Connect with us

Dicas de Estudo

Afinal, qual é a função do professor em um curso a distância?

Para quem não conta com tempo e recursos disponíveis para cursar uma graduação tradicional, a modalidade EAD é uma excelente aliada. Mas esse tipo de ensino ainda levanta uma série de dúvidas, principalmente sobre qual é o papel do professor a distância.

Para muitos estudantes esse relacionamento fica pouco claro. Afinal, será possível tirar dúvidas durante a aula? Os conteúdos das disciplinas são atualizados? Como são feitas as avaliações? Ficarei em desvantagem no mercado?

Para esclarecer essas e outras questões sobre o ensino a distância criamos este post. Se você também tem dúvidas nesse assunto, é hora de esclarecê-las. Acompanhe!

Qual é o papel do professor no ensino a distância?

Essa talvez seja a pergunta mais recorrente por quem se interessa em fazer uma graduação a distância.

Com a grande disponibilidade de recursos e fontes de pesquisa, é difícil entender como um professor se encaixa e pode melhorar o aprendizado do estudante por meio de um ambiente virtual. Mas se engana quem pensa que o ensino a distância se resume a um apanhado de conteúdos.

O papel do professor em si é ser um mediador do aprendizado, mas no ambiente EAD, esse papel se torna ainda mais cooperativo e dinâmico — o que torna o ensino mais completo e de qualidade. Pois, por conta de um modelo distinto de aprendizado, o estudante é estimulado a aproveitar melhor o pouco tempo que tem e a ter uma postura mais proativa diante do conhecimento.

E isso exige que o professor, em um curso a distância, também se apresente de maneira distinta da tradicional. Ele não será aquela figura rígida, que vive cobrando a participação dos estudantes.

Seu papel é tão participativo e presente como em uma graduação presencial, porém mais criativo: ele vai elaborar atividades, coordenar pesquisas e estimular o seu pensamento crítico em todo processo de aprendizagem.

Os conteúdos EAD são atuais?

Na sala de aula é comum que os professores sempre apresentem novos conteúdos, façam atualizações de assuntos e tragam os temas da aula para uma perspectiva mais atual.

No ambiente virtual, as aulas costumam ser disponibilizadas para que o estudante estude na hora que achar mais conveniente, mas isso não significa que elas são desatualizadas.

Pelo contrário, é uma exigência dos cursos a distância que o professor realize mudanças e atualizações constantes no conteúdo programático, desenvolva novas estratégias de ensino e maneiras inovadoras de apresentá-las aos estudantes.

Como as dúvidas são respondidas?

Outra preocupação dos estudantes que desejam fazer um curso EAD é a possibilidade de tirar dúvidas. Diferentemente de um curso presencial, o professor não estará disponível fisicamente no momento da aula, mas isso não te impede de perguntar o que quiser, quando quiser.

Se você faltar a uma aula, por exemplo, não deixará de aprender ou fazer perguntas. As plataformas dos cursos online permitem aos estudantes enviar mensagens ou e-mails a qualquer hora, com todas as suas dúvidas.

Elas também oferecem fóruns de discussão nos quais é possível debater e interagir com professores e outros colegas em tempo real.

Isso é considerado uma vantagem, pois permite que as respostas sejam elaboradas com mais tempo e cuidado, com uma abordagem mais completa do que foi ensinado durante a aula. Algo que nem sempre o ensino presencial permite devido às limitações de tempo.

Como são feitas as avaliações?

O uso da tecnologia também cria muitos pontos de discussão sobre a qualidade do ensino a distância, principalmente quando se trata dos métodos de avaliação. Afinal, não há ninguém monitorando enquanto o estudante responde as questões e não há apresentação de seminários em grupo — algumas formas de avaliação de uma graduação.

A maioria das faculdades que oferecem curso a distância realiza provas presencialmente, em dias predeterminados no calendário semestral. Mas existem outras formas de avaliar a capacidade do estudante no ambiente virtual.

Elas podem envolver questões de múltipla escolha, participação nos fóruns de discussão ou trazer formatos mais inovadores, como a teleconferência, por exemplo.

Todas elas exigem comprometimento do estudante e constante evolução do educador, para utilizar conceitos e perspectivas que permitam avaliar o desempenho e o aprendizado sem a necessidade de “vigiar” os alunos.

Como é realizado o TCC?

Uma parte fundamental para o encerramento dos cursos de graduação e especializações é o Trabalho de Conclusão de Curso, mais conhecido como TCC.

Na prática, eles são monografias ou trabalhos práticos — que envolvem a criação de produtos ou serviços — e servem para reunir os conhecimentos de um estudante sobre uma determinada área de atuação.

No processo de realização, é feito um processo de orientação obrigatória com um professor, que envolve reuniões, troca de material, críticas, sugestão de bibliografia e correções. No entanto, para muitos estudantes, fica a dúvida: não ter um contato presencial com o educador pode dificultar a realização do TCC?

Para um aluno, poder se comunicar online com o orientador, sem precisar alinhar agendas ou ter que encontrar tempo disponível, é uma grande vantagem.

O trabalho de orientação do ensino a distância é feito por meio das plataformas dos cursos. Tudo é acompanhado de perto, desde a elaboração do projeto até o momento da apresentação final, feita presencialmente.

Professores de EAD são menos qualificados que os demais?

Assim como o estudante EAD, que possui as mesmas habilidades e competências que um graduando de cursos presenciais, o professor de um curso a distância também possui as mesmas qualificações de um educador de uma graduação presencial.

Sua vantagem está em trazer um modelo de ensino mais inovador e menos rígido, ao abandonar o papel de um mero transmissor de conhecimento para se tornar um parceiro que entende as limitações de tempo e, muitas vezes, de recursos financeiros dos seus estudantes.

Essa compreensão e proximidade são fundamentais para ajudar os alunos a superar os obstáculos tão presentes durante a graduação — com paciência, flexibilidade e senso de construção coletiva do conhecimento.

Ficou mais fácil entender qual é o papel do professor em um curso a distância? Você tem amigos que ainda estão em dúvida sobre as vantagens dessa modalidade de ensino? Então, compartilhe este post com eles nas redes sociais e ajude a enriquecer o debate!

[rock-convert-cta id=”3022″]

Avalie post
Comentários

QUER SABER SOBRE OS MAIS DE 1.800 CURSOS A DISTÂNCIA?

Saiba mais sobre os cursos de Pós-Graduação EAD

Saiba mais sobre os cursos de Graduação EAD