudar? É tanto sacrifício, cansaço, gastos e comprometimento do meu tempo livre. Será que o retorno vai compensar tudo isso?”. Para esclarecer essa dúvida, olhe quantos benefícios você terá ao dar continuidade nos estudos.

1. Mais peso no currículo

Mudar de rumo e investir em uma nova graduação ou atualizar seus conhecimentos com um curso de pós-graduação são formas garantidas de melhorar o seu currículo. Novas informações vão ampliar seu repertório teórico e técnico, trazer um diferencial competitivo para o seu perfil profissional, destacar o currículo e aumentar as chances de conquistar uma boa colocação.

2. Aumento do networking

Você já sabe que uma boa rede de contatos profissionais é essencial para subir mais degraus na carreira. O ambiente de estudos, seja físico seja virtual, é o lugar certo para formar novos vínculos, com interesses em comum, ampliar o networking e aumentar as possibilidades de crescimento.

3. Melhores cargos e salários

Com atualização e mais cursos no currículo, você terá chances de ocupar posições mais altas, assim como alcançar melhores salários. Encare a continuação dos estudos como uma escalada para o sucesso da sua profissão.

4. Extensão de possibilidades

Além de melhores cargos e maiores salários, a educação continuada também garante mais autonomia e variedade de oportunidades. Isso porque, ao ampliar seu leque de informações, você ganha novos campos de atuação e pode escolher onde prefere seguir carreira.

5. Desenvolvimento pessoal e autorrealização

Por último, e tão importante quanto os pontos anteriores, prosseguir com os estudos promove desenvolvimento pessoal. Aprender coisas novas, realizar antigos planos, alcançar sempre mais do seu potencial: tudo isso proporciona o sentimento de autorrealização. Conhecimento é algo que ninguém pode tirar de você — é uma aquisição para o resto da vida.

Compreendeu quantas razões você tem para voltar a estudar? Se você sente que pode ir mais longe, que ainda tem muito a aprender, novas habilidades e campos de atuação para explorar, concretize esse objetivo. Pesquise bem, defina o ponto que quer alcançar, faça todos os cálculos e planejamentos necessários e dê início a essa nova jornada!

Gostou deste post? Gostaria de receber mais informações sobre estudos e carreira? Se sim, aproveite que está aqui e assine nossa newsletter. Você terá conteúdos atualizados, diretamente na sua caixa de e-mail.

 

3.7/5 - (4 votes)
Comentários

QUER SABER SOBRE OS MAIS DE 1.800 CURSOS A DISTÂNCIA?

Saiba mais sobre os cursos de Pós-Graduação EAD

Saiba mais sobre os cursos de Graduação EAD