Saiba qual é o perfil do aluno EaD

  • 23/jan/2017

Saiba qual é o perfil do aluno EaD

A combinação de 8 horas de trabalho, casa, família e filhos resume a rotina da vida adulta contemporânea. A correria parece não deixar brechas para investir na vida profissional, certo? Errado! A educação a distância é uma realidade que chegou para derrubar em definitivo essa crença e caber até nas agendas mais apertadas. Duvida? Então continue lendo!

Você sabia que a EaD vem crescendo exponencialmente no Brasil na última década? Se em 2003, os cursos de graduação a distância contavam com cerca de 92 mil matrículas, 12 anos depois, em 2015, o Censo da Educação Superior contabilizou quase um 1,4 milhão de alunos cursando a graduação pela EaD, o que representa uma participação de mais de 17% das matrículas da educação superior!

As facilidades logísticas — isto é, estudar quando e onde quiser — costumam ser muito atraentes para quem tem seu tempo concorrido entre um sem-número de tarefas e acha que já perdeu o bonde para fazer um curso superior. Mas, claro, levar adiante um curso de graduação ou pós-graduação a distância, assim como qualquer tarefa séria, não dispensa dedicação e força de vontade. E é quando se fala desses atributos que o perfil do aluno EaD contrasta com o de quem frequenta o ensino presencial.

É comum que ele tenha uma dose extra dessas e outras qualidades. Mas se você acha que ser um aluno de EaD é só questão de dom, se enganou! Todas as habilidades necessárias para ter sucesso nessa empreitada podem ser aprendidas e aperfeiçoadas durante o percurso.

Curioso para saber como? Que tal conhecer um pouco mais do perfil do aluno EaD? Acompanhe!

Organização

Uma das habilidades-chave de um aluno de EaD é a organização. A flexibilidade de horários não exclui a necessidade de seguir uma rotina. Apesar de o aluno ter mais liberdade para conduzir um ritmo de aprendizado próprio (ele pode, por exemplo, ler ou assistir às aulas quantas vezes achar necessário), ele precisa acompanhar o ritmo geral do curso.

Espera-se que o aluno acumule conhecimentos a cada semana, por isso, uma boa dica é montar um cronograma de estudos e observar onde há mais tempo disponível para estudar. Se os finais de semana são livres, uma possibilidade é fazer um intensivo de estudos nesse dias. Outra opção é distribuir o tempo de dedicação em algumas horas de segunda à sexta-feira. Tem mais facilidade para estudar pela manhã? Separe algumas horas antes do trabalho para ler o material. Suas noites estão livres? Crie uma rotina noturna de estudos. Escolha a forma que melhor se encaixa na sua realidade!

O cronograma de estudos auxilia o aluno a adquirir conhecimento a cada semana, como é esperado. Na educação a distância — mais do que em qualquer outra modalidade de ensino — o tempo é aliado do saber!

Disciplina

De nada adianta montar o cronograma perfeito da semana se ele não for cumprido como hábito. Por isso, o aluno EaD também deve ser disciplinado para acompanhar as atividades e não perder os prazos das aulas e avaliações.

É claro que imprevistos acontecem. Se, por algum motivo, o aluno tiver uma semana apertada e não puder dedicar as horas necessárias para os estudos, ele pode compensá-las no final de semana, por exemplo. O sucesso está no acompanhamento das aulas. Se o conteúdo acumula de uma semana para a outra, o estudante perde a oportunidade de discuti-lo com os colegas e professores. Além de, claro, ser mais cansativo e menos proveitoso estudar tudo de uma só vez.

Por isso, para não prejudicar o aprendizado, é indispensável cumprir a agenda das atividades. Organização e disciplina dizem muito sobre o perfil do aluno EaD!

Concentração

Seja arrumando uma gaveta ou aprendendo um novo idioma, a concentração em uma atividade por vez aumenta a produtividade. Isso significa que, no período reservado para o curso, é interessante que o aluno esteja inteiramente focado no que está fazendo.

Quanto maior o seu grau de concentração, melhores serão seus resultados e menos tempo você gastará para concluir a tarefa. Quem não dispõe de muito tempo para estudar precisa tirar o máximo das horas que tem! Acredite: quanto menos tempo se tem, mais tempo se faz!

Você tem dificuldades de realizar uma só tarefa por vez? Não se preocupe! Vivemos em um mundo em que uma infinidade de estímulos disputam nossa atenção ao mesmo tempo. Ainda assim, a concentração é uma habilidade que pode ser desenvolvida por qualquer pessoa, e para isso algumas técnicas podem ser bastante eficazes, como meditar ou escutar músicas que induzem o foco (como as que criam o chamado ruído branco).

A Técnica do Pomodoro também ficou famosa nos últimos tempos. Os adeptos da prática trabalham em períodos cíclicos, nos quais produzem durante 25 minutos, sem distração alguma, e descansam por 5.

Possui apenas 2 horas por dia para estudar? Durante esse período, desligue o celular, feche a caixa de e-mail, as redes sociais e qualquer aba do navegador que não diga respeito ao curso. Com o tempo, você se acostuma a focar somente os estudos e nem notará o passar das horas.

Curiosidade

O perfil do aluno EaD também é o do autodidata. Estudar por meio de plataformas on-line desenvolve significativamente essa habilidade.

Ao contrário do que se acredita no senso comum, autodidatas não são gênios por natureza, mas pessoas curiosas, que buscam o conhecimento proativamente. No ambiente virtual, o aluno tem a oportunidade de pesquisar conceitos e palavras desconhecidas, fatos e dados sobre os temas estudados, a fim de exercitar sua curiosidade e se aprofundar nos conteúdos.

Ser capaz de ir além do arroz com feijão é uma característica essencial para aproveitar tudo que um curso tem a oferecer. Além disso, é uma das marcas registradas dos profissionais mais bem-sucedidos e das personalidades visionárias. O autodidata não é aquele que aprende de primeira, mas que busca informações sem que lhe solicitem, que investe em conversas estimulantes com colegas, professores e até com pessoas de outras origens e áreas de formação!

Familiaridade com as tecnologias

Muitos cursos a distância trabalham com softwares e outras ferramentas virtuais. O aluno de EaD já pode ser alguém bastante ligado em tecnologias, mas não precisa ter um domínio pleno de todas elas. Ele só precisa saber onde e como achar o que precisa!

Achou um site confiável e relevante para seu curso? Guarde o endereço do link para voltar outras vezes. Pergunte aos colegas e investigue na internet. Se a tecnologia digital se tornar uma dificuldade, lembre-se de que a resposta pode ser encontrada e aprendida na própria web!

As vantagens de se fazer um curso on-line são muitas, proporcionais à responsabilidade e compromisso de quem quer aprender. Assim, o perfil do aluno EaD é daquele que se compromete, trabalha para se manter motivado e se propõe sempre a fazer um pouco mais do que o pedido. Por isso, o curso a distância é ideal para o profissional contemporâneo — múltiplo, focado, independente e proativo!

Acha que a EaD é para você? Entre em contato conosco e conheça todas as nossas oportunidades para fazer um curso superior e engrenar sua carreira!



Nosso App

Nossas Redes Sociais