Fórum em EAD: como participar de maneira eficiente

  • 22/jun/2018

Fórum em EAD: como participar de maneira eficiente

Ao ingressar em um curso a distância, não só você, mas também outros alunos, aproveitam os benefícios dessa modalidade — como a flexibilidade, a autonomia e os custos reduzidos com mensalidade — e descobrem como o Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) fornece ferramentas interativas e dinâmicas. Elas são indispensáveis para o seu aprendizado, como é o caso do fórum em EAD (Educação a Distância).

É exatamente por isso que é comum surgirem dúvidas sobre o funcionamento dele, se há regras a serem seguidas, o que deve ou não ser debatido nos tópicos, a melhor forma de participar ativamente, como montar uma rotina de acompanhamento, entre outras questões relevantes.

Por esse motivo, reunimos as principais dúvidas neste post para esclarecer tudo sobre o tema e ajudá-lo a tirar o máximo de proveito desse ambiente desde o início da sua graduação até a obtenção do seu diploma EAD. Boa leitura!

O que é um fórum na EAD e qual a importância dele?

O fórum é uma área da plataforma virtual no qual o aluno do ensino EAD tem a oportunidade de se aprofundar nos conteúdos abordados nas aulas, sanar dúvidas, debater diferentes assuntos ligados às disciplinas e se relacionar com outros estudantes.

Mas não só isso. Ele é, acima de tudo, um local para desenvolver o raciocínio crítico, maturar ideias e posicionamentos, compreender conceitos científicos essenciais para a produção acadêmica e, acima de tudo, compartilhar conhecimento. Afinal de contas, o aprendizado nada mais é do que uma troca, seja ela de experiências ou informações, que deve acontecer de forma contínua e crescente.

E é justamente por isso que esse espaço é tão importante, pois ele promove e reforça o diferencial dos cursos a distância, que é uma construção do saber de forma:

Horizontal

Os estudantes não desempenham somente o papel de receptores do conhecimento em aulas meramente expositivas. Eles vão além e também atuam como agentes que o detêm e têm capacidade de colaborar ativamente para o crescimento de todos.

É por essa razão que as discussões do fórum são autoestimulantes e os fazem trazer sugestões de conteúdos, pesquisar temas relacionados com o que já estudaram, levantar novos dados, iniciar debates, dividir as próprias vivências e por aí vai.

Conectada

Aqui, a tecnologia deixa de ser só um complemento dos seus estudos e passa a ser um diferencial para o seu aprendizado, sendo a grande protagonista da interação em plataformas EAD.

Isso ocorre, a princípio, porque ela rompe com uma das principais características do modelo tradicional de ensino, que é a necessidade de todos os alunos estarem, simultaneamente, presentes no mesmo local e no mesmo horário para assistir às aulas — algo que é extremamente benéfico para quem trabalha e tem compromissos ao longo do dia.

Já em um segundo momento, porque torna a comunicação com professores, monitores e tutores mais fluida, ágil e simplificada, o que contribui para a transmissão do saber.

Além disso, você faz uso do dinamismo, da interatividade, da capacidade de individualização e da autonomia que a internet oferece na aquisição diária do saber, no desenvolvimento de novas habilidades e no aprofundamento de temas ligados à sua área de interesse. Aspectos que, em longo prazo, vão fazer a diferença na sua preparação profissional para atuar no mercado de trabalho e construir uma carreira de sucesso.

Multifacetada

Não há uma restrição das fontes de estudo aos materiais didáticos tradicionais, como livros e apostilas. Ao contrário, aumenta-se o leque de possibilidades (com áudios, e-books, artigos etc.) para atender às suas necessidades de acordo com a sua rotina, às suas preferências e ao seu ritmo de estudo e assimilação de conteúdo.

Somente os estudantes fazem parte do fórum?

