Connect with us

Guia de Carreiras

Coaching de carreira: como isso pode te ajudar?

Geralmente, quem quer perder peso ou entrar em forma procura uma academia e os serviços de um personal trainer. Quem enfrenta momentos difíceis busca o auxílio e a orientação de um terapeuta. Entretanto, o coaching de carreira nem sempre costuma ser a opção mais óbvia quando as pessoas precisam superar desafios na vida profissional.

O coaching de carreira tem como objetivo apoiar as pessoas na tomada de decisões com base no seu desenvolvimento profissional. Nesse sentido, não importa se você é um profissional júnior ou sênior, ele pode ser útil em todos os pontos de sua jornada.

Embora o serviço não seja barato, o coaching de carreira é um recurso inestimável quando nos sentimos presos ou confusos a respeito do próximo passo a ser dado. Confira, no artigo de hoje, algumas das maneiras como ele pode ajudar você!

Ajudando-o a reconhecer seu valor como profissional

Uma parte muito importante do trabalho de um treinador de carreira é identificar seus pontos fortes e fracos, como profissional e como indivíduo. Nesse processo, o coaching de carreira oferece insights sobre a combinação de habilidades e talentos que você tem.

Conhecer seu valor como profissional servirá para simplificar a sua busca por empregos e a negociação de melhores salários no futuro. Contar com um coaching de carreira, portanto, é sua chance de descobrir quanto você vale no mercado de trabalho.

Oferecendo conselhos personalizados

Existem vários conselhos genéricos de carreira espalhados por aí — eles envolvem desde estratégias para aprimorar sua marca pessoal até o que você deve fazer para alcançar determinadas conquistas. Entretanto, você provavelmente não encontrará dicas sobre situações específicas — como explicar suas experiências para um recrutador, por exemplo.

O conselho generalizado até ajuda, mas quase todos nós, em algum momento, teremos de enfrentar situações com as quais não sabemos lidar. É aí que o coaching de carreira pode cair muito bem. Essa pessoa estará pronta para ouvir a sua situação e para lhe dar uma opinião especializada sobre como agir diante dela.

Mantendo a sua motivação em alta

Assim como um personal trainer, um career coach quer que você alcance seu pleno potencial e atinja todos os seus objetivos. Por isso, ele deverá estar lá para motivá-lo, controlar seu progresso e garantir que você está fazendo aquilo que é necessário para conquistar seus sonhos.

Quando divide essa responsabilidade com um parceiro, é menos provável que você se perca pelo caminho e que se deixe abater facilmente diante das dificuldades.

Ajudando-o em decisões difíceis

Ao longo da sua jornada profissional é natural que você encontre algumas situações complexas, que podem determinar o sucesso ou fracasso de sua carreira. A maioria de nós gostaria de ter alguém confiável para ajudar nesses momentos — e o coaching de carreira cumpre muito bem esse papel.

O treinador de carreira é imparcial e terá apenas os seus interesses em mente e na hora de dar os conselhos que você precisa. Por isso, pedir a amigos e entes queridos orientação a respeito de decisões importantes em sua carreira nem sempre é a melhor opção. Em geral, eles são tendenciosos e provavelmente dirão aquilo que você quer ouvir.

Levando você a estabelecer metas melhores

Muitas pessoas escolhem suas carreiras com base no potencial de ganhos, descobrindo apenas mais tarde que não era bem aquilo que gostariam de fazer. Por isso, o coaching de carreira busca conhecê-lo primeiro como indivíduo e, em seguida, como profissional.

Um treinador de carreira levará sua personalidade, sua qualificação e suas paixões em consideração e, em seguida, ajudará você a definir as metas certas.

Ensinando habilidades necessárias ao ambiente de trabalho

O ambiente de trabalho moderno está em constante evolução e para ser bem-sucedido é preciso ter uma compreensão das habilidades que guiarão você para o sucesso. Como um recrutador experiente, o treinador de carreira tem o que é preciso para orientá-lo e assegurar-se de que você esteja preparado para a etapa seguinte.

Alguns cursos de carreira são a opção ideal para dar aos candidatos as habilidades e os recursos necessários para agir imediatamente. Treinando bem, essas habilidades terão longevidade para crescer conforme você progride em sua carreira.

Preparando você para entrevistas de emprego

Todos sabemos que entrevistas de emprego podem ser situações extremamente intimidantes, certo? A melhor maneira de lidar com elas, portanto, é por meio da preparação. O coaching de carreira vai eliminar o mistério do processo da entrevista e ensiná-lo como obter os melhores retornos possíveis.

Melhorando as decisões de carreira que você toma

Você está cansado do seu emprego atual e gostaria de mudar de área completamente? Quer saber como conseguir aquela posição que você sempre sonhou? O segredo é contar com o auxílio de um coaching de carreira.

Seu treinador vai ajudar você a entender a evolução da sua jornada profissional até aqui e identificar os caminhos para que você chegue a todos os seus objetivos.

Entregando perspectiva sobre o mercado atual

A maior vantagem do coaching de carreira é que ele oferece uma visão clara sobre as opções que estão disponíveis atualmente. Se você é bom em escrever, por exemplo, sairá do encontro com ele mais informado sobre as melhores oportunidades nesse campo.

Quando não estamos atualizados sobre o que é possível fazer, temos dificuldade em encontrar nosso lugar no mercado de trabalho. No entanto, o coaching de carreira tem os recursos necessários para resolver isso.

O coaching pode ajudá-lo com muitas questões relacionadas ao seu futuro profissional. Identificando seus pontos fortes e fracos, ele esclarecerá seus objetivos e orientará você estrategicamente sobre como fazer para atingi-los.

Por outro lado, um treinador não é alguém que magicamente pode garantir a você um trabalho melhor ou uma promoção. O coaching de carreira não é uma solução rápida e, para que funcione, é preciso comprometer-se com ele. Ao encontrar um treinador cujos conselhos respeita, cabe a você fazer a sua parte e seguir suas dicas.

O coaching de carreira pode fazer uma grande diferença em sua trajetória profissional. Porém, o mesmo treinador não será ideal para todos.

Busque recomendações em seu círculo de amigos, verifique a experiência e as referências do seu treinador e certifique-se de que o relacionamento entre você e ele seja confortável. Só você pode determinar se ele é a pessoa certa para ajudá-lo.

Gostou de conhecer um pouco melhor sobre o coaching de carreira e o que ele pode fazer pelo seu sucesso? Conte para nós o que achou deste artigo nos comentários!

Avalie post
Comentários

QUER SABER SOBRE OS MAIS DE 1.800 CURSOS A DISTÂNCIA?

Saiba mais sobre os cursos de Pós-Graduação EAD

Saiba mais sobre os cursos de Graduação EAD