A importância da monitoria EAD no seu curso a distância

  • 12/nov/2018

A importância da monitoria EAD no seu curso a distância

A educação a distância trouxe praticidade e flexibilidade ao processo de aprendizado, permitindo que o aluno ingresse em cursos online (de graduação, pós-graduação, especialização, técnicos, tecnólogos, livres, entre outros) e estude de casa, montando seus próprios horários. Nesse contexto, é fundamental que os educadores estejam preparados para transmitir os conteúdos com eficácia e qualidade — e é justamente esse o objetivo da monitoria EAD.

E você, já sabe exatamente o que é uma monitoria EAD e como ela é importante para o andamento de um curso a distância? Para descobrir a resposta dessas e de outras perguntas sobre o tema, continue a leitura do post!

Como funcionam os cursos EAD?

Os cursos EAD se tornaram uma realidade cada vez mais presente na vida de jovens e adultos que querem se preparar para as demandas do mercado atual. Garantindo flexibilidade ao aluno, que pode estudar de onde quiser — basta contar com um computador com acesso à internet — e quando quiser, sem a necessidade de se deslocar à instituição de ensino.

Entre as principais vantagens dos cursos EAD, estão:

  • flexibilidade;

  • ótima relação custo x benefício (não existem custos com transporte diário à faculdade e nem gastos extra com alimentação etc);

  • desenvolvimento de habilidades valorizadas pelo mercado de trabalho (como iniciativa, autodisciplina, motivação, compromisso, entre outras).

De um modo geral, pode-se dizer que os principais aspectos de um curso EAD, além do conteúdo programático, são o próprio aluno, o material didático e a tutoria, como veremos adiante.

Quais os principais elementos de um curso EAD?

Aluno

Os alunos EAD certamente contam com um benefício importante que já mencionamos: o de poder montar os seus próprios horários sem ter que ficar preso aos horários determinados pela instituição.

Os estudantes que trabalham, por exemplo, podem se dedicar ao curso de acordo com o tempo que têm livre. Em todos os casos, essa vantagem, no entanto, precisa ser encarada com muito foco e responsabilidade — afinal, é necessário que o discente saiba lidar com essa liberdade com maturidade, conquistando bons resultados.

É preciso, também, desmistificar de vez a falsa impressão de que o aluno EAD não é cobrado e nem tem a sua frequência e participação monitoradas. Pelo contrário: os professores e tutores (como veremos adiante) podem saber quais aulas foram assistidas por completo pelo estudante, quais conteúdos foram acessados, entre outros aspectos.

Material didático

Os cursos EAD ocorrem em um ambiente virtual de aprendizado, plataforma na qual somente os alunos matriculados e, é claro, os professores e tutores têm acesso. Todas as aulas, apostilas, livros, materiais didáticos diversos (como apresentações de slides etc), fóruns, chats e exercícios estão concentrados em um só lugar por toda a duração do curso.

Esse é um fator certamente interessante, uma vez que o estudante pode reassistir às aulas quantas vezes quiser, diferentemente do que acontece nos cursos presenciais. Além disso, as provas também acontecem no ambiente online — embora também ocorram as avaliações presenciais, nas quais o aluno deve se deslocar a um polo presencial da instituição.

Tutoria

Por fim, outro aspecto fundamental relacionado aos cursos a distância é a tutoria, ou seja, a monitoria EAD. Ela garante que todos os estudantes recebam a atenção necessária durante o processo de aprendizado, eliminando quaisquer dúvidas e permitindo que eles absorvam todos os conteúdos do curso da melhor forma possível.

Essa tutoria a distância é feita por tutores qualificados. Contando com esses tutores, a instituição de ensino mostra que valoriza e leva a sério o ensino e aprendizado de seus alunos, que aprenderão de maneira mais eficiente e, por isso, apresentarão desempenhos satisfatórios.

Quem são os tutores EAD?

Como já mencionamos, a tutoria é um elemento muito importante dos cursos a distância. São responsáveis por ela os tutores EAD, profissionais que têm como função transmitir todo o curso online de maneira atraente para os discentes — ou seja, promovendo o engajamento entre eles e o conteúdo e facilitando o processo de aprendizagem — e com qualidade.

Esses tutores devem estar sempre presentes na vida acadêmica do aluno EAD, tirando as suas dúvidas, amparando o seu processo de aprendizagem, motivando-os e identificando possíveis dificuldades, trabalhando em cima delas com o estudante. Dessa forma, pode-se dizer que eles atuam como mediadores e intérpretes pedagógicos.

Agora que você já está familiarizado com conceito de tutor EAD, provavelmente deve estar se perguntando sobre quem são os profissionais que exercem essa função e qual é a diferença entre eles e os professores, certo? Na verdade, os tutores são, também, professores. Para ser tutor, é preciso, além de uma formação de nível superior:

  • estar cursando ou já ter cursado alguma pós-graduação ou;

  • contar com uma experiência de, no mínimo, um ano de magistério no ensino básico ou superior.

Qual é a importância do tutor EAD?

Os tutores EAD são bem capacitados e de grande auxílio no ambiente virtual de ensino. Entre seus principais papéis está a assessoria de grupos de alunos, de modo individualizado. Como prestam tutoria a distância, precisam estar sempre aptos a indicar os melhores caminhos a serem seguidos no processo de aprendizado.

Outro papel muito importante dos tutores em EAD é garantir a imersão dos alunos em um ambiente estimulante para a absorção de conteúdos. Isso porque, mesmo com toda a praticidade e flexibilidade promovidas pela educação a distância, é preciso garantir que o estudante não está apenas acompanhando o curso de modo “automático”, sem se engajar nem encará-lo como uma formação.

É fato que a educação a distância fornece aos participantes maior independência em relação ao ensino presencial. Ainda assim, cabe aos tutores assegurar que o aprendizado está ocorrendo da melhor forma possível, estimulando o desejo do estudante em ir além daquilo que é proposto, garantindo, assim, um processo completo de formação.

Dessa forma, é também uma função dos tutores:

  • saber utilizar as novas tecnologias para criar diferentes estilos de transmissão do conhecimento;

  • promover a participação de seus alunos em debates feitos nos fóruns de discussão da plataforma;

  • estimular a interação no geral entre os participantes de cada curso — quebrando de vez aquela percepção de que em um curso EAD não há contato com outros alunos nem aprendizagem colaborativa;

  • auxiliar o aprendizado do discente no ambiente virtual, ajudando, inclusive, aqueles que possam vir a ter dificuldades com a plataforma e seu funcionamento;

  • oferecer feedbacks, facilitando a construção de conhecimentos.

Como você pode perceber, a monitoria EAD é fundamental para os alunos da educação a distância, podendo, até mesmo, influenciar no sucesso do curso. No entanto, é válido ressaltar que nem todas as instituições de ensino já estão preparadas quando a essa questão, sendo importante optar por uma faculdade que oferte tutorias — um diferencial que precisa ser considerado.

A Faculdade Unyleya é uma instituição de ensino superior 100% a distância e que oferece monitoria EAD aos seus alunos. Para conhecer os nossos cursos, não deixe de entrar em contato conosco. Vamos adorar conversar com você!

 



Nosso App

Nossas Redes Sociais