Essa é uma percepção equivocada de como funciona esse espaço. Portanto, não se deixe levar por ela! Isso porque, embora seja voltado para os alunos, ele não é utilizado somente pelos estudantes.

Ao contrário, também estarão presentes os seus professores ou o seu tutor EAD — que é o responsável por orientar e acompanhar o seu desempenho acadêmico, além de propor atividades para maior assimilação dos assuntos dados nas aulas.

A presença deles será essencial não só para responder aos questionamentos sobre as disciplinas, mas para estimular a interação entre você e os seus colegas, propor novas discussões a respeito de temas mais complexos, mediar debates mais calorosos e, se necessário, também resolver possíveis conflitos.

Além disso, os profissionais que vão acompanhar esse ambiente online vão recomendar materiais extras (documentários, livros, entrevistas etc.) para enriquecer o aprendizado de todos e vão sugerir trabalhos ou exercícios para que os alunos possam complementar os estudos e ter novas perspectivas sobre o mesmo conteúdo.

Em que momento posso participar dele?

Não há um limite de uso ou uma norma que impõe quando os estudantes podem participar do fórum de discussão. Você é mais do que livre e principalmente bem-vindo a interagir com os demais no momento em que achar mais conveniente — independentemente de estar no primeiro ou no último semestre da sua graduação.

Porém, caso ainda se sinta inseguro a respeito de quais são as situações nas quais você pode recorrer a essa área da sua plataforma virtual de ensino, você pode seguir a listagem abaixo. Por exemplo, quando:

  • estiver com dúvidas sobre a matéria;
  • necessitar de explicações sobre o funcionamento do calendário acadêmico;
  • precisar de mais informações sobre as atividades que o tutor passar;
  • necessitar de orientação acerca de um tópico abordado nas aulas;
  • desejar indicações de material para leitura;
  • quiser questionar sobre o desenvolvimento de um determinado projeto com os seus colegas;
  • achar interessante compartilhar artigos, textos, páginas, notas, entrevistas e outros conteúdos virtuais para debate;
  • quiser pedir sugestões de temas para trabalhos acadêmicos;
  • estiver a fim de discutir sobre estágio obrigatório e os pormenores do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC).

Há regras em um fórum em EAD?

Esse é um assunto simples, mas nem sempre é fácil encontrar informações sobre ele na internet. Por isso, muitos se perguntam se há ou não, de fato, regras a serem seguidas em um fórum em EAD. Por isso, saiba que, sim, existem.

Contudo, elas nada mais são do que um conjunto de melhores práticas para que você e os seus colegas possam tirar o máximo de proveito do fórum e, acima de tudo, construir uma relação com base no respeito mútuo. Afinal, é sempre bom lembrar que esse espaço é coletivo, o que significa que há pessoas com visões de mundo, ideologias, vivências sociais e backgrounds culturais diferentes.

Assim sendo, se não há harmonia nem tolerância, os debates que deveriam ser saudáveis e com foco no aprendizado se tornam conflitos de cunho pessoal. Logo, assim como acontece em uma sala de aula regular, essas regras de convivência mantêm o ambiente em equilíbrio.

Inclusive, muitos professores e tutores gostam de repassar essas boas práticas em um primeiro contato para que todos estejam cientes e, é claro, de acordo sobre como o fórum deve funcionar.

A participação no fórum de discussão é obrigatória para os alunos?

Outra dúvida frequente sobre os fóruns em cursos EAD é se eles são obrigatórios e, em caso positivo, se valem nota. Portanto, vamos por partes! Em primeiro lugar, é importante saber que, sim, de acordo com o Decreto Nº 5622/05, o seu envolvimento (e principalmente a frequência dele) nessa ferramenta pode ser levado em conta dentro das diversas avaliações dos estudantes e valer pontuação.

Algo similar, por exemplo, ao tradicional conceito de participação que é adotado em Instituições de Ensino presenciais.

