Connect with us

Especialize-se

Pós em saúde: 9 alternativas para você escolher

Pensando em fazer uma pós na área da saúde? Então clique aqui agora mesmo e veja este post com 9 opções promissoras no setor!

pós em saúde

Promover a qualidade de vida e o bem-estar da população é a maior contribuição dos profissionais da área da saúde na sociedade. No entanto, prestar esse serviço com maestria exige alta capacitação para se manter atualizado diante dos avanços científicos e das novas tendências do setor.

É por isso que os cursos de pós em saúde estão entre as especializações mais requisitadas pelo mercado de trabalho. Neste post, listamos 9 alternativas promissoras para você aprofundar conhecimentos, aperfeiçoar as habilidades e garantir um currículo diferenciado. Vamos lá!

1. Análises Clínicas

A pós em Análises Clínicas permite ao profissional da saúde conhecer as técnicas e metodologias mais modernas na interpretação de exames laboratoriais nos diversos setores de análise, como Hematologia, Microbiologia, Bioquímica, Parasitologia e Imunologia.

O curso é voltado principalmente para biomédicos, farmacêuticos, bioquímicos e biólogos com interesse na área laboratorial. O profissional pode atuar na elaboração, execução e liberação de laudos e resultados de exames, bem como assumir cargos de gestão e responsabilidade técnica em clínicas e laboratórios.

As disciplinas da grade curricular dessa pós incluem conteúdos como:

  • Bioquímica Clínica e Controle de Qualidade no Laboratório Clínico;
  • Hematologia;
  • Imunologia;
  • Parasitologia Clínica.

2. Biologia Molecular

A pós em Biologia Molecular tem por função atualizar conhecimentos por meio das modernas tecnologias da Engenharia Genética, relacionando a aplicação de novos conceitos para o diagnóstico, cura e prevenção de doenças. Genética, Melhoramento e Biotecnologia são alguns temas que permeiam todo o curso.

A formação é indicada para profissionais das mais diversas áreas que se interessem pelas técnicas de Biologia Molecular e suas aplicações nos campos da Medicina, Indústria, Agricultura, Meio Ambiente e Ciência.

As disciplinas da grade curricular dessa pós incluem conteúdos como:

  • Bioética, Legislação e Biossegurança;
  • Biologia Celular;
  • Tópicos Avançados em Biologia Molecular.

3. Cuidados Paliativos

A pós em Cuidados Paliativos capacita profissionais de diferentes setores para atuar com consultores e peritos nesse assunto. Médicos, enfermeiros, odontólogos, assistentes sociais, psicólogos, nutricionistas, fonoaudiólogos, farmacêuticos, entre outros, podem se beneficiar dessa formação para propiciar mais assistência e bem-estar aos seus pacientes.

O curso é bastante recomendado tanto para quem trabalha em clínicas e hospitais quanto para profissionais que atuam em Home Care.

As disciplinas da grade curricular dessa pós incluem conteúdos como:

  • Cuidados Paliativos em Geriatria e Oncologia;
  • Cuidados Paliativos: Assistência e Humanização;
  • Saúde Mental nos Ciclos da Vida.

4. Doenças Tropicais

A pós em Doenças Tropicais é recomendada para profissionais das Ciências Biológicas e da saúde em geral, como farmacêuticos, médicos, biomédicos, engenheiros sanitaristas, entre outros. O foco é atuar na identificação de vetores e fatores de risco relacionados ao clima tropical brasileiro, proporcionando assim mais cuidados preventivos à população.

Essa especialização em saúde é bastante indicada também para quem trabalha com pesquisa e extensão, como os professores universitários que se debruçam sobre o tema.

As disciplinas da grade curricular dessa pós incluem conteúdos como:

  • Doenças Tropicais e Medicina do Viajante;
  • Epidemiologia e Vigilâncias em Saúde;
  • Geografia Médica e Geografia da Saúde.

5. Enfermagem em Home Care

A pós em Enfermagem em Home Care é uma das mais requisitadas da atualidade, tendo em vista que muitos enfermeiros trabalham de forma autônoma prestando assistência em domicílio ou até mesmo consultorias. O mercado de trabalho tem se expandido bastante nesse setor, sobretudo no que diz respeito aos cuidados com idosos e demais pacientes que demandam atendimento prolongado.

