Cinco dicas para abandonar hábitos nocivos ao seu desenvolvimento

  • 07/nov/2016

Cinco dicas para abandonar hábitos nocivos ao seu desenvolvimento

Tempo de Leitura: 2 minutos

Você já parou para pensar quais são os hábitos que podem estar travando seu desenvolvimento profissional? Talvez vencer alguns pequenos maus costumes pode representar um grande avanço para a conquista dos seus objetivos. São atitudes simples que você pode tomar facilmente. Reunimos abaixo algumas dicas que podem ajudar você a progredir mais facilmente. Confira:

  1. Pare de procrastinar

O ditado “não deixe para amanhã o que você pode fazer hoje” é um velho conhecido de todos. Junte a ele o outro ditado “tempo é dinheiro” e você tem uma dica valiosa. Aproveite ao máximo seu tempo e use o “amanhã” para adiantar ainda mais seus projetos. Vale lembrar que nos deparamos frequentemente com imprevistos e contar com tempo extra para enfrentá-los pode ser o que vai fazer a diferença na boa condução de suas metas.  Portanto, comece a tomar decisões já e declare guerra à procrastinação.

  1. Não deixe que o passado dite o futuro

O passado deve ser encarado como experiências valiosas. Encare seus erros como “lições aprendidas”. Nesse sentido, nossos erros são valiosos. No entanto, deve haver um filtro para diferenciar o que foi aprendido de traumas. Procure encarar suas experiências com maturidade e não deixe que determinem suas escolhas para o futuro.

  1. Não seja resistente a mudanças

É comum nos sentirmos desconfortáveis quando somos submetidos a mudanças. Afinal elas costumam nos tirar da zona de conforto. E nada mais nocivo para o desenvolvimento pessoal do que permanecer nessa condição. O novo traz consigo desafios para os quais nem sempre nos sentimos preparados. Se você pensar bem, são nessas circunstâncias que somos obrigados a nos desenvolver e avançar.  Nesse sentido, a mudança é extremamente positiva, pois obriga o profissional a se adaptar e, com isso, se desenvolver. Encare os novos desafios como um upgrade de suas capacidades.

  1. Aprenda a dizer NÃO

É humanamente impossível agradar a todos e, ao tentar fazê-lo, a tendência é que você acabe falhando com todos, ou no mínimo, preterindo um compromisso para atender a outro. O melhor a se fazer é ser honesto consigo mesmo e, consequentemente com os outros.  Tenha seus objetivos em primeiro plano e esteja pronto a declinar de tarefas que sabe que não poderá (ou não terá interesse) em cumprir. É mais digno e respeitoso do que simplesmente se comprometer e não fazer.

  1. Acredite: nem sempre você está com a razão

A autoconfiança é um traço extremamente positivo para o profissional. No entanto, ela deve ser acompanhada de autocrítica e humildade. Esteja pronto para ouvir outros pontos de vista, filtrá-los e assimilá-los quando pertinentes. Quando somos refutados precisamos ter clareza para ouvir e recuar caso o argumento seja coerente. Seja honesto consigo mesmo e não se apaixone por suas ideias. Você pode (e deve) se libertar do vício de julgar-se sempre certo, deve perder o medo de estar errado.

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