Porém, fica a critério de cada universidade definir se, durante o ano letivo, vai ou não mensurar o número de participações na criação de novas discussões nesse ambiente, o total de comentários nas publicações de outros alunos e o percentual de contribuições com material de apoio para estudo.

Em segundo lugar, é possível que alguns professores e tutores incentivem uma presença mais enérgica no fórum devido à disciplina com a qual estão envolvidos. O motivo disso é que determinadas matérias, como as teóricas-reflexivas que são comuns em graduações da área de humanas (História e Marketing, por exemplo), demandam mais debates e intercâmbio de ideias.

Como deve ser a apresentação do estudante?

Acredite: não há nenhum mistério na sua apresentação e isso nem mesmo deve ser motivo para se preocupar. Tenha em mente que, ao mesmo tempo que apresentam as melhores práticas para o uso do fórum, alguns tutores criam um ou mais tópicos específicos para que os alunos possam se apresentar aos outros e, principalmente, saibam que estão em um ambiente onde são bem-vindos.

Neles, é interessante dizer, pelo menos, o nome, idade e cidade onde mora. Contudo, é interessante não se ater somente ao básico ou ser extremamente formal. Na verdade, você pode complementar essa apresentação e até sugerir — caso o tutor já não tenha feito — que cada participante comente:

  • um e-mail para contato;
  • um pequeno resumo pessoal;
  • o link para o perfil de uma plataforma profissional (como o LinkedIn);
  • o objetivo que espera alcançar ao realizar o curso;
  • a área em que deseja atuar — se os demais já tiverem algo em mente.

Dessa forma, é possível conhecer mais dos seus colegas, gerar identificação com aqueles que têm objetivos em comum e já pensar além — isto é, refletir sobre maneiras para investir no networking, como falaremos mais à frente.

Como faço para pedir e também dar feedbacks?

Quando não há experiência no uso de fóruns de discussão, é absolutamente normal que haja confusões causadas por velhos mitos sobre EAD que aumentam os receios acerca da maneira mais indicada para pedir e dar feedbacks sem se tornar uma presença incômoda, repetitiva e prolixa.

Contudo, essa atividade não é nenhum bicho de sete cabeças que tem como objetivo complicar a sua vida. Nada disso! O que é preciso, de fato, é assimilar algumas dicas úteis que vão tornar esse processo mais prático e funcional, como:

  • adotar uma linguagem simples e direta, sem uso de gírias, regionalismos ou expressões que tenham duplo sentido;
  • ler atentamente os comentários já feitos em cada tópico antes de publicar o seu, pois, muitas vezes o que você vai escrever já foi dito e o que vai perguntar já foi respondido;
  • revisar comentários antes de publicar para evitar erros de português que podem passar uma imagem errada ao seu respeito;
  • tecer críticas exclusivamente construtivas e com uma abordagem igualmente delicada e respeitosa, sempre pensando em como você reagiria se fosse o receptor delas;
  • evitar expor de forma pública reclamações que possam ofender ou manchar a imagem de alguém. Ao contrário, o ideal é procurar realizá-las de forma privada e diretamente para aqueles que estão envolvidos;
  • ser paciente ao esperar o retorno dos outros participantes para os questionamentos que fizer, já que a discussão não ocorre, necessariamente, de forma imediata/espontânea;
  • recorrer ao chat com o seu tutor quando a dúvida ou feedback que tiver for sobre um assunto específico e que demanda maior urgência;
  • não criar diversos tópicos para tratar do mesmo tema, mas sim centralizar o que for referente a ele em apenas uma discussão — isso torna o fórum mais organizado e facilita o seu acesso (e também os dos seus colegas);
  • não propor novos tópicos para falar de outros que ainda estão ativos — isso pode causar confusões e desencontro de informações.

O que não devo fazer no fórum em EAD?