Outra tendência dos profissionais da Enfermagem é empreender abrindo suas próprias empresas de serviços, nas quais gerenciam equipes completas de enfermeiros para atendimento domiciliar.

As disciplinas da grade curricular dessa pós incluem conteúdos como:

  • Abordagem e Tratamento de Úlceras, Ostomias e Feridas;
  • Enfermagem em Urgências e Emergências Clínicas e Cirúrgicas;
  • Prevenção e Controle de Infecções em Home Care.

6. Estética e Cosmetologia

A pós em Estética e Cosmetologia é uma opção que sempre estará em alta, tendo em vista que o mercado da beleza e do bem-estar é um dos que mais movimentam a economia. Afinal, mesmo em tempos de crise, as pessoas nunca deixam de cuidar da aparência. É por isso que vale muito a pena se especializar nessa área.

O curso capacita os profissionais do ramo para atuarem de forma humanizada, proativa e com base em técnicas inovadoras que garantem a qualidade e a segurança dos mais diversos procedimentos estéticos.

As disciplinas da grade curricular dessa pós incluem conteúdos como:

  • Anatomia e Fisiologia da Pele e Dermatologia Clínica;
  • Cirurgia Plástica e Reparadora;
  • Estética Facial e Estética Corporal.

7. Farmácia Clínica e Hospitalar

A pós em Farmácia Clínica e Hospitalar permite aprofundar conhecimentos sobre Nutrição Parenteral, Farmacoterapia, Assistência e Atenção Farmacêutica, entre outros conceitos que visam o uso racional de medicamentos e o bem-estar do paciente. As frentes de atuação de um profissional pós-graduado nesse ramo são as atividades clínicas, técnicas e de gestão.

No entanto, essa pós também é recomendada para professores e pesquisadores da área. Outro setor de atuação é nas comissões de saúde, como as de Farmácia e Terapêutica, Infecção Hospitalar e Biossegurança.

As disciplinas da grade curricular dessa pós incluem conteúdos como:

  • Farmacoepidemiologia e Segurança na Utilização de Medicamentos;
  • Normas e Rotinas no Ambiente Hospitalar;
  • Organização Farmacêutico Hospitalar.

8. Psicanálise

A pós em Psicanálise é voltada para profissionais graduados em Psicologia que desejam atuar como analistas clínicos. O objetivo do curso é aprofundar o conhecimento teórico dos psicólogos a partir dos principais conceitos da Psicanálise, relacionando diferentes contextos e promovendo sua aplicação no dia a dia do consultório.

As disciplinas da grade curricular do curso privilegiam as principais abordagens teóricas da Psicanálise, incluindo disciplinas como:

  • Psicanálise para Carl Gustav Jung e Donald W. Winnicott;
  • Psicanálise para Jacques Lacan e Wilfred Bion;
  • Psicanálise para Sigmund Freud e Melanie Klein.

9. Saúde Mental

A pós em Saúde Mental aborda temas atualíssimos, sobretudo se considerarmos a expansão da demanda por tratamentos terapêuticos. Isso porque felizmente as pessoas passaram a se preocupar com a mente do mesmo modo como se preocupam com a saúde física. Com os debates sobre saúde mental em evidência, capacitar-se nesse ramo é garantia de um currículo valorizado no mercado de trabalho.

O curso é voltado principalmente para profissionais da Psicologia, tendo como foco a preparação para atuarem tanto no formato clínico quanto como consultores em organizações públicas e privadas que reconhecem a importância de se debater esse tema.

As disciplinas da grade curricular dessa pós incluem conteúdos como:

  • Psicopatologia;
  • Qualidade de Vida;
  • Saúde Mental no Trabalho.

Esperamos que esta lista de pós em saúde tenha sido útil para você, contribuindo para seu planejamento pessoal e para a sua busca pela realização profissional. Com uma pós-graduação nesse ramo, certamente você estará mais realizado. Isso sem falar no upgrade do salário e nas oportunidades de alcançar posições de destaque na carreira — motivos que por si só fazem valer o investimento.

Quer saber mais sobre essa relação? Entenda por que a especialização é tão importante e como isso influencia a sua trajetória profissional!

Avalie post
Comentários

QUER SABER SOBRE OS MAIS DE 1.800 CURSOS A DISTÂNCIA?

Saiba mais sobre os cursos de Pós-Graduação EAD

Saiba mais sobre os cursos de Graduação EAD