Connect with us

Guia de Carreiras

Como se preparar para mudar de emprego?

Como se preparar para mudar de emprego e obter crescimento profissional? Para que o processo de transição seja simples e sem estresse, é fundamental se planejar e aperfeiçoar o currículo.

Além disso, é necessário valorizar sua rede de contatos, os conhecimentos que já possui e corrigir as falhas para se apresentar como a pessoa ideal para a vaga de emprego.

Que tal conferir as dicas que preparamos para você avançar na sua carreira? Veja a seguir!

Prepare-se para mudar de emprego

Antes de mudar de trabalho é necessário fazer um planejamento. Dessa forma, a transição será mais tranquila e prazerosa.

Sendo assim, você deve se preparar financeiramente e fazer uma reserva, organizar o seu ambiente de trabalho para não prejudicar a continuidade das atividades e pensar na sua vida profissional.

Faça um planejamento da sua carreira

Procure traçar os seus objetivos profissionais ao longo da vida. Quais são os seus sonhos em curto prazo? E para daqui a 10 ou 20 anos? A partir dessa visão, você conseguirá organizar os próximos passos para a carreira profissional.

Por exemplo: se você pretende atuar na área de finanças de uma grande empresa, você precisará fazer um curso de Ciências Contábeis. Já se você quer trabalhar com Marketing, pode buscar uma capacitação nessa área.

Ao determinar aonde você quer chegar, é possível traçar todos os passos necessários para alcançar o seu objetivo. Para tanto, procure se lembrar das atividades que você gosta de realizar e que faz melhor.

Também identifique aquelas em que você não tem prazer em desenvolver ou que possui muita dificuldade. Talvez, esteja na hora de se aperfeiçoar nessas questões ou procurar uma vaga que não exija essas habilidades.

Para complementar, faça uma pesquisa sobre as tendências do mercado, as perspectivas de emprego e salário na área em que pretende atuar e quais as competências mais requisitadas pelas empresas.

Converse com amigos e familiares

Faça uma visita aos seus pais e comente sobre os seus objetivos para o futuro. Muitas vezes, é bom saber que você terá alguém para incentivá-lo e apoiá-lo. Procure conversar também com amigos e mostrar sua área de interesse. Quem sabe eles não conhecem alguma vaga em aberto e podem indicar você?

Elimine características negativas de sua personalidade

Invista no seu aperfeiçoamento pessoal. Para isso, procure conhecer suas características negativas e tente melhorá-las antes de mudar de emprego.

Também é recomendável investir no desenvolvimento da sua inteligência emocional. Ela se baseia no autoconhecimento e capacidade de controlar a sua maneira de agir, utilizando a razão. Para tanto, é necessário conhecer suas emoções e compreender como elas podem influenciar você.

Sendo assim, a inteligência emocional contribui para que você consiga manter a calma diante das pressões do dia a dia, saiba resolver conflitos e tenha habilidade para se relacionar com a equipe de trabalho. Afinal, essa é uma característica muito valorizada pelas empresas.

Aumente seus conhecimentos por meio de qualificações

Invista no aprendizado em áreas que podem contribuir para o seu desenvolvimento profissional. Para tanto, você pode participar de workshops e palestras.

Além disso, é muito importante fazer um curso de graduação para ampliar seus conhecimentos e melhorar o seu currículo. Afinal, quanto mais qualificada uma pessoa está, maiores são as chances de mudar de emprego ou conseguir uma progressão na carreira.

Lembre-se: conhecimento nunca é demais. Portanto, quanto mais puder investir no seu desenvolvimento profissional ao longo da vida, maiores serão as suas chances no mercado de trabalho.

Mantenha uma boa rede de contatos

Em qualquer área o networking é fundamental. E, para quem planeja mudar de emprego, uma boa rede de contatos pode abrir as portas para uma nova vaga.

Sendo assim, procure se relacionar bem com seus colegas de trabalho, pessoas do período de colégio e de faculdade. Ao manter contato com certa frequência, possivelmente você será lembrado quando surgir uma nova vaga na sua área de atuação.

Procure frequentar palestras e eventos para ampliar as suas chances de fazer novos contatos. Afinal, como já dizia o ditado “quem não é visto, não é lembrado”.

Valorize seu currículo

Procure salientar os seus conhecimentos no currículo e mostrar a sua atualização profissional. Apresente o seu objetivo na carreira, acrescente os cursos mais recentes que realizou e aborde os resultados que entregou nas empresas em que você já trabalhou.

Essas informações são muito valorizadas pelos recrutadores no processo de seleção. Mas atenção: não minta sobre suas experiências ou qualificações ao elaborar o currículo! Durante o processo de entrevista esses fatos poderão ser verificados, e isso pode resultar na sua desclassificação.

Então, valorize suas melhores qualidades e procure demonstrar que você é a pessoa certa para a vaga que está disponível. O melhor cartão de visita é o seu conhecimento!

Utilize as ferramentas tecnológicas

Atualmente, as redes sociais — como o Facebook e o LinkedIn — podem oferecer excelentes oportunidades de trabalho. Na primeira, por exemplo, você pode pesquisar empresas de recursos humanos para acompanhar as vagas ou participar de grupos de divulgação de emprego em determinada área.

Já o LinkedIn é um excelente canal para você divulgar seu currículo, fazer publicações relevantes e acompanhar as novidades do mercado. Quanto mais completo o seu perfil estiver, maiores as chances dos recrutadores encontrá-lo nessa rede. Inclusive, muitas vagas possibilitam o envio do currículo pela plataforma.

Você também pode aproveitar o espaço disponível na ferramenta para solicitar depoimentos de seus ex-colegas de trabalho sobre sua atuação profissional. Muitos recrutadores costumam considerar essas informações na hora de avaliar o perfil do candidato.

Avalie as oportunidades do mercado

Esteja sempre atento às novidades do mercado de trabalho. Algumas áreas sofrem mudanças rapidamente e exigem que o profissional esteja sempre atento. Nesses casos, você deve avaliar se precisa fazer uma atualização profissional ou uma nova graduação, por exemplo.

Também é importante avaliar as oportunidades que o mercado oferece e verificar se a área em que você pretende atuar é promissora. Caso ela esteja em ascensão, você pode se dedicar à qualificação profissional para aproveitar as oportunidades.

Pronto! Agora é só seguir nossas dicas e se planejar para mudar de emprego! Você ainda está em dúvida sobre qual profissão escolher? Nós temos dicas incríveis para ajudá-lo a identificar qual o melhor tipo de carreira a seguir!

 

Avalie post
Comments

QUER SABER SOBRE OS MAIS DE 1.800 CURSOS A DISTÂNCIA?

Saiba mais sobre os cursos de Pós-Graduação EAD

Saiba mais sobre os cursos de Graduação EAD