Véspera do Enem: o que fazer, estudar ou relaxar?

  • 25/set/2018

Véspera do Enem: o que fazer, estudar ou relaxar?

O dia de realizar o Exame Nacional do Ensino Médio está próximo! Depois de muito estudo e preparação, bate aquela ansiedade, não é mesmo? Afinal, você se dedicou muito e espera obter um bom resultado para iniciar a sua jornada de universitário. Mas você sabe o que fazer na véspera do Enem para estar ainda mais preparado para o tão esperado dia da prova?

O Enem é realizado anualmente por milhões de pessoas que sonham em fazer um curso superior. Por meio de programas como Prouni, Fies e Sisu, essa prova já se tornou uma das principais portas de entrada para universidades públicas e privadas no Brasil.

Neste post, a pergunta que queremos responder é a seguinte: o que é melhor fazer? Reforçar os estudos ou relaxar um pouco e aliviar a tensão na véspera do Enem? Na verdade, essa é uma dúvida comum e tem uma resposta fácil: o ideal é balancear as duas coisas. Quer saber como? Veja nossas dicas!

Reforce os pontos principais do conteúdo estudado

Se você conseguiu se organizar e cumprir um bom cronograma de estudos, possivelmente também anotou os pontos principais dos conteúdos. Nesse caso, confira suas anotações, observe especialmente os temas que você acha que precisam de reforço e estude um pouco mais.

Como o conteúdo estudado foi extenso, é normal que sua memória não tenha arquivado todas as informações. Da mesma forma, existem disciplinas com as quais não temos tanta afinidade, que temos um pouco mais de dificuldade para compreender e memorizar. Por isso, uma revisada nas matérias que você tem mais dúvidas pode ser bastante útil nos dias que antecedem o exame.

Então, não se esqueça: durante seus estudos, anote os pontos principais dos conteúdos e destaque as questões que precisam de mais aprofundamento. Na véspera do Enem, reveja o que anotou e dedique mais um pouco de atenção a isso.

Revise as questões dos anos anteriores

Quando somamos todas as atividades diárias — trabalho, estudos, família, cuidados pessoais etc. — percebemos que não sobra tempo para quase nada. Porém, se você tiver um objetivo maior e conseguir administrar a sua rotina com equilíbrio, é possível obter ótimos resultados.

Portanto, nas vésperas do dia da prova, tente dedicar ao menos algumas horas do seu tempo para refazer questões dos exames anteriores. Assim, você intensifica o seu aprendizado em temas importantes, além de se familiarizar com o modelo da avaliação. Aproveitando esse gancho, repassar as principais técnicas de redação também é fundamental.

Ao refazer as questões anteriores do Enem, outra dica importante é cronometrar quantos minutos você gasta para responder cada uma. Isso ajuda a ter uma ideia de quanto tempo você pode levar para concluir a prova. Observe se é necessário acelerar um pouco ou se pode fazer os testes com mais calma.

Deixe tudo organizado

Para que você não corra o risco de se atrasar e nem tenha estresse no dia do exame, aproveite para deixar tudo organizado na véspera do Enem. Separe os itens que você precisará levar — documento original com foto e caneta esferográfica preta de tubo transparente.

Além dos itens obrigatórios citados acima, você também pode levar água e lanches — em sacos plásticos ou potes transparentes, ou alimentos industrializados em pacotes lacrados.

Lembre-se de que na hora da prova você não poderá utilizar: celulares e outros aparelhos eletrônicos; fones de ouvido; calculadora; bonés e chapéus; lápis, lapiseira, borracha e caneta azul (ou outra cor); livros e anotações, entre outros.

Também é importante conhecer o trajeto que você vai percorrer até o local do exame e quanto tempo vai gastar nesse percurso. Então, organize tudo com antecedência e evite aborrecimentos. Não seria nada bom perder a prova por pura falta de planejamento, não é mesmo?

Alimente-se bem

Pode parecer que não influencia, mas a alimentação também tem um papel importante no seu desempenho no exame. Isso porque tudo o que você come afeta o funcionamento do seu organismo e o seu bem-estar físico e cognitivo.

Na véspera do Enem, procure comer bem, mas isso não significa comer muito. Consuma alimentos leves e saudáveis, que melhoram a disposição e a concentração. Prefira frutas, vegetais, cereais integrais e proteínas magras. Refeições muito pesadas podem deixar você cansado e indisposto.

Assim como a qualidade dos alimentos, também é importante respeitar os horários das refeições. Ficar longos períodos sem comer pode prejudicar as funções do corpo, além de deixar você com fome no dia seguinte.

Faça algo relaxante para limpar a mente

Tão importante quanto revisar as matérias estudadas é tirar um tempinho para se distrair. Mude um pouco foco, alivie a tensão, pare de pensar na prova do Enem por algumas horas.

Faça algo que você goste, como passar um tempo com a família, fazer um passeio tranquilo com os amigos, praticar alguma atividade física ou assistir a seriados. Não importa o que você faça, o interessante é transferir sua atenção para outro ponto que não seja estudar, e recarregar a bateria da mente.

Lembre-se do que dissemos lá no início do post: o ideal é balancear as duas coisas. Um pouco de reforço nos estudos aliado a algumas horas de distração na véspera do Enem é a receita certa para se sentir bem no dia da prova.

Durma cedo na véspera do Enem

Por fim, uma boa noite de sono é essencial para o funcionamento adequado do corpo e do cérebro. Então, nada de ficar até altas horas estimulando a mente com aparelhos eletrônicos, navegando em redes sociais, nem mesmo repassando os estudos. O melhor a fazer é tentar dormir cedo e descansar bem para acordar com a energia renovada no dia do exame.

Mas não fique aflito caso perca o sono por preocupação. É compreensível ficar ansioso na véspera de algo que esperamos muito. Se isso acontecer, procure relaxar e neutralizar seus pensamentos. Afinal, uma noite em claro não vai contribuir de forma positiva.

Se a sua dúvida era essa — estudar ou relaxar na véspera do Enem — agora você tem a resposta: faça um pouco de cada. Relembre nossas dicas: revise o conteúdo estudado e reforce os pontos principais; organize-se com antecedência; faça algo para se distrair e aliviar a tensão; alimente-se bem e tenha uma boa noite de sono. Assim, você estará bem disposto no dia do exame e preparado para alcançar ótimos resultados!

Certamente você conhece outras pessoas que também estão preocupadas com a prova do Enem, não é mesmo? Então, compartilhe este post nas suas redes sociais e divida nossas dicas e informações com seus amigos!

 



Nosso App

Nossas Redes Sociais