Connect with us

Guia de Carreiras

Carreira executiva no setor público: como o curso de gestão pública pode te ajudar?

Se você pensa que a única forma de seguir carreira executiva no setor público é por meio de concursos, está enganado! Um curso superior pode fornecer toda a capacitação que você precisa para alcançar esse objetivo.

O campo de trabalho para o profissional de Gestão Pública é vasto e as oportunidades de carreira são bastante promissoras, desde prestação de serviço para o governo junto a empresas privadas até os mais altos cargos em diferentes órgãos públicos.

Ficou interessado? Veja neste post quais são as possibilidades de atuação para o profissional de Gestão Pública e como a graduação pode ajudá-lo a conquistar uma boa colocação nos serviços do governo.

A graduação para quem pretende seguir carreira executiva no setor público

Para quem almeja uma boa posição no funcionalismo público, ou gostaria de prestar serviços de iniciativa privada para os diferentes setores do governo, existe outra opção além das inúmeras tentativas de passar em um concurso: a graduação em Gestão Pública.

Sabemos que conquistar uma boa colocação nos concursos públicos, especialmente para os cargos mais atrativos, depende de uma disputa bem acirrada. Além disso, geralmente há um longo tempo de espera até que o candidato consiga finalmente tomar posse de suas funções.

Se olhar por esse lado, você vai perceber que a graduação talvez seja o caminho mais curto para chegar a uma carreira executiva no setor público. O tecnólogo em Gestão Pública, por exemplo, tem duração de apenas dois anos e você ainda pode fazê-lo na modalidade EAD, ou seja, a distância e de acordo com a sua disponibilidade de horário.

O tempo que você leva para concluir o curso superior, por vezes, é o mesmo período que você espera para ser chamado quando passa em um concurso. Sem contar que, com a graduação, você tem uma preparação muito maior e adquire todos os conhecimentos necessários para um gestor público.

O objetivo do curso de Gestão Pública é capacitar o futuro profissional para que ele saiba gerenciar com eficiência os diversos setores governamentais de ordem municipal, estadual ou federal.

As funções do gestor público exigem competências relacionadas ao planejamento, sistematização e coordenação de instituições do governo, assim como desenvolvimento, implementação e supervisão de políticas públicas.

Durante o curso, o aluno elabora uma visão sistêmica sobre as atividades governamentais e empresariais, aprofunda seus conhecimentos em ciências sociais e desenvolve habilidades para tomada de decisão, negociação e administração de conflitos, entre outros saberes que serão mencionados mais à frente neste post.

As oportunidades de atuação profissional

O profissional que se forma em Gestão Pública tem um vasto campo de trabalho a sua frente. Pode trabalhar em ministérios e secretarias do município, do estado ou do governo federal, auxiliando na elaboração e implantação de serviços que atendam a população em diversas áreas, como saúde, assistência social, educação, cultura, esporte, habitação, segurança, entre outras.

O gestor público também pode trabalhar com consultorias ou atuar em empresas privadas que prestam serviço para o setor público, como construtoras, companhias de ônibus e metrô, concessionárias de rodovias etc.

Ainda dentro das organizações governamentais, esse profissional pode desenvolver atividades administrativas nas áreas de Recursos Humanos, Finanças, Marketing ou Operações, por exemplo. Ele pode desempenhar funções como técnico, trabalhar na logística e infraestrutura de campanhas de atendimento à população, acompanhar licitações, planejar orçamentos etc. As possibilidades de trabalho são inúmeras.

Outro campo de atuação para o gestor público é o terceiro setor, ou seja, as organizações não governamentais e instituições filantrópicas, em que o profissional pode lidar com captação de recursos, desenvolver programas sociais e articular parcerias com outras instituições públicas ou privadas.

Ingressar no meio político também é uma opção para esse profissional, que pode assessorar vereadores, prefeitos, deputados, senadores e parlamentares ou ainda tentar a própria carreira política.

Por fim, para alçar novas possibilidades nos serviços do governo, as disciplinas apresentadas no curso de Gestão Pública fornecem um sólido respaldo teórico para a prestação de concursos para os mais variados cargos.

Os conhecimentos adquiridos no curso de Gestão Pública

O profissional graduado nessa área é cada vez mais requisitado, pois é devidamente capacitado e tem todo conhecimento necessário para desenvolver suas funções, ao contrário de muitas pessoas que ocupam cargos públicos, mas não receberam preparo para isso.

Além da administração eficiente e do gerenciamento para que todos os recursos dos órgãos governamentais sejam utilizados dentro da legalidade — recursos financeiros, materiais, humanos etc. —, o profissional de Gestão Pública adquire conhecimentos fundamentais para sua capacitação ao longo do curso superior. Entre as disciplinas, podemos citar:

Administração do Estado

Para ser capaz de desenvolver um bom trabalho em órgãos do governo, é necessário conhecer a fundo as normas e diretrizes da administração pública brasileira, compreender a complexidade das decisões administrativas e aprender a gerir pessoas e equipes.

Licitações e Contratos

A licitação é um procedimento obrigatório na administração pública para toda e qualquer aquisição de bens e contratação de serviços. Materiais para obras, serviços de manutenção e até itens de escritório — tudo o que for comprado e utilizado no âmbito do funcionalismo público deve ser adquirido por meio de licitações e contratos administrativos formais.

Direito Administrativo

O Direito Administrativo cuida das leis e ordens que regem as atividades realizadas no serviço da administração pública, prezando pelo cumprimento dos costumes, da doutrina e dos preceitos normativos do ordenamento jurídico.

Administração de Materiais do Patrimônio Público

A administração dos recursos materiais e patrimoniais do setor público é fundamental para o controle de gastos com materiais utilizados em obras e serviços do governo. Portanto, cabe ao gestor entender os fatores envolvidos, como classificação de materiais e controle de estoque, e assegurar que todos os recursos sejam usados correta e legalmente, a fim de reduzir os custos e acelerar a produtividade.

Como você pode ver, existe mais de um caminho que pode levar você a uma carreira executiva no setor público. A graduação em Gestão Pública da Faculdade Unyleya garante a preparação, o conhecimento e o desenvolvimento das competências necessárias para quem pretende ingressar nos serviços do governo. Se esse é o seu objetivo, não perca mais tempo: dê um passo à frente e comece a trilhar a sua estrada nessa nova direção.

Quer saber mais sobre o curso de Gestão Pública ou quer conhecer algum dos outros cursos que a Faculdade Unyleya oferece? Entre em contato conosco e receba todas as informações de que você precisa.

3.6/5 - (9 votes)
Comentários

QUER SABER SOBRE OS MAIS DE 1.800 CURSOS A DISTÂNCIA?

Saiba mais sobre os cursos de Pós-Graduação EAD

Saiba mais sobre os cursos de Graduação EAD