Connect with us

Carreiras na Graduação

7 possibilidades de atuação para um profissional de administração

O curso de Administração sempre foi um dos mais procurados pelos alunos e é fácil entender por quê. Este profissional tem um amplo leque de possibilidades de colocação profissional. Se gosta de interagir com pessoas ou prefere encarar os números, esta pode ser a carreira certa para você!

Confira 7 campos em que um profissional da área pode atuar e entenda melhor a demanda do mercado por administradores!

1. Gestão de Marketing

Uma das áreas de atuação possíveis para quem se formou em Administração é a gestão de Marketing. O gestor de Marketing tem como principal função cuidar das etapas que envolvem o relacionamento de uma empresa com os seus consumidores. Ele é responsável por identificar o público-alvo da companhia, definir estratégias de divulgação e entender suas demandas.

O gestor de Marketing é quem faz os ajustes necessários para que o produto que uma empresa vende fique ainda mais próximo das necessidades de seu consumidor, e também aquele que propõe maneiras de manter sua clientela satisfeita e bem servida. Para isso servem as disciplinas de Marketing com que o administrador entrará em contato durante sua graduação.

2. Gestão financeira

Gestão de recursos é outra das grandes responsabilidades do profissional de administração; logo, um dos cargos que ele pode ocupar nas empresas é o de gestor financeiro. Ele é a pessoa encarregada de definir como a receita de uma empresa será aplicada estrategicamente.

Este profissional deve estar atento às métricas e oferecer suporte às tomada de decisões, estipulando o orçamento de seus diversos setores e realizando o pagamento dos salários e tributos pelas quais uma empresa é responsável. Ademais, é ele quem avalia a necessidade de compra de matérias-primas e reflete sobre como gastar o capital da organização.

O gestor financeiro deve entender bastante do mercado, ser capaz de lidar com a oscilação no preço dos insumos, a qual pode afetar as decisões de compra, e aplicar as teorias econômicas e matemáticas que aprendeu ao longo do curso.

3. Gestão de Recursos Humanos

Outro dos cargos mais comuns para quem se formou em Administração é gestor de RH. Quem trabalha na área basicamente lida com recrutamento, seleção e contratação de colaboradores para uma empresa, mas suas atribuições não param por aí. Além de contratar novos profissionais, o gestor de RH intermedeia toda a relação dos funcionários com a empresa e é responsável pela revisão da estrutura hierárquica interna, definindo os cargos e salários oferecidos.

Quem opta por trabalhar com Recursos Humanos atua na gestão do capital humano, de olho em seu bem-estar e no desenvolvimento de suas carreiras.

4. Empreendedorismo

O administrador compartilha muitas de suas características com o empreendedor, devendo ser um profissional comunicativo, em constante aprendizado e que sabe trabalhar em equipe. Por isso, é comum ver muitos dos formandos na área investindo em seus próprios negócios.

O empreendedor é quem faz as coisas acontecerem e para isso ele precisa ter uma ampla visão de negócios e se esforçar bastante, características muito valorizadas na administração. Depois de aprender sobre Marketing, Recursos Humanos e Administração Financeira, o aluno sai da faculdade com todo o referencial necessário para empreender.

5. Logística

Em logística, o administrador lida com todos os procedimentos de produção, estocagem e transporte dos produtos de uma empresa. Nesse sentido, orienta a pesquisa de matérias-primas e o preço de compra desses materiais, buscando sempre o melhor custo-benefício possível para o empreendimento.

Também é responsável pela organização dos processos necessários desde o momento em que a matéria-prima é adquirida até quando chega a produto final, tendo sempre maior eficiência e menores custos em vista. Lida com a estocagem dos materiais, quanto tempo eles passam em galpões e escolhe a melhor maneira de transportá-los durante a produção ou na entrega final.

Está também a cargo do gestor de logística definir as quantidades de produtos criadas e que preço deve ser praticado para que a empresa obtenha lucros. O profissional garante que todos estes processos sejam feitos dentro das normas vigentes, com o mínimo de desperdício possível e o máximo de lucratividade.

6. Auditoria

A auditoria é outro dos campos em que um administrador pode trabalhar. Esse braço das empresas também trabalha em nome da máxima eficiência e se certifica de que processos e documentos estejam alinhados com a legislação e os objetivos de uma corporação. O auditor verifica o trabalho dos demais setores e, por isso, precisa conhecê-los tão bem como só um profissional de administração poderia.

7. Consultoria de projetos

A consultoria de projetos é outro dos campos em que os conhecimentos do profissional de administração são solicitados. Quando empresários desejam expandir seus negócios, entram em contato com consultores de projetos, os quais analisam os melhores caminhos para o processo de expansão.

Cabe ao administrador então desvendar as melhores opções de investimento em longo prazo, desenvolver projetos customizados de crescimento e analisar o mercado e a indústria em que o negócio se encaixa, para apresentar um parecer assertivo.

O curso de administração e o mercado de trabalho

A grade do curso de Administração possui matérias como Matemática, Estatística, Economia, noções de Direito, Marketing e matérias específicas da Administração, como Administração de Recursos Humanos e a Administração Financeira. Por isso, seus profissionais estão aptos a trabalhar nos mais diversos setores de uma empresa, ou mesmo a se tornarem, eles mesmos, empreendedores.

O mercado de trabalho para o profissional de administração é bastante amplo. Ele é procurado por empresas de diferentes portes e costuma encontrar as melhores oportunidades para sua carreira nos pequenos e médios centros urbanos. Além da iniciativa privada, um administrador também encontra ofertas de emprego em organizações não governamentais e órgãos públicos.

Quem pretende se tornar um administrador precisa buscar uma boa formação para se qualificar. Deve também gostar de trabalhar em equipe e de se comunicar, pois liderar equipes de trabalho também pode ser parte fundamental do dia a dia da profissão.

Agora que você já sabe como pode atuar um profissional de administração, que tal saber um pouco mais sobre a demanda por estes profissionais? Aproveite então para conferir nosso post “Administração: uma área, muitas possibilidades”!

2.8/5 - (5 votes)
Comentários

QUER SABER SOBRE OS MAIS DE 1.800 CURSOS A DISTÂNCIA?

Saiba mais sobre os cursos de Pós-Graduação EAD

Saiba mais sobre os cursos de Graduação EAD