Há pouco, você conferiu algumas dicas indispensáveis sobre como proceder ao fazer e pedir feedbacks em situações distintas. Agora, é o momento de abordar o que não deve ser feito, pois são ações que quebram as regras de boa convivência do fórum, criam um ambiente hostil e causam constrangimentos, mal-entendidos ou atritos desnecessários com os participantes. Portanto, tome nota de que atitudes evitar:

  • evitar expressar opiniões pessoais e de origem ideológica sobre questões de cunho pessoal (escolhas políticas, orientação sexual, religião, raça etc.) que podem ofender e até ser configuradas com injúria;
  • não fugir ao tema que é debatido no tópico e poluí-lo com devaneios ou assuntos paralelos que em nada acrescentam ao debate;
  • tecer críticas, especialmente as negativas, que são direcionadas ao autor do tópico e não ao conteúdo que ali é discutido.
  • responder a outros comentários com palavras de baixo calão;
  • tentar impor a sua opinião sobre a dos demais, mesmo que haja claramente divergências já apresentadas;
  • agredir verbalmente colegas, professores e tutores;
  • fazer campanha política para candidatos da sua preferência, mesmo que questões como “relações governamentais” ou “sistemas eleitorais”, por exemplo, estejam em discussão;
  • publicar conteúdo (como vídeos, fotos, gifs etc.) que seja impróprio e tenha contexto sexual, alusivo às drogas ou que faça apologia a algum tipo de crime ou manifestação de ódio/preconceito;

Para encerrar o assunto, vale ressaltar mais uma vez que o fórum de discussão EAD é um ambiente construído de forma coletiva e voltado para a construção do saber de forma aglutinadora. Logo, deve ser um espaço plural e democrático, certo?

Fórum da Faculdade Unyleya

Na Faculdade Unyelya, por exemplo, o aluno terá quatro tipos de fórum e, cada um deles é destinado à uma atividade diferente. A participação do aluno neles também ocorre de forma diferenciada, já que em um deles conta ponto como uma atividade curricular. Acompanhe a dinâmica dos fóruns da Instituição:

  • Fórum de Apresentação e Ambientação: O aluno encontrará orientações que facilitam a sua adaptação ao Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA);
  • Fórum de Informações Gerais: Nele estará disponível os principais avisos das disciplinas cursadas;
  • Fórum Tira Dúvida: O aluno deve usar este fórum para esclarecer dúvidas recorrentes sobre os conteúdos e outros assuntos;
  • Fórum Atividade de Contextualização e Atualidades: Este espaço deve ser utilizado para fazer contato com os colegas, formar grupos de trabalho e conversar sobre as atividades de contextualização e atualidades, que valerá ponto na disciplina.

Como estabelecer uma rotina para acompanhar as discussões?

Ao iniciar a sua Graduação ou Pós-Graduação a Distância, você já sabe que deve fazer um exercício de autoconhecimento para montar a melhor rotina de estudo de acordo com a sua programação diária (trabalho, cuidado com os filhos, compromissos sociais etc.) e o seu tempo livre, não é mesmo? Porém, não ache que acaba aí!

É importante que você também reserve um ou mais dias da semana (sábado pela manhã ou toda terça e quinta à noite, por exemplo) para se envolver e, acima de tudo, acompanhar o fórum. O motivo disso é bem simples: como a participação dos seus colegas pode acontecer a qualquer momento e ser feita de qualquer lugar, não é difícil que haja um número grande de discussões e com muitos comentários.

Basta alguns dias sem acessar essa área na plataforma virtual para não conseguir dar conta de ler tudo o que foi postado e acabar completamente avulso ao que está sendo debatido e conversado — assuntos que, como já falamos anteriormente, são essenciais para complementar o seu aprendizado. Por isso, evite deixar os tópicos acumularem!

Posso utilizar o fórum em EAD para investir no meu networking?

Ampliar a rede de contatos não é possível somente dentro de um campus ou uma sala de aula. Se você pensa assim, saiba que está enganado! Basta lembrar do que falamos no primeiro tópico sobre a troca de vivências que ocorre nos fóruns de discussão EAD.

