Connect with us

Inicie Sua Carreira

Entenda a importância das diretrizes curriculares para o ensino de qualidade

diretrizes curriculares

Imagine que você decida cursar pedagogia e, anos depois, descobre que um colega da escola onde dá aula teve uma formação completamente diferente. Ou seja, ambos são pedagogos, mas aprenderam temas muito distantes na faculdade. Para evitar essa situação é que servem as diretrizes curriculares.

Neste post, você vai entender melhor o que são elas e por que são importantes para guiar o ensino em uma faculdade. Além disso, também verá como a Unyleya estabelece as suas diretrizes e de que forma elas podem influenciar na qualidade do ensino, resultando numa melhor formação para você. Boa leitura!

Guia completo para escolher o curso e a faculdade ideais

O que são diretrizes curriculares?

Em 1961, com a Lei Nº 4.024, foram estabelecidas as diretrizes e bases da educação nacional. Posteriormente, em 2001, foi aprovada a Lei Nº 010172, que estabeleceu as diretrizes curriculares para o ensino superior.

Dessa forma, elas são demandas determinadas para que todas as instituições de ensino superior tenham a mesma base, a fim de criar os seus currículos acadêmicos, resultando na igualdade de formação entre os diferentes profissionais de determinada carreira.

Sendo assim, as instituições podem criar seus programas apoiados por elas, e ainda em outros complementos propostos pelos estados. Além disso, também existe um decreto que regulamenta a EAD, que é imprescindível para instituições que atuam com essa modalidade de ensino.

Assim, de forma geral o objetivo do cumprimento das diretrizes curriculares é criar uma formação generalista e com flexibilidade; focando na integração de conhecimentos, no equilíbrio entre teoria e prática, bem como no desenvolvimento das competências necessárias para exercer determinada profissão.

Qual é a importância das diretrizes curriculares para a qualidade do ensino?

Como você viu, as diretrizes curriculares são de extrema importância para que os conteúdos base de um curso sejam aprendidos por todos os alunos. A partir disso, cada instituição é livre para elaborar o seu currículo acadêmico, conforme as suas possibilidades e objetivos; desde que atenda a esse conteúdo exigido e tenha a proposta aprovada pelo MEC.

Dessa forma, seguir as diretrizes também leva a instituição a colocar o aluno como protagonista, já que as ferramentas e conteúdos que ele precisa para a sua formação são garantidas e oferecidas pela IES.

Além disso, por meio do acompanhamento constante de suas formações pela instituição, cada curso pode se manter em constante evolução, já que sua grade curricular pode ser adaptada e melhorada, conforme as necessidades dos alunos.

Como a Unyleya estabelece as diretrizes curriculares?

Para oferecer um ensino superior de qualidade, a Unyleya aplica as diretrizes curriculares seguindo os pontos estabelecidos pelo documento. Por exemplo, na definição da carga horária, os cursos de graduação seguem os seguintes padrões:

  • licenciatura em 3 anos com 6 períodos;
  • bacharelado em 4 anos com 8 períodos;
  • tecnólogo em 2 anos com 4 períodos;
  • tecnólogo em 2 anos e meio com 5 períodos.

O estudante conta com o Portal do Aluno, ambiente virtual onde encontra materiais, referências, fóruns, entre outras ferramentas que o ajudarão a estudar, inclusive de forma independente, como incentiva as diretrizes curriculares.

Além disso, o estudante deve seguir a matriz curricular aprovada pelo MEC, incluindo atividades complementares, estágios e TCC. Quanto à avaliação, seguem diversas atividades online, que variam conforme o curso escolhido para alcançar a devida formação; conforme o calendário acadêmico estipulado pela Unyleya.

Como as diretrizes da Unyleya fazem ela se destacar?

Seguir as diretrizes curriculares é fundamental para o funcionamento da faculdade. Mas isso não serve apenas para a aprovação dos cursos perante o MEC. Além disso, elas também orientam a instituição a ser sempre melhor, fazendo com que os alunos tenham sucesso.

Por exemplo, no caso da Unyleya, ter uma carga horária clara e diversificada permite que os estudantes orientem as suas rotinas com o trabalho, mesmo na EAD, conseguindo cumprir e alcançar a carreira dos sonhos.

Por que estudar na Unyleya?

Agora que você sabe como a Unyleya funciona em termos de cumprir as diretrizes do ensino a distância, vale a pena olhar mais de perto as razões para estudar com qualidade em nossa instituição.

Acesso facilitado

Uma instituição que nasceu no mundo digital, desde 2006, a Unyleya faz o EAD de verdade, para você ter toda a facilidade de estudar no seu tempo. Aliás, por causa da qualidade e independência que encontram, já são mais de 300 mil alunos em nossa história.

Diversidade de cursos

Atualmente, a Unyleya conta com 27 cursos de graduação e mais de 1.800 cursos de pós-graduação, em 50 áreas distintas para que você se forme ou complemente a sua formação com as melhores especializações. Tudo isso com o apoio de mais de 3 mil colaboradores.

Benefícios para alunos

Ser aluno da Unyleya significa ter mais vantagens que um ensino de qualidade. Afinal, você pode participar de programas estudantis que dão prêmios, melhoram a sua formação e até garantem descontos em empresas parceiras. Por exemplo:

  • Unyvantagens — um clube de vantagens exclusivo com mais de 10.000 parceiros;
  • Indique e Ganhe — para você juntar pontos por indicação e trocar por produtos;
  • Centro de Carreiras — para você conseguir o emprego dos sonhos e se preparar antes de formar;
  • curso de inglês pela Carnegie.

Para garantir uma educação de qualidade e nos mesmos níveis de formação, foram criadas as bases de currículos nacionais para as escolas. No caso das faculdades, as diretrizes curriculares surgiram para tornar a formação básica de cada curso mais homogênea, sem abrir mão da liberdade das faculdades de elaborar a sua matriz curricular.

A Unyleya, por exemplo, usa essas orientações como apoio e as complementam com atividades, avaliações e materiais sempre mais completos. Tudo para você ter acesso a uma educação de qualidade, que resulte numa carreira de sucesso.

Quer saber o melhor que podemos oferecer para a sua formação? Conheça a Unyleya e encontre agora mesmo o seu curso ou especialização ideal!

Avalie post
Comentários

QUER SABER SOBRE OS MAIS DE 1.800 CURSOS A DISTÂNCIA?

Saiba mais sobre os cursos de Pós-Graduação EAD

Saiba mais sobre os cursos de Graduação EAD