Isso porque muitos alunos já são ativos profissionalmente e tiveram experiências em diversas organizações. Além disso, há aqueles que até se tornaram empreendedores e abriram o próprio negócio — pessoas que veem o ensino superior como um caminho para ter mais reconhecimento, autoridade no que faz e, é claro, mais conhecimento técnico para crescer no mercado.

Logo, quando são abordados temas ou mesmo cases de sucesso com os quais estão familiarizados, naturalmente esses alunos compartilham as experiências pessoais, o que permite a você ter informações privilegiadas sobre a área em que deseja atuar e as empresas nas quais tem interesse em trabalhar.

Além dessa troca, você pode propor a criação de grupos de estudos nos polos de graduação aos seus colegas conterrâneos e utilizar o LinkedIn para ter uma aproximação maior (e mais pessoal) com eles. A partir daí, as oportunidades para fomentar o seu networking serão inúmeras. É possível, por exemplo:

  • combinar a participação conjunta em palestras, congressos, workshops e eventos do ramo;
  • indicar ferramentas, programas e outras novidades da profissão que interessam aos seus contatos;
  • acertar indicações para vagas ou projetos temporários;
  • levantar a possibilidade de parcerias, especialmente se você e os demais vão atuar no mesmo segmento.

É possível realizar uma integração com outras ferramentas de comunicação?

A resposta para essa pergunta é bem simples: não só pode, como deve. Afinal, o fórum deve ser exclusivo para assuntos relacionados às disciplinas e ao curso. Todo e qualquer outro tema deve ser discutido com os seus colegas fora dele para evitar o que é chamado de conteúdo duplicado, que é quando há um excesso de publicações (repetidas ou não) que só dificultam o acesso ao que realmente importa.

“Certo, eu entendi. Mas que ferramentas posso usar no dia a dia para manter o contato com os outros estudantes?”, você deve estar se perguntando. Bem, nós temos algumas sugestões. Você pode trocar e-mails, criar grupos nas redes sociais (como o Facebook) e aplicativos (como o Telegram e o WhatsApp), fazer uso de programas que oferecem chamada de vídeo coletiva (como o Hangouts e Skype) e por aí vai.

Ou seja, há várias alternativas que facilitam a sua comunicação e, de quebra, estimulam o networking, uma vez que você mantém tanto um relacionamento virtual quanto presencial — quando há colegas de curso que também moram na sua cidade, por exemplo, e é possível marcar encontros presenciais.

Quais equipamentos preciso ter para acessar o fórum?

O equipamento será o mesmo que você vai utilizar para ter acesso ao Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) e, assim, assistir às aulas, baixar arquivos, estudar, fazer atividades (exercícios e trabalhos) e afins: um computador/notebook, um tablet ou um smartphone.

Contudo, é necessário que haja uma conexão estável (preferencialmente banda larga) para assegurar que as suas publicações (como discussões criadas, postagens com arquivos anexados ou respostas às perguntas dos seus colegas) sejam realmente publicadas.

Isso ocorre porque, ao usar a internet móvel do seu aparelho, é possível que a cobertura da rede fique instável, especialmente em função do local em que você se encontra. Como resultado, as páginas podem não ser carregadas e, consequentemente, você perder tudo o que já foi escrito.

Como você viu, o fórum em EAD cumpre um papel fundamental para o seu relacionamento com os outros alunos e serve como o local de troca de ideias, conhecimento e informação que complementa o que é visto nas aulas, tornando o seu aprendizado muito mais rico e aprofundado. Por esses motivos, não deixe de aproveitar todo o potencial dele e usá-lo ao seu favor para ter uma formação diferenciada.

Gostou deste post? Então, aproveite para compartilhar este guia com os seus amigos nas redes sociais e deixá-los por dentro do assunto!






Nosso App

Nossas Redes